Notícias 22 ago, 24

Tema foi abordado no Encontro Empresarial da ACIJS

Planejamento estratégico bem definido pode assegurar sustentabilidade de negócios

É muito mais fácil para qualquer negócio dar certo quando há sinergia entre o que se planeja e o que o mercado deseja de uma empresa. Para alcançar sucesso, empreendimentos de qualquer tamanho ou segmento devem considerar o planejamento estratégico como uma ferramenta de execução no médio e longo prazos, que conte com o envolvimento de pessoas e o acompanhamento da gestão, mensurando etapas, metas alcançadas e projetando os próximos passos.

As recomendações foram compartilhadas pelo empresário Francisco Tavares Junior, ao abordar o tema “Planejamento Estratégico nas Empresas como Instrumento que pode contribuir para o alcance das metas”, no Encontro Empresarial da ACIJS, no dia 19. Presidente do Conselho da Belluno, conselheiro de empresas certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS, o empresário detalhou como as organizações podem ser mais competitivas por meio de processos assertivos. O bom planejamento, explica, auxilia as empresas a se prepararem, olhando para aonde querem ir no mercado, que desafios podem encontrar e como superá-los.

“É um processo que faz o negócio crescer e gerar valor, permitindo que a empresa cresça com sustentabilidade. Com um bom planejamento, o empresário define suas metas e o que deve ser feito para que elas sejam vencidas”, assinala, ressaltando a importância do planejamento estar alinhado com a missão, valores e propósitos do empreendimento.

Embora seja uma prática comum em empresas de grande porte, com estruturas administrativas e financeiras consolidadas, Francisco pondera que o planejamento pode ser aplicado a qualquer porte de negócio. Ainda assim, observa, apenas 10% das empresas médias no Brasil contam com um planejamento de longo prazo; destas, 44% pensam em crescer de maneira tímida, 20% encolhem em termos de expansão do negócio, outras 20% não possuem sistemas de gestão adequados, e 62% possuem modelo de gestão não eficazes; do total somente 9,5% possuem ações de governança.

Francisco ressalta que o planejamento não segue um padrão único, cada negócio tem uma proposta diferente. Por isto, na elaboração de uma estratégia é preciso seguir alguns passos, construindo conceitualmente o que se planeja realizar, qual sentido deste planejamento e como ele deve ser executado.

Neste processo, é fundamental avaliar as tendências futuras de mercado, estabelecer um conjunto de competências e que proposta de valor é desejada para cada cliente, seguindo com a revisão de vetores de crescimento. Este planejamento deve ser revisto periodicamente e contar com um comitê formado por representantes dos diferentes setores da empresa, para acompanhamento e correção de rotas, submetendo o que foi traçado a um conselho da alta gestão. Uma etapa importante, indica, é tornar  o planejamento conhecido de todos na organização. “De nada adianta um planejamento estratégico que ninguém conhece. É preciso envolver a equipe para uma construção conjunta’.

Por fim, a recomendação do empresário é de que não se deve pensar em planejamento estratégico somete quando o negócio não estiver indo bem, ao contrário, o bom desempenho no mercado oferece possibilidades para um crescimento mais consistente e duradouro. “O planejamento define um norte para a empresa, deve ser pensado no médio e longo prazo, acompanhando a evolução do mercado e se antecipando ao que virá pela frente”.

>>> Confira momentos da palestra no Centro Empresarial
Fotos de Caroline Stinghen

>>> O Encontro Empresarial ACIJS tem o patrocínio do Sicoob CEJASCred, Unimed, Uvel Veículos e Cartórios de Protestos.



Confira as

Últimas notícias

Santa Catarina ganha conselho para incentivar negócios internacionais

Iniciativa da FACISC busca envolver os Núcleos de Negócios Internacionais das Associações Empresariais para potencializar o setor

Confira todas as informações sobre o Summit Empresarial ACIJS

Evento ocorre no dia 19 de setembro, quinta-feira, no CEJAS

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a agenda e participa de uma programação de encontros para o fortalecimento do associativismo empresarial

Planos da WEG para ampliar internacionalização incluem nova fábrica em Jaraguá

CEO da companhia, Alberto Kuba é um dos convidados do 1º Summit Empresarial ACIJS, no dia 19, no Centro Empresarial

BR-280: Ponte do Portal duplicada vai se tornando realidade no trecho estadual

Andamento dos trabalhos segue dentro do cronograma previsto pelo Governo do Estado, com expectativa de entrega em novembro

Indicadores destacam evolução populacional de Jaraguá e no ranking de cidades mais inteligentes

Município se destaca entre os principais polos econômicos da região sul, com desenvolvimento sustentável e qualidade de vida

Programa estimula estudantes do ensino médio ao empreendedorismo

Realizado há dez anos, programa Geração Empreendedora já oportunizou a capacitação de mais de 3.700 estudantes de todo o estado, com a ajuda de 500 empresários voluntários que atuam como multiplicadores  

Evento especial do Núcleo de Mulheres Empreendedoras ACIJS celebra 29 anos de mobilização

Evento especial abordará temas cruciais para o sucesso e a evolução dos negócios

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe as atividades dos Núcleos Empresariais e ajude a fortalecer o associativismo regional

Jaraguá do Sul reúne lideranças e debate estratégias corporativas no 1º Summit Empresarial ACIJS

Com o tema “Juntos para inspirar inovação e evolução”, o evento vai trazer painéis e palestras sobre Governança, Inovação, Cultura e Liderança, com especialistas que vão compartilhar suas experiências e as trajetórias de sucesso das empresas

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar