A diretoria da ACIJS realizou no último dia 9 visita de inspeção na obra de duplicação do trecho estadualizado da BR-280, como forma de monitorar o desenvolvimento dos trabalhos e informar empresas associadas e comunidade. O encontro contou com a participação da engenheira Débora Manukian Patti, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, que atualizou informações sobreo andamento da obra ao vice-presidente de Articulação Institucional Francisco Tavares e ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Thiago Sarmanho, representando a Prefeitura de Jaraguá do Sul.
De acordo com o relato da engenheira, responsável pela fiscalização do contrato de duplicação no trecho entre a Rodovia do Arroz, em Guaramirim, até a Ponte do Portal, na divisa do município com Jaraguá, os trabalhos seguem conforme o cronograma que havia sido apresentado em recente visita do secretário Jerry Comper, no dia 11 de março. Das obras de arte que completam o projeto global de duplicação, a Ponte do Portal é a etapa que demanda maior atenção, devido às especificações técnicas que envolvem concretagem no leito do rio Itapocuzinho, onde estão sendo afixadas pilares para sustentação das vigas que formarão o leito da pista, além da construção de passagens sob a ponte para as duas travessias de retorno quando o equipamento estiver concluído e liberado ao tráfego.
Segundo Débora, este é um processo que demanda tempo de ‘cura’ e que depende de condições climáticas favoráveis para a concretagem dos 6 pilares (dois já prontos, outros dois em processo de ‘cura’, faltando mais dois) que, juntamente com duas cortinas de contenção nos dois lados da ponte (uma delas já concluída) que servirão de base para as travessas que irão suportar 28 vigas que formarão a base do piso para a pavimentação asfáltica. A obra conta com duas passagens inferiores, para retorno nos dois sentidos, uma delas já concluída (Guaramirim-Jaraguá) e a outra (Jaraguá-Guaramirim) a ser iniciada somente após a duplicação da ponte estar concluída. Isto porque o trânsito será direcionado para a ponte nova, permitindo que os trabalhos possam ser realizados com segurança, conforme a engenheira da SEI. A previsão de entrega da obra em novembro, assegura, está mantida para novembro, já incluindo serviços de reforço na estrutura da ponte atual e uma nova pavimentação.
Em relação ao viaduto de acesso ao bairro Guamiranga, a engenheira disse que está sendo concluída a pavimentação do piso superior, concretagem de muretas de proteção nas laterais, enquanto sob o viaduto será realizado o deslocamento de uma rede adutora de água, para a implantação de rotatória, assim como a via marginal será refeita por já apresentar desgastes no piso. A previsão de entrega no final deste mês de abril, segundo a engenheira, está mantida.
Também foi questionada a situação que envolve área de domínio utilizada pela Rumo Logística, cuja autorização para que o estado possa realizar a obra no viaduto próximo à Estofados Mannes e elevado sobre a via férrea, já foi solicitada pela Secretaria de Infraestrutura. Quanto às duas passarelas para pedestres, a que se localiza nas proximidades do Komprão está em fase de estaqueamento para ser construída, enquanto a travessia nas proximidades da Uniaselvi ainda enfrenta entraves jurídicos para desapropriação.
>>> Confira imagens da obra, vistoriada pela diretoria da ACIJS em companhia da equipe da Secretaria de Infraestrutura – fotos de Caroline Stinghen
Para o vice-presidente Francisco Tavares, os esclarecimentos são necessários para que a classe empresarial e comunidade recebam informações de fontes oficiais quanto ao andamento de obra que é reivindicada há muito tempo e de vital importância para o desenvolvimento econômico e social da microrregião. Ele comentou que o acompanhamento da obra – tanto no trecho estadual como no federal – será constante, com reuniões com representantes do Governo do Estado e DNIT, de lideranças políticas e representantes da sociedade civil. “É uma obra prioritária para a ACIJS e o acompanhamento faz parte das diretrizes da diretoria por se tratar de um projeto fundamental para a melhoria da logística e da mobilidade para as empresas e para a comunidade’, reforçou.
O secretário Thiago Sarmanho também destacou a participação da administração municipal para que a obra seja viabilizada dentro do cronograma, pontuando a necessidade de mobilização para a conclusão rápida da duplicação.