Notícias 03 set, 21

Levantamento indica que município segue como a oitava maior cidade de Santa Catarina

Jaraguá tem crescimento da população acima da média estadual, aponta IBGE

O número de habitantes no Brasil chegou a 213,317 milhões em 2021, segundo o levantamento “Estimativas da População”, divulgadas no dia 27 último pelo IBGE. O estudo, com data de referência em 1º de julho, leva em conta todos os 5.570 municípios brasileiros, e é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

O indicador mostra que Jaraguá do Sul alcançou uma estimativa populacional de 184.579 habitantes, apontando o crescimento em pouco mais de 3 mil habitantes em relação a 2020, quando era estimada em 181.173.

O aumento populacional de 1,88% demonstra que o município cresceu quase duas vezes mais do que a média das cidades catarinenses, que chegou a 1,1% entre 2020 e 2021. Esse crescimento também é 2,5 vezes maior que o nacional, de 0,74%. A população brasileira foi estimada em 213,317 milhões habitantes, enquanto a população de Santa Catarina é estimada em 7,338 milhões de habitante.

O crescimento jaraguaense é também a segunda maior variação populacional entre as 10 maiores cidades do Estado, perdendo para Palhoça: o município vizinho à capital Florianópolis viu um crescimento de 1,94%.

Com o levantamento divulgado pelo IBGE, Jaraguá do Sul segue como a oitava maior cidade de SC, atrás de Criciúma, com 35 mil habitantes a mais.

O pujante cenário econômico e os bons resultados de emprego tem atraído muitas pessoas para a cidade de forma “imprevisível”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda. A qualidade de vida e a média salarial elevada também são fortes atrativos para pessoas de fora do município e do estado.

Mas a população jaraguaense pode ser ainda maior, afirma Arruda. Segundo ele, as estimativas são uma aproximação – e que os números reais podem ser ainda maiores. “Primeiramente temos de lembrar que os números relativos ao crescimento populacional publicado pelo IBGE são uma estimativa, isso porque o último censo populacional realizado pelo órgão foi realizado no ano de 2010, ou seja, este número já era previsível por ser um dado estatístico baseado no crescimento vegetativo da população”, explica.

“Sem um novo censo não é possível termos noção da quantidade exata de residentes em Jaraguá do Sul, mas já trabalhamos com a expectativa de que os números já sejam até maiores que o apresentado, investindo continuamente em infraestrutura, saúde, educação, desenvolvimento… Pois em nossa visão a prioridade não é apenas crescer, mas crescer de forma sustentável, sempre priorizando a qualidade de vida da população”, comenta Arruda.

Empregos

A média salarial de Jaraguá do Sul, segundo o IBGE, é de R$ 2.995. O município apresenta uma série de resultados positivos na geração de emprego desde o começo do ano e um percentual elevado de trabalhadores recebendo acima de 5 salários mínimos (8,86% na faixa até 10 mínimos e 2,81% recebendo mais de 10 salários mínimos), assim como forte contratação na base da indústria; a última semana do mês abriu com mais de 300 vagas de emprego em aberto, enquanto o ano viu a consolidação de 6.577 novos postos de trabalho no município.

Segundo o IBGE, as populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.

“O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010”, acrescentou.

Cidades mais populosas de SC:

Joinville: 604.708
Florianópolis: 516.524
Blumenau 366.418
São José: 253.705
Chapecó: 227.587
Itajaí: 226.617
Criciúma: 219.393
Jaraguá do Sul: 184.579
Palhoça: 178.679
Lages: 157.158

Variação entre 2020 e 2021:

Joinville: +1,18%
Florianópolis: +1,2%
Blumenau: +1,26%
São José: +1,4%
Chapecó: +1,6%
Itajaí: +1,59%
Criciúma: +0,9%
Jaraguá do Sul: +1,88%
Palhoça: +1,94%
Lages: – 0,12%

Vale do Itapocu tem duas das 20 cidades que mais cresceram

Dois dos municípios com maior crescimento proporcional do Estado estão na região do Vale do Itapocu. Tratam-se de Schroeder, com crescimento de 2.79% – o quarto maior de SC, passando de 21.991 habitantes para 22.605 – e Guaramirim, com crescimento de 2,1%. A cidade passou de 45.797 habitantes para 46.757. [Fonte: Agência de Notícias do IBGE, com informações adicionais do portal OCP News]



Confira as

Últimas notícias

Líderes ressaltam importância da boa governança para a longevidade das empresas

Painel no Encontro Empresarial marcou celebração dos 84 anos da ACIJS

ACIJS inova programa de educação corporativa com a série Trilha Empreendedora

Novidade exclusiva para associados da entidade busca ampliar as ferramentas para a melhoria da gestão dos negócios

Entidades empresariais pedem que infraestrutura seja priorizada na região

As Associações Empresariais da região da AMVALI buscam o comprometimento do Governo do Estado quanto à priorização de obras de infraestrutura que assegurem aos municípios

ACIJS chega aos 84 anos como referência de associativismo e engajamento social

Encontro Empresarial no dia 27 vai marcar a data comemorativa com painel sobre governança e longevidade das empresas

Segurança pública recebe novos equipamentos com apoio da comunidade

Recursos visam ampliar ainda mais a estrutura do policiamento na região de abrangência do 14º BPM

ACIJS vê aumento da Taxa Selic como movimento preocupante à economia

Entidades nacionais avaliam que novo ajuste vem em momento inoportuno para a retomada econômica

ACIJS comemora 84 anos com painel sobre governança

Evento reunirá no Centro Empresarial ex-presidentes em painel que abordará tema relevante à empresas e comunidade

Assembleia apresenta ações do Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação

Iniciativa tem como propósito maior promover o desenvolvimento regional com sustentabilidade econômica e social

Agenda da ACIJS com atividades para núcleos e comunidade

Eventos direcionados a empresas associadas, nucleadas e comunidade visam a troca de experiências e o conhecimento

Núcleo de Voluntariado mobiliza a comunidade em ações sociais

Sucesso demonstrou comprometimento de empresas e da comunidade com iniciativas de apoio a instituições sociais

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar