Notícias 11 mar, 22

Atuação integrada com o poder público e demais entidades tem sido fundamental para mitigar efeitos da pandemia, ressalta presidente Luis Leigue

Há dois anos, ACIJS iniciava mobilização para enfrentamento ao coronavírus

No dia 11 de março de 2020, a OMS- Organização Mundial de Saúde definia o status de pandemia em razão dos casos de coronavírus em escala global.

No dia seguinte, 12 de março, a ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul tomaria a frente para uma mobilização reunindo representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, poder público, instituições de ensino e outras entidades de classe, em torno de um comitê regional para definir e estruturar as primeiras ações de enfrentamento à Covid-19.

A partir da mobilização e em sintonia com a entidade, a administração municipal assumiria no dia 16 de março a articulação de medidas, oficializando a criação do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, por meio do decreto Nº 13.709/2020, assinado pelo prefeito Antídio Lunelli. No dia 17, seria a vez do Governo do Estado decretar situação de emergência, definindo as primeiras medidas restritivas visando o enfrentamento da pandemia em Santa Catarina.

Além de integrar o comitê municipal, participando na estruturação do enfrentamento da pandemia na rede de saúde, ou apoiando as deliberações da Prefeitura junto aos governos federal e estadual, a ACIJS também passaria a intensificar ações com foco nos associados e no apoio a empresas da região, buscando sinergia com outras entidades representativas do setor produtivo.

Dentre outras providências, a entidade buscou auxiliar na busca de linhas de crédito favorecendo as empresas em momentos mais críticos da pandemia e seus efeitos econômicos, na flexibilização de prazos para quitação de tributos, em relação à legislação fiscal e trabalhista, e na mitigação de impactos que as medidas restritivas trouxeram à atividade produtiva.

Em outras frentes, a entidade coordenou a criação da Central de Prevenção do Vale do Itapocu, fórum permanente de acompanhamento da evolução do quadro da pandemia e seus diversos impactos, a partir de uma plataforma digital [www.centraldeprevencao.com.br]. A ferramenta tem como propósito informar a sociedade sobre os parâmetros definidos pelas autoridades de saúde pública, protocolos a serem seguidos por empresas e coletividade, indicadores e formas de prevenção à doença, a partir de fontes oficiais e fidedignas, agindo assim também no combate às chamadas “fake news”.

Também foi estruturada a Central de Captações e Aquisições, que abriu um fundo para angariar e gerir recursos financeiros que apoiaram a compra de materiais utilizados pelos dois hospitais filantrópicos da cidade buscando as melhores soluções para compra e logística dos mesmos, bem como de itens físicos, direcionando-os de acordo com as necessidades elencadas pelo município, como máscaras de proteção, equipamentos e outros materiais utilizados por médicos e profissionais que estiveram na linha de frente no combate ao vírus. Esta mesma Central de Captações e Aquisições coordenou uma ampla pesquisa de fornecedores, nacionais e estrangeiros, validando as possibilidades disponíveis no mercado para aquisição de testes rápidos para o diagnóstico inicial de Covid-19, captando um pool de interessados dentre seus associados, poder público, comunidade e entidades regionais.

Duas outras ferramentas digitais também buscaram ativar a economia local e propiciar a empreendedores mais possibilidades, visando o reaquecimento da economia. Juntamente com a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, foi viabilizada a plataforma digital www.jaraguaparanegocios.com.br e, com foco no quadro de associados o portal In Rede [www.acijs.com.br] agregando as soluções e serviços da entidade e dando ênfase a novos programas de educação corporativa com a realização de diagnósticos indicando caminhos para a melhoria da gestão, com mentoria e curadoria empreendedora.

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, avalia que os resultados alcançados no município demonstram a importância da sinergia entre todos os setores da sociedade e do poder público.

“Quando a ACIJS propôs aquele primeiro encontro de diversas entidades dois anos atrás, não tínhamos a ideia da proporção que esse movimento iria alcançar e do impacto que uma crise de saúde traria a todos os setores. Ainda estamos em um momento que requer atenção, mas é certo que os resultados alcançados até agora só foram possíveis com a união de toda a comunidade. A recuperação econômica ainda virá e com ela novas situações que precisarão ser entendidas. A ACIJS tem no seu histórico este olhar para todos os ambientes que, de alguma maneira, impactam na atividade produtiva, nos negócios, no dia a dia dos seus associados. Agora que falamos em condições mais flexíveis, de mais recomendações e menos regras ou restrições, a entidade segue participando deste esforço com a Prefeitura, com as demais entidades do comitê, porque se foi possível influenciar nesta caminhada, é o resultado de um trabalho sério de todos. Isto nos trouxe até esta nova situação e cada vez mais precisamos que a comunidade esteja integrada como demonstrou até aqui”, completa.



Confira as

Últimas notícias

Jaraguá busca suporte da Celesc à inovação

Objetivo do encontro foi alinhar as estratégias com foco na tecnologia e inovação à ações de infraestrutura sob responsabilidade do governo estadual

Núcleo do Voluntariado Corporativo ACIJS inicia campanha “Aqueça o coração”

Objetivo é incentivar a solidariedade ajudando na doação de agasalhos para quem precisa diante do frio

Cenário atual traz incertezas sobre as eleições, diz economista no Encontro Empresarial ACIJS

Evento marcou os 103 anos da Rede OCP de Comunicação

ACIJS avalia que novo aumento da Taxa Selic pode inibir investimentos

Entidades expõem preocupação com o novo ajuste anunciado pelo Comitê de Política Monetária

Empreendedores compartilham sucesso de programa de mentoria ACIJS

Encontro do Núcleo de Jovens Empreendedores deu oportunidade a troca de experiências e ganhos com programa de Mentoria

Audiência pública debate oportunidades de aprendizagem a menores

Evento trouxe esclarecimentos sobre a importância social do programa "Trabalhando Juntos"

Seminário evidencia iniciativas para tornar cidades mais inteligentes e sustentáveis

Evento mostrou a importância de qualificar projetos para tornar cidades mais saudáveis e com desenvolvimento sustentável

Núcleo de Voluntariado Corporativo lança campanha solidária de doação de lacres

Pontos de coleta na recepção do CEJAS e nas empresas nucleadas querem estimular participação da comunidade

Economista Roberto Padovani fala sobre cenário econômico e impactos na eleição, dia 10, na ACIJS

Evento é gratuito e aberto à comunidade, com inscrições pelo portal In Rede [www.acijs.com.br]

Presidente do Inmetro se reúne com lideranças, na ACIJS, e relata ações

Objetivo do encontro foi estreitar relacionamento da autarquia federal com o setor produtivo e apresentar estrutura do Inmetro

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar