Notícias 22 ago, 24

Tema foi abordado no Encontro Empresarial da ACIJS

Planejamento estratégico bem definido pode assegurar sustentabilidade de negócios

É muito mais fácil para qualquer negócio dar certo quando há sinergia entre o que se planeja e o que o mercado deseja de uma empresa. Para alcançar sucesso, empreendimentos de qualquer tamanho ou segmento devem considerar o planejamento estratégico como uma ferramenta de execução no médio e longo prazos, que conte com o envolvimento de pessoas e o acompanhamento da gestão, mensurando etapas, metas alcançadas e projetando os próximos passos.

As recomendações foram compartilhadas pelo empresário Francisco Tavares Junior, ao abordar o tema “Planejamento Estratégico nas Empresas como Instrumento que pode contribuir para o alcance das metas”, no Encontro Empresarial da ACIJS, no dia 19. Presidente do Conselho da Belluno, conselheiro de empresas certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS, o empresário detalhou como as organizações podem ser mais competitivas por meio de processos assertivos. O bom planejamento, explica, auxilia as empresas a se prepararem, olhando para aonde querem ir no mercado, que desafios podem encontrar e como superá-los.

“É um processo que faz o negócio crescer e gerar valor, permitindo que a empresa cresça com sustentabilidade. Com um bom planejamento, o empresário define suas metas e o que deve ser feito para que elas sejam vencidas”, assinala, ressaltando a importância do planejamento estar alinhado com a missão, valores e propósitos do empreendimento.

Embora seja uma prática comum em empresas de grande porte, com estruturas administrativas e financeiras consolidadas, Francisco pondera que o planejamento pode ser aplicado a qualquer porte de negócio. Ainda assim, observa, apenas 10% das empresas médias no Brasil contam com um planejamento de longo prazo; destas, 44% pensam em crescer de maneira tímida, 20% encolhem em termos de expansão do negócio, outras 20% não possuem sistemas de gestão adequados, e 62% possuem modelo de gestão não eficazes; do total somente 9,5% possuem ações de governança.

Francisco ressalta que o planejamento não segue um padrão único, cada negócio tem uma proposta diferente. Por isto, na elaboração de uma estratégia é preciso seguir alguns passos, construindo conceitualmente o que se planeja realizar, qual sentido deste planejamento e como ele deve ser executado.

Neste processo, é fundamental avaliar as tendências futuras de mercado, estabelecer um conjunto de competências e que proposta de valor é desejada para cada cliente, seguindo com a revisão de vetores de crescimento. Este planejamento deve ser revisto periodicamente e contar com um comitê formado por representantes dos diferentes setores da empresa, para acompanhamento e correção de rotas, submetendo o que foi traçado a um conselho da alta gestão. Uma etapa importante, indica, é tornar  o planejamento conhecido de todos na organização. “De nada adianta um planejamento estratégico que ninguém conhece. É preciso envolver a equipe para uma construção conjunta’.

Por fim, a recomendação do empresário é de que não se deve pensar em planejamento estratégico somete quando o negócio não estiver indo bem, ao contrário, o bom desempenho no mercado oferece possibilidades para um crescimento mais consistente e duradouro. “O planejamento define um norte para a empresa, deve ser pensado no médio e longo prazo, acompanhando a evolução do mercado e se antecipando ao que virá pela frente”.

>>> Confira momentos da palestra no Centro Empresarial
Fotos de Caroline Stinghen

>>> O Encontro Empresarial ACIJS tem o patrocínio do Sicoob CEJASCred, Unimed, Uvel Veículos e Cartórios de Protestos.



Confira as

Últimas notícias

BR-280: Ponte do Portal entra na fase final de duplicação em trecho estadualizado

Obras na travessia na divisa de Guaramirim e Jaraguá do Sul seguem dentro do cronograma e nova ponte, duplicada, deve ser entregue ainda em novembro

Agenda de atividades - Núcleos Empresariais

Confira as atividades dos Núcleos Empresariais da ACIJS

Grupo Malwee é destaque no Anuário Época Negócios 360º

Companhia conquistou 2º lugar no desafio ESG/Socioambiental no Setor Têxtil, Couro e Vestuário na décima terceira edição do Anuário, que reconhece as melhores práticas empresariais do Brasil

Lide SC reconhece Viviane Lunelli como ‘Liderança Empresarial - 2024’

Considerado o 'Oscar' do setor empresarial, Prêmio Líderes destaca o papel de empresários e empresas e o impacto que geram para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina

WEG é destaque no anuário Época Negócios 360°

Associada ACIJS foi a grande destaque do setor Mecânica e Metalurgia e no desafio Desempenho Financeiro na premiação, uma das mais respeitadas do Brasil

Novale Experience quer fortalecer cultura da inovação na comunidade regional

Iniciativa da Prefeitura de Jaraguá do Sul e Novale Hub, evento tem o apoio da ACIJS e de outras entidades da classe empresarial, e objetivo o debate sobre os caminhos futuros do empreendedorismo e dos negócios

Agenda semanal de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira as atividades dos Núcleos Empresariais da ACIJS e participe para o fortalecimento do associativismo regional

Impostômetro: em 2024, brasileiros já pagaram R$ 3 trilhões em tributos

Em comparação com o mesmo período do ano passado a marca foi registrada com 54 dias de antecedência, segundo a ACSP - Associação Comercial de São Paulo, responsável pela apuração em tempo real

Jovens Empreendedores celebram 25 anos com palestra sobre criatividade e inovação e sessão de autógrafos

Evento é aberto ao público em geral, com o objetivo de comemorar os 25 anos de atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores

Líderes de Jaraguá do Sul no Encontro de Ideias ADVB

Painel abordará tema relevante para o ambiente empresarial de Santa Catarina, nesta quinta-feira, dia 31

whatsapp
You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar