aaa

Parceria entre comunidade e Polícia Militar equipa área da segurança pública de Jaraguá do Sul com super drone

Solenidade de apresentação do equipamento à comunidade ocorreu no Centro Empresarial com a presença de lideranças e do comando da Polícia Militar

A Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e região fez a entrega, nesta terça-feira (10) ao comando do 14º Batalhão de Polícia Militar de mais um importante recurso para dar suporte ao atendimento de ocorrências.

Desta vez, foi repassado à corporação um super drone equipado com uma câmera Zenmuse Z30, que conta com um zoom óptico de 30 vezes e potencial de uso em distância de 7 quilômetros de altura e capaz de monitorar atividades com nitidez a uma distância de 1.600 metros.

O equipamento modelo DJI Matrice 210 V2 é considerado o mais moderno em operação no Brasil e, além de atender as ações de policiamento, pode também ser utilizado pelos bombeiros e defesa civil. Além dos recursos do modelo como a camera de alta resolução e de longo alcance, o aparelho receberá sensores de calor e de visão noturna que serão adquiridos com apoio da Câmara de Vereadores e Prefeitura.

A entrega do drone ocorreu no Centro Empresarial com a presença de lideranças e do comando da PM. Conforme o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, este é um investimento significativo para potencializar as ações da corporação.

“É um recurso que nos ajudará muito em operações específicas e no apoio à inteligência operacional. Também poderá ser utilizado em grandes eventos, onde há concentração de pessoas, no auxílio ao trabalho das equipes terrestres e nas operações noturnas. Será de grande utilidade no complemento à atividade policial”, assinala.

Para o presidente da Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região, Álvaro Leitholdt, este é mais um projeto materializado graças ao espírito comunitário da classe empresarial. Ele lembra que a associação, formada por voluntários em 2015, tem atuado fortemente no sentido de buscar formas de apoio aos organismos que atuam na segurança pública, preservação do patrimônio público e privado e na defesa civil.

 

Após o ato de entrega do equipamento, demonstração de uso foi feita na área externa do CEJAS

De acordo com o coronel Cláudio Roberto Koglin, subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, que esteve em Jaraguá prestigiando o ato, trata-se de uma tecnologia inovadora de grande valia para as operações de segurança pública. Segundo ele, com este recurso o Estado encontra-se em posição de vanguarda em relação ao Brasil. “Passamos a ter Jaraguá do Sul como a primeira referência prática da aplicação do policiamento com drone e certamente o uso desta tecnologia será replicado em nível estadual”, destaca. O subcomandante da PM/SC elogiou as iniciativas implementadas pelo 14º BPM na região, em parceria com a classe empresarial e com o poder público, o que segundo ele faz com que o município, ano após ano, obtenha os melhores índices de criminalidade do Estado.

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Anselmo Luiz Jorge Ramos, lembrou que o envolvimento do setor produtivo com as questões de segurança avança por mais de 20 anos. “É uma parceria que a entidade entende ser muito positiva na medida em que tem trazido importantes resultados, porque graças a esta integração com o poder judiciário, ministério público, polícias civil e militar, e os bombeiros, é perceptível uma sensação de segurança. Então, atos como este, simbolizam o sentimento de que a segurança pública não depende somente do estado, mas deve ser um compromisso de todos”, completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *