Ambientes de trabalho com pessoas felizes são resultado de engajamento de lideranças e suas equipes, com uma comunicação eficaz e relações positivas entre as pessoas.
Cultivar a felicidade é um objetivo que começa pela atitude individual em que cada pessoa pode fazer a diferença para que o dia a dia possa ser melhor, com líderes inspiradores, empatia, transparência e colaboradores comprometidos com os mesmos resultados que formam o propósito das organizações.
Passa pelo reconhecimento e valorização profissional, por programas que levem à melhor qualidade de vida, que juntamente com a autoestima elevada são elementos-chave para cultivar a felicidade no ambiente de trabalho, promovendo o bem-estar físico e mental que contribuem para a satisfação dos funcionários. Fomentar um clima de confiança e colaboração, onde as ideias são ouvidas e respeitadas, também é essencial para criar um ambiente onde as pessoas se sintam felizes e realizadas.
Juliana Rodermel, vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Empresarial da ACIJS e CEO da Compreendo Endomarketing, empresa que atua na área da comunicação em Jaraguá do Sul, falou sobre o tema no Encontro Empresarial da entidade, dia 29 de abril, compartilhando dados sobre a importância de ambientes que contribuem para uma cultura empresarial mais dinâmica e criativa. Como especialista, apresentou um panorama sobre como a felicidade no ambiente de trabalho não apenas aumenta a satisfação dos funcionários, mas também contribui para uma sociedade melhor, oportunizando às pessoas oportunidades de prosperarem tanto profissionalmente quanto pessoalmente.
As empresas investem cada vez mais em ambientes de trabalho felizes porque reconhecem os inúmeros benefícios que isso traz para seus negócios. Primeiramente, funcionários felizes tendem a ser mais engajados e produtivos, o que resulta em melhor desempenho e eficiência operacional. Além disso, um ambiente de trabalho positivo contribui para a retenção de talentos, reduzindo custos associados à rotatividade de funcionários e à contratação e treinamento de novos colaboradores. Pesquisas sobre o assunto demostram que funcionários felizes também são mais propensos a serem inovadores e colaborativos, melhorando a melhora a imagem da empresa, tornando-a mais atraente para clientes, investidores e potenciais funcionários.
>>> Confira momentos do Encontro Empresarial
[fotos de Caroline Stinghen]