Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 09/11/2022
Compartilhe:

Industrialização e infraestrutura podem ajudar Brasil a enfrentar recessão global, avalia economista

O cenário de juros altos e inflação que atinge importantes economias, associados aos efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia que se estende há mais de 8 meses, devem conduzir o mundo a uma recessão em 2023.

O Brasil e Santa Catarina, contudo, podem passar ao largo da crise, ou sentirem menor impacto, com ações pontuais que envolvem o setor produtivo e decisões de médio e longo prazo a serem adotadas pelo novo governo.

A avaliação é do economista-chefe da FIESC, Pablo Felipe Bittencourt, durante reunião do Comitê de Desenvolvimento Regional nesta terça-feira (8), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Iniciativa da vice-presidência da FIESC no Vale do Itapocu, com apoio da ACIJS, o encontro mobilizou lideranças e definiu estratégias que envolvem desde a garantia de continuidade de obras públicas importantes para a região, a definição de uma agenda com as principais demandas da classe empresarial para maior competitividade da indústria, a captação de linhas de incentivo voltadas ao crédito, e de programas de apoio à inovação e na internacionalização principalmente voltadas para a micro, pequena e média empresa.

A análise do economista segue na mesma perspectiva de analistas internacionais que apontam para um período de maiores dificuldades pelo menos durante os dois primeiros trimestres, com possibilidade de recuperação a partir do segundo semestre do ano que vem e estabilização em 2024. “A elevação de taxas de juros, o corte no consumo e os preços altos influenciam diretamente os investimentos. São fatores que atingem economias importantes e influenciam na mudança das projeções de crescimento mundial que antes era de 3,2%, para 2,2%”, comenta.

O prolongamento do conflito entre Rússia e Ucrânia, que levaram a restrições no fornecimento de petróleo e energia, afetam principalmente a Europa, mas os reflexos chegam a outros países e alcançam uma escala mundial de dificuldades para a economia. Com menos exportações e problemas com a importação de matérias primas, somados à quedas na renda per capita e dificuldade de crédito que afetam o poder de compra, a indústria não tem como produzir em segmentos importantes para a balança comercial ou atender demandas das cadeias de negócios.

Entretanto, segundo Pablo, o Brasil vem conseguindo minimizar impactos mais acentuados e com decisões acertadas pode encontrar novas oportunidades para sustentar um crescimento econômico nos próximos anos. “É necessário o investimento na industrialização, com o direcionamento para elevar a produtividade, aprofundar o processo tecnológico e retomar investimentos em infraestrutura pública que são sempre positivos na retomada da economia”, completa.

Estas demandas, conforme Pablo, serão organizadas em uma agenda que a FIESC está construindo por meio de um comitê com o objetivo de entender as demandas da indústria catarinense e com isso buscar uma articulação com os governos estadual e federal. O grupo de trabalho, explica, vai apontar as necessidades para maior competitividade, seja em obras estruturantes como na orientação às empresas para a captação de recursos de incentivo para o aumento da capacidade inovadora da indústria, entre outras medidas que ajudem a impulsionar a atividade produtiva. “Existem várias linhas de incentivos fiscais que têm sido pouco utilizadas especialmente por micro e pequenas indústrias. O comitê vai alinhar, em conjunto com as entidades regionais e com a indústria, uma agenda de ações”.

Célio Bayer, vice-presidente da FIESC no Vale do Itapocu, ressaltou que encontrar caminhos para a internacionalização das empresas da região é um dos desafios do Comitê de Desenvolvimento, ao lado da qualificação de trabalhadores da indústria e da ampliação da matriz econômica com parcerias em setores já consolidados como o têxtil e vestuário, metal mecânico, ou áreas em expansão como a da saúde, mobilidade energias renováveis, por exemplo. “A região tem demandas pontuais, identificadas com o comitê para o fortalecimento da indústria”, afirma.

Para a presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, o trabalho conjunto das entidades, de forma articulada com os municípios, vai assegurar o crescimento da região com sustentabilidade. “O comitê tem esse papel, assim como o Pacto de Desenvolvimento e Inovação, com as associações empresariais e Prefeituras se integrando cada vez mais”, acentuou. O empresário Vicente Donini lembrou que o estado e a região têm características diferenciadas em relação ao quadro nacional, citando que o esforço deve ser para que esse direcionamento seja mantido, e assim os indicadores positivos da indústria sejam ainda mais intensificados.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Finep apresenta editais de apoio à inovação a empresas de Jaraguá e região
Associativismo

Finep apresenta editais de apoio à inovação a empresas de Jaraguá e região

Encontro, com participação gratuita, oportuniza a empreendedores orientação técnica, detalhamento de editais e atendimento direto para que mais negócios acessem crédito, inovem e se posicionem de forma mais competitiva no mercado

Leia mais
Núcleo de Hospitalidade celebra 20 anos de atuação pelo fortalecimento do setor
Destaques

Núcleo de Hospitalidade celebra 20 anos de atuação pelo fortalecimento do setor

Confira a agenda ACIJS e participe das atividades que fortalecem o associativismo empresarial de Jaraguá do Sul e região

Leia mais
Gumz Transforma 2026 reúne lideranças em Jaraguá do Sul para discutir economia, gestão e inovação
Gestão Empresarial

Gumz Transforma 2026 reúne lideranças em Jaraguá do Sul para discutir economia, gestão e inovação

Evento no dia 18 de março, na SCAR, reúne palestras sobre alta performance, criptomoedas, e debates sobre a reforma tributária e cenários econômicos

Leia mais
ACIJS promove encontro com economista-chefe do Sicredi para debater cenários econômicos e investimentos em 2026
Evento

ACIJS promove encontro com economista-chefe do Sicredi para debater cenários econômicos e investimentos em 2026

Evento em Jaraguá do Sul reunirá no dia 9 de março empresários e lideranças para analisar tendências econômicas e orientar decisões estratégicas para o ano

Leia mais
Trilha Empreendedora ACIJS traz oportunidade de qualificação de líderes
Destaques

Trilha Empreendedora ACIJS traz oportunidade de qualificação de líderes

Trilhas Empreendedores e reuniões de articulação dos Núcleos Empresariais em destaque na agenda da ACIJS

Leia mais
Entidades de Jaraguá do Sul reforçam ações por empregabilidade e qualificação de trabalhadores
Associativismo

Entidades de Jaraguá do Sul reforçam ações por empregabilidade e qualificação de trabalhadores

Reestruturação da plataforma Jaraguá Mais Empregos e lançamento do programa Qualifica Jaraguá 2026 fazem parte do esforço para atender demandas da indústria na região

Leia mais
01 02 03 180
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.