Avaliação da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina indicou que a ACIJS alcançou, em 2022, grau de excelência no movimento associativo estadual.
A entidade que representa a classe empresarial de Jaraguá do Sul obteve média acima de 91 pontos na escala de avaliação da maturidade de gestão entre as associações que compõem o Sistema FACISC, que considera parâmetros como competitividade, inovação e estratégias de fidelização de associados.
Para a presidente da Ana Clara Franzner Chiodini, que completa em janeiro março o primeiro ano à frente da ACIJS, o resultado vem ao encontro de um período de muito trabalho da diretoria e equipe na busca da evolução contínua da gestão da entidade.
“Foi um ano de grandes desafios com foco no objetivo de ampliar as conexões da entidade com seus associados, continuidade da interação com o poder público em todas as suas esferas, e de um trabalho articulado com outros segmentos organizados da comunidade, visando um ambiente favorável de negócios, com qualidade de vida e sustentabilidade econômica e social”, reitera Ana Clara.
>>> Participação de associados e integração com a comunidade foram destaques no ano. Confira alguns momentos no álbum de fotografias:
O ano também marcou a evolução da ACIJS em várias frentes nas quais a entidade historicamente se envolve. Os resultados indicam um avanço no número de associados – 1.440 empresas representadas, da indústria, comércio e serviços- e a participação de 20 Núcleos Empresariais que representam atividades econômicas importantes do município, 2 comitês estratégicos, participação em 18 Conselhos Municipais e em 6 entidades da sociedade civil – dentre elas o Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação, Conselho Comunitário Penitenciário, Fundação Educacional Regional, Programa Jaraguá Mais Saudável, entre outros.
Os indicadores do município também mostram a relevância do associativismo empresarial como fator de mobilização no município. Com uma população de 185.794 pessoas (IBGE) e deste total 71.400 ocupadas (CAGED), Jaraguá conta com 8.049 CNPJs ativos, sendo 16% deles representados por associados da ACIJS e, dos 60 mil trabalhadores com ocupação no município, as empresas ligadas à entidade representam 71%.
Em 2023, assinala a presidente da ACIJS, a meta é ampliar o engajamento de empresas e a representatividade, por meio de agendas de capacitação e soluções para os associados.
No ambiente corporativo, o foco será direcionado principalmente na ampliação dos programas de melhoria da gestão e educação empresarial, como novos ciclos da Mentoria Empreendedora e de Trilhas de Conhecimento.
No ambiente estratégico, a ênfase será para o reforço a pautas que envolvem infraestrutura, visando à melhoria da mobilidade, logística e inovação, entre outras condições que favoreçam a retomada da capacidade de desenvolvimento de Jaraguá do Sul, com ações que estimulem a atividade industrial e ative outros setores da matriz econômica, que levem ao aumento da capacidade do município na captação e atração de investimentos na região, principalmente.
No institucional e comunitário, áreas como segurança, saúde, entre outras, também continuarão merecendo a atenção da entidade, em sintonia com o poder público.
“Tivemos um ano muito participativo dos associados nos eventos da entidade”, afirma Ana Clara, ressaltando a participação de 22 mil pessoas em atividades que envolveram a ACIJS e o quadro de associados. O resultado é considerado um marco importante de retomada da agenda, após o período de pandemia em que as atividades presenciais precisaram ser interrompidas e a comunidade se adequou às restrições impostas pelos protocolos de saúde.
A celebração dos 85 anos, por isso, vai merecer atenção da diretoria. Uma programação especial já está sendo pensada para valorizar a participação de associados e fortalecer ainda mais a relação da entidade com a comunidade.
“Queremos que essa data seja pontuada por momentos de comemoração, mas principalmente de renovação do compromisso que historicamente a ACIJS mantém com Jaraguá do Sul e região”, completa.