A geração de valor nas organizações passa por colaboradores engajados, liderança apoiada na ética e no respeito à diversidade de ideias que possam agregar para a sustentabilidade do negócio, e na inovação constante e colaborativa de processos e produtos.
O conceito foi reforçado pelo presidente do Conselho de Administração e CEO da Duas Rodas, Leonardo Zipf, no Encontro Empresarial da ACIJS, no dia 13, quando falou sobre como a empresa, fundada em Jaraguá do Sul em 1925, se tornou uma das líderes no segmento de aromas, extratos botânicos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas.
Abordando as estratégias da companhia, Leonardo Zipf destacou que empresas que buscam ser líderes de mercados devem buscar uma imagem que preserve valores caros a qualquer organização. Elevar a capacidade de alta performance e manter a equipe sempre motivada, buscar entender as necessidades de clientes e consumidores, tendo a inovação como chave de todo o planejamento estratégico como um diferencial competitivo sustentável, explicou, são passos constantes para o sucesso da empresa.
“A liderança precisa atuar de forma colaborativa com a equipe”, acrescentou citando a participação de um conselho formado por funcionários na discussão e execução na execução de todas as estratégias definidas pela alta gestão.
O uso de Inteligência Artificial (IA), com a participação de equipe interna desenvolvendo solução tecnológica própria, assegurou à empresa uma performance de eficiência na resposta às tendências de segmento competitivo como o da indústria de alimentos. A plataforma Drica (Duas Rodas Inteligência Artificial) atua em frentes projetos de clientes, pesquisa e desenvolvimento, e de inteligência de mercado.
>> Confira imagens da palestra de Leonardo Zipf no Encontro Empresarial
fotos de Caroline Stinghen
Fundada em 1925, a Duas Rodas tem seis fábricas no Brasil e exterior, escritórios em 8 países e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento. Emprega mais de 1.700 colaboradores e lidera a produção de aromas, extratos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, em vários segmentos no Brasil e América Latina. Com participação de mercado em mais de 70 países, atua com mais de três mil itens em três segmentos: Flavors (aromas, extratos botânicos, condimentos e aditivos, além de soluções integradas), Food Service (onde atua com as marcas Selecta, Specialitá e Mix na fabricação de ingredientes para sorvetes, chocolates e confeitaria) e Animal Nutrition (ingredientes para nutrição animal, com a marca Statera). Em 2023, a empresa obteve faturamento de R$ 1,6 bilhão, com um crescimento anual acima de 15%.
>>> O Encontro Empresarial ACIJS tem o patrocínio do Sicoob CEJASCred, Unimed, Uvel e Cartórios de Protestos.