Notícias 10 ago, 21

Iniciativa do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho teve como foco orientar empresas e comunidade no enfrentamento da pandemia

Núcleo da ACIJS concorre a premiação nacional em segurança e saúde do trabalho

O Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da ACIJS representa Jaraguá do Sul no Prêmio Proteção Brasil 2021, reconhecido como uma das mais importantes iniciativas do setor no País. O núcleo empresarial, que reúne associadas da entidade, foi selecionado na etapa regional com projeto que concorreu entre 112 cases apresentados e no dia 22 de outubro participa de evento de premiação nacional no encerramento do SST 2021– 4º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho, em São Paulo.

Arduino Martins, líder do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da ACIJS, destaca a importância da distinção como uma demonstração do trabalho desenvolvido dentro das empresas em prol da saúde e segurança dos colaboradores. O case apresentado pelo Núcleo da ACIJS concorreu na categoria Ações Institucionais Voltadas à SST, com o projeto “Onde Tem Informação, Tem Mais Proteção” relacionando o envolvimento das empresas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

“A pandemia trouxe dificuldades que exigiram adequações à sociedade e com o setor produtivo não foi diferente, mas com a participação de representantes das empresas no Núcleo podemos compartilhar estratégias e principalmente atuar com ações que beneficie a todos”, assinala Martins. Ele explica que a iniciativa somou ao trabalho da própria entidade, ao perceber a necessidade de informar corretamente suas associadas da indústria, comércio e prestadores de serviços do município.

“A ACIJS e o Núcleo de SST se mobilizaram visando o controle da doença e como empresas e comunidade poderiam evitar a propagação do vírus. Dentre as ações, um guia de prevenção e cuidados foi distribuído ao quadro de associados formado por mais de 1.350 empresas e com isso levando as orientações a todos os públicos. Considerando que as informações num primeiro momento ainda eram incipientes quanto à extensão do problema, o guia buscou de maneira didática, levar à compreensão sobre a importância dos cuidados de cada indivíduo em relação as formas de transmissão, os principais sintomas e meios de prevenção”, detalha o projeto.

Como parte da estratégia de disseminação das informações, além de repassar os materiais para as empresas, como cartazes afixados em murais, quadros de avisos e em outros ambientes nas fábricas e áreas de circulação dos trabalhadores, também foram contemplados os supermercados da região com a distribuição para mais de 3.000 clientes e consumidores durante dois dias de ação, e outros 2.000 exemplares do guia para os postos de combustíveis da cidade.

Além da produção de materiais físicos e conteúdos digitais, a iniciativa do Núcleo Empresarial também reforçou as ações da ACIJS por meio da plataforma Central de Prevenção que desde o início da pandemia continua atualizando informações seguras e de fontes fidedignas como Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeituras e imprensa, entre outros organismos, auxiliando no combate às chamadas fake news e com isso orientando a sociedade de maneira responsável.

“Esses canais de comunicação permitiram uma ação dinâmica no enfrentamento da doença. Assim que as informações foram chegando e estudos realizados, são divulgadas intensivamente para a comunidade e assim reforçam a importância da prevenção, além de atualizar a sociedade em relação a indicadores de contágios, ocupação de hospitais, na orientação sobre vacinação, decretos do município e estado sobre as diretrizes oficiais das autoridades de saúde, entre outras informações”, pontuam os nucleados na justificativa do case.

Sobre o Núcleo

Fundado em 9 de março de 2006, o Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho, tem como propósito o aprimoramento do conhecimento técnico, disseminando constantemente a cultura prevencionista na sociedade.

É formado por empresas de referência na região, que atuam fortemente no âmbito do associativismo, representadas no Núcleo por técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho, engenheiros de Segurança, cipeiros, brigadistas, além de Bombeiros Voluntários, entidades do Sistema S, Prefeitura Municipal e Hospitais. Atualmente, fazem parte do Núcleo: Agricopel Comércio de Derivados de Petróleo; Baumann Ind. e Com. de Aços; Bergo Equipamentos de Segurança; Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul; Caiman Ind. e Com. de Malhas; Carrocerias Argi; Comércio de Indústria Breithaupt; Consistem Sistemas; CSM Componentes, Sistemas e Máquinas para Construção; Dalila Têxtil; Duas Rodas Industrial; Elian Indústria Têxtil; Estofados Jardim; Figueira Indústria de Artefatos de Metais; Hospital São José; Humana Saúde e Segurança Ocupacional; Indumak Máquinas; Lunelli Indústria do Vestuário; Romitex Malhas, MA Saúde Ocupacional, Malhas Menegotti; Metalúrgica Trapp; MMD & Advogados Associados; Novacki Industrial; Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul; SESI; Soder Engenharia; Sol Paragliders; Unimed Jaraguá; Urbano Agroindustrial; WEG S.A. e Grupo Zanotti.

Entre suas principais atividades está a busca contínua de aprimoramento técnico, novas tecnologias, capacitar os participantes na teoria e na prática sobre as ações de prevenção e legislação da área, difundir boas práticas aliando a rotina de trabalho com a preservação da vida e o respeito ao meio ambiente, aumentar a segurança e saúde nas empresas, por meio de uma maior participação dos empresários, ações de conscientização da comunidade, visitas técnicas, missões empresariais, troca de informações tendo como premissa fortalecer o trabalho prevencionista nas empresas nucleadas e, também, para comunidade.



Confira as

Últimas notícias

Nota de pesar - Yara Fischer Springmann

A ACIJS, representada por sua Diretoria. Conselho Superior e Empresas Associadas, expressa o sentimento de pesar da classe empresarial de Jaraguá do Sul diante do

Ação Social do Núcleo de Voluntariado leva alegria a crianças no Natal

Iniciativa beneficiou crianças assistidas pelo programa Novos Caminhos e também menores da comunidade haitiana do Bairro Vieiras

NOTA OFICIAL – A favor da moralidade, contra o aumento de gastos públicos

Entidade se alinha a manifestações de setores representativos do meio empresarial e da sociedade civil diante de medidas que comprometem a gestão de recursos públicos

ACIJS vê legitimidade em manifestações por mais recursos a rodovias

Entidades representativas do setor produtivo têm atuado no sentido de assegurar continuidade de obras de infraestrutura

NOTA OFICIAL - Fundo Eleitoral 2022

Com a decisão de senadores e deputados federais, Fundo Eleitoral pode utilizar até R$ 5,7 bilhões de recursos públicos, em 2022

Jaraguá do Sul é a primeira cidade de SC a integrar rede nacional de 5G

Projeto vai permitir a aplicação de tecnologia inédita, com a instalação de redes de 5G por meio da integração de antenas às luminárias inteligentes

“Desafio é recuperar posição de destaque de Jaraguá na economia do estado”, diz prefeito Antídio, na ACIJS

Encontro Empresarial marcou encerramento da agenda de plenárias da entidade em 2021

ACIJS inicia campanha de incentivo à segunda dose de vacina contra a Covid-19

Ação busca envolver a comunidade no esforço para que o ciclo de imunização contra a Covid-19 seja completo

Alta de juros era aguardada, mas decisão pode afetar recuperação econômica, avaliam entidades

Sétimo aumento seguido dos juros pode inibir capacidade de reação de empresas no pós-pandemia, temem especialistas

Câmara Federal aprova projeto que municipaliza regras de proteção de rios em áreas urbanas

Projeto de Lei que regulamenta ocupação de áreas próximas a rios nos municípios agora aguarda sanção presidencial

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar