Em visita a Jaraguá do Sul nesta segunda-feira (29), a vice-governadora Marilisa Boehm se reuniu com lideranças empresariais para conhecer pleitos nas áreas de infraestrutura, segurança pública, saúde e inovação.
Dentre pautas consideradas prioritárias para o setor produtivo, apresentadas pela presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Caroline Obenaus Cani, estão o pedido de continuidade das obras de duplicação do trecho estadual da BR-280, e da SC-108, para que ambos projetos sejam concluído na sua totalidade até 2025, e a implantação do Contorno Oeste para interligar esta rodovia na região de Nereu Ramos até a SC-110 no bairro Rio Cerro I. Com extensão de 14.700 metros, a obra é considerada estratégica para a formação de um anel viário integrando o Vale do Itapocu em eixos para o litoral através das BRs 101 e 470 e ao planalto com a BR-116 ao Norte do estado.
A vice-governadora também recebeu pedido para que o Hospital São José receba 200 novos leitos para atender a demanda local, como também pacientes dos municípios da 17ª Regional de Saúde – além de Jaraguá, Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder. De caráter filantrópico, a unidade hospitalar é referência em oncologia e em áreas como cardiologia e traumas, entre outras especialidades, com mais de 70% dos atendimentos via SUS.
>>> Confira imagens da visita da vice-governadora Marilisa Boehm ao Centro Empresarial
fotos de Caroline Stinghen
Na área de segurança pública, as lideranças reforçam a necessidade de um aumento do efetivo em mais 80 soldados da turma em formação até dezembro, para recompor quadros de policiais militares na área de abrangência da 12ª Região – formada pelos cinco municípios atendidos pelo 14º Batalhão com sede em Jaraguá do Sul, e ainda Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho. Uma ideia apresentada é de que em novos cursos preparatórios uma turma tenha aulas em Jaraguá, utilizando estrutura do 14º BPM, otimizando o processo de formação de praças e oficiais na própria região.
Marilisa Boehm também recebeu a solicitação de apoio para a destinação de recursos para a reforma do prédio da antiga sede da Câmara de Vereadores, doado pelo município para a instalação da sede da 12ª Região de Polícia Militar. Com área de pouco mais de 900 metros quadrados, o local poderia abrigar a Central de Videomonitoramento que integraria a região por meio de câmaras nos municípios aos equipamentos já utilizados pelas forças de segurança. O projeto já foi elaborado pela Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), mas é preciso fazer a adequação da estrutura existente.
Também houve pedidos para que a vice-governadora atualize junto à Celesc o estágio de investimentos anunciados pelo Governo do Estado em 2023, da ordem de R$ 167 milhões até 2026 para melhorias no sistema elétrico. Estes investimentos, nos quais estão incluídas duas novas subestações e três linhas de distribuição, além da melhoria e ampliação das já existentes, visam atender demanda atual e futura, e mais segurança diante de eventos climáticos como verificado em janeiro deste ano, que ocasionou interrupção no fornecimento de energia para a indústria, comércio e população dos municípios da região.
Outras reivindicações são no sentido de ampliar a atratividade de novos investimentos da indústria na região, por meio de um programa estadual que facilite o acesso de empreendedores às exigências de legislação, e na área da inovação é solicitado apoio para a criação de um fundo de fomento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) destinado a investimentos nos programas regionais, manutenção dos editais de bolsas, agentes de inovação, eventos e cursos, e promoção de editais focados em iniciativas de inovação cidadã.
Além da presidente da ACIJS, participaram do encontro com a vice-governadora prefeito Jair Franzner; o vice-presidente de articulação da entidade, Francisco Tavares; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Paulo Roberto Schwarz; o presidente da SCAR e conselheiro da ACIJS, Luis Leigue; o vice-presidente regional da FIESC Célio Bayer; o diretor do Novale Hub Nelson Netto; e o assessor jurídico do CEJAS, Frederico Hulbert.