O diretor superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, engenheiro Alysson de Andrade, participou de reunião com a diretoria da ACIJS para a atualização de informações sobre o andamento das obras de duplicação da BR-280.
No encontro, realizado por vídeo conferência, o superintendente esclareceu aspectos do projeto ao longo dos pouco mais de 73 quilômetros divididos em três lotes, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul.
Conforme explicou, há um grande esforço por parte do governo federal para assegurar a celeridade nos serviços. Dos três trechos da duplicação, o lote 1 – São Francisco do Sul até a BR-101, somando 36 quilômetros – é o que apresenta menor volume de serviços, devido à necessidade de elaboração de novo projeto, entre outras questões, exigindo uma nova licitação.

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[foto de Caroline Stinghen]
A situação deste trecho, inclusive, foi um dos motivos da vinda ao estado do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, há alguns dias para inspecionar as rodovias BR-101 e BR-280. Após a visita, foi anunciada que a retomada dos trabalhos neste trecho deve acontecer no segundo semestre deste ano, com a priorização do contorno de São Francisco do Sul e a região próxima ao Instituto Federal Catarinense, em Araquari. Para que os serviços sejam retomados, serão necessários recursos de R$ 50 milhões, explicou o superintendente. Esta nova licitação já inclui uma ciclovia de 38,1 quilômetros, que não fazia parte do projeto inicial.
O lote 2.1, com 14,1 quilômetros entre a BR-101 e Guaramirim, tem 80,12% das obras em execução. Neste trecho, a novidade é o início do estaqueamento de vigas para a nova ponte sobre o Rio Piraí, e a previsão de novas Obras de Arte como viadutos na região do Poço Grande e outro próximo à empresa Dibrape. Além disso, o DNIT está finalizando o viaduto na região da Caixa D’Água. O superintendente explicou que na medida em que trechos são finalizados, é desejo liberar as pistas já duplicadas, como forma de dar mais fluidez ao tráfego.
No lote 2.2, que é o contorno por Guaramirim e Jaraguá, até a região de Nereu Ramos em direção a Corupá, são 66,75% de serviços executados ao longo de 23 quilômetros. Neste trecho já estão concluídos o viaduto sobre a Rodovia do Arroz e outras 9 Obras de Arte como viadutos e pontes, além dos túneis na região do bairro Vieiras que já foram completamente perfurados.
Para a presidente da ACIJS, Caroline Obenaus Cani, o relato apresentado mostra que o DNIT vem se empenhando para que o projeto de duplicação não seja interrompido. O vice-presidente de Articulação Institucional Francisco Tavares também ressaltou a importância da atualização de informações que, segundo ele, são repassadas aos associados e comunidade. “Somos parceiros do DNIT para que o projeto avance cada vez mais, afinal se trata de uma obra de grande importância para o desenvolvimento da região”, reforçou.
Alysson Andrade lembrou que a duplicação da BR-280 é uma das obras mais importantes do governo federal em infraestrutura rodoviária no País, mas que é preciso que a articulação com a bancada catarinense no Congresso seja intensificada para que recursos sejam destinados para a sua conclusão na definição de orçamento do governo federal ou por meio de emendas coletivas e individuais dos parlamentares.