Notícias 08 jul, 19

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Anselmo Luiz Jorge Ramos, reforçou nesta sexta-feira (5) a importância dos investimentos […]

Presidente da ACIJS ressalta importância de investimentos na segurança pública

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Anselmo Luiz Jorge Ramos, reforçou nesta sexta-feira (5) a importância dos investimentos que o setor de segurança pública tem realizado para atender Jaraguá do Sul e região em termos de pronta-resposta às ações de combate ao crime.

Um dos investimentos neste sentido está sendo anunciado pelo comando do 14º Batalhão de Polícia Militar, com a aquisição de um drone para operações aéreas na área de abrangência da corporação. A aeronave equipada com câmera de visão noturna e outros recursos, representa um investimento de R$ 110 mil e está sendo viabilizado graças à parceria do 14º BPM com entidades que representam a comunidade – dentre elas, a ACIJS.

“As questões de segurança, especialmente no combate ao crime organizado, exigem que as polícias de maneira geral se estruturem cada vez mais. Este aprimoramento não se dá somente pelo aumento do contingente ou de armamento, mas também por meio do aumento da capacidade da corporação em termos de inteligência”, assinala Anselmo Ramos. Estes recursos, pondera, permite que a estrutura de segurança pública se antecipe e com isto alcança mais proatividade nas operações de enfrentamento ao crime organizado, seja no patrulhamento ostensivo ou nas ações de estratégias em que se exige agilidade e mobilização tática.

O projeto de aquisição do drone foi elaborado pelo comando do 14º BPM e conta com o apoio de segmentos da sociedade civil por meio a adesão a 10 cotas. O equipamento é do modelo DJI Matrice 210, equipado com uma câmera Zenmuse Z30 que conta com um zoom óptico de 30 vezes, permitindo monitorar atividades com nitidez em uma distância de cerca de 1.600 metros.

Conforme o tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, o equipamento será utilizado no planejamento de ações, no combate ao tráfico de drogas, no policiamento do município e no monitoramento do público em grandes eventos.

“A ideia é potencializar o policiamento ostensivo. Eu vou ter um policial operando o drone e ele vai ter uma imagem ampliada da área do evento. Se eu tiver em uma operação, ele vai poder monitorar a progressão de um policial no terreno”, destaca o comandante do 14º BPM. Os policiais que irão operar o drone profissional vão passar por treinamento. Além das operações e do policiamento ostensivo, o equipamento vai poder ser utilizado também nas ações da Defesa Civil.

O presidente da ACIJS lembra que o apoio a projetos que buscam melhorar os indicadores de segurança púbica faz parte do histórico envolvimento da entidade com a comunidade. Neste setor, a classe empresarial já está presente em iniciativas como a ressocialização de apenados por meio de melhorias na estrutura física do Presídio Regional e em ações de incentivo ao trabalho laboral, em projetos coordenados pelo Conselho Penitenciário que envolvem também o Poder Judiciário, Ministério Público e poder público.

“Dedicamos uma atenção especial a este assunto, como também a áreas como saúde e educação, porque entendemos que elas são essenciais à qualidade de vida em nossa comunidade”, completa Anselmo Ramos. [Com informações dos portais Diário da Jaraguá e OCP News]