Notícias 20 nov, 18

Novale Hub. Esta é a denominação oficial do Centro de Inovação Jaraguá do Sul – CIJS, que passa a ter […]

Centro de Inovação Jaraguá do Sul ganha identidade própria e passa a ser gerido por Organização Social

Novale Hub. Esta é a denominação oficial do Centro de Inovação Jaraguá do Sul – CIJS, que passa a ter como gestor uma Organização Social sem fins lucrativos formada por representantes da comunidade.

A solenidade de assinatura do contrato que oficializa o início de atividades do empreendimento ocorreu nesta segunda-feira, 19. Entregue pelo Governo do Estado em junho último, o Centro de Inovação dependia de processos que assegurassem as condições legais de funcionamento do espaço, dedicado ao fomento de novos negócios que agreguem valor à matriz econômica do município e região.

Domingos Zancanaro, secretário de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul, lembra que a aprovação de duas leis pela Câmara de Vereadores e a constituição de uma Organização Social foram condições determinantes para que o Centro de Inovação existisse de fato e de direito.

Destaca o empenho da sociedade civil organizada, por meio da criação da Associação Centro de Inovação e do Conselho Municipal de Inovação – com representantes da iniciativa privada, instituições de ensino e poder público – para que o processo fosse bem-sucedido. Como passo seguinte, por meio de edital, foi selecionada a entidade responsável pela gestão, cuja escolha recaiu sobre a própria Associação, atendendo às exigências legais.

Como etapa final do processo, através de trabalho voluntário coordenado pela Católica de Santa Catarina e a agência de comunicação CMC, foram envolvidos alunos do curso de design da instituição, professores e outros profissionais, foi definida a identidade e a definição mercadológica do empreendimento.

“Foi um processo de criação durante dois dias de intensas atividades que ao mesmo tempo se apresentou como desafio também demonstrou a inspiração com o propósito deste projeto”, assinala Luis Hufenüssler Leigue, diretor da CMC.

Para o presidente do agora Novale Hub, Anselmo Luiz Jorge Ramos, a definição do modelo de gestão do Centro de Inovação, por si só, representa uma proposta inédita.

“Esperamos que este espaço se torne referência, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura da inovação com ênfase na tecnologia, oferecendo um novo componente à matriz econômica de Jaraguá do Sul baseada na governança, na eficiência e com resultados em produtos e serviços”, afirma o empresário.

O prefeito Antídio Lunelli disse que concluída a formatação do Centro de Inovação, o objetivo agora deve ser o fomento a novas ideias que surjam do ambiente acadêmico, de novos empreendedores ou de empresas interessadas em desenvolver seus projetos.

“Jaraguá do Sul já foi a terceira economia de Santa Catarina, hoje somos a oitava e esta situação tem nos trazido uma perda anual de receita da ordem de R$ 100 milhões. Hoje damos um passo importante para mudar esta situação”, completou.

Sobre o Centro de Inovação

O Novale Hub (Centro de Inovação Jaraguá do Sul) localiza-se na Rua Césare Valentini, 200, no Bairro Três Rios do Sul.

Ocupa um prédio com 4 pisos numa área total de 7.216,60 metros quadrados, sendo 2.700 metros quadrados de área construída dedicada à área de incubação.

O empreendimento vai abrigar projetos e empresas a serem incubadas, que serão selecionadas por meio de edital, integrando o futuro Distrito de Inovação do município, onde também estarão concentradas outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias e de estímulo à inovação como o Centro UP e Instituto Senai de Tecnologia, aproximando também instituições de ensino e o JaraguaTec já instalados no seu entorno.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, e da Prefeitura, com a colaboração de entidades como ACIJS, APEVI, FIESC, e instituições como SENAC, SENAI, IFSC, Católica SC, ACATE e Fundação Certi.



Confira as

Últimas notícias

Feirão do Imposto conscientiza sobre impactos da carga tributária

Com o tema "Dígitos que sufocam", a campanha deste ano movimenta empresas da região para mostrar como a elevada carga tributária pode ser sufocante para os cidadãos e para a economia como um todo

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a agenda de encontros de nucleados e atividades de educação empresarial da ACIJS

Inovação e gestão com foco nas pessoas faz organizações crescerem com sustentabilidade

Empresário falou sobre estratégias que levaram a Duas Rodas a posições de liderança nos segmentos em que atua no mercado internacional

Imposto de Renda: recursos de doações podem ajudar projetos sociais na região

ACIJS incentiva contribuintes da região a destinarem recursos do Imposto de Renda em apoio a projetos sociais

Jaraguá do Sul já encaminhou mais de 250 toneladas de doações ao RS

Novamente o município e região demonstram capacidade de mobilização da comunidade em torno da solidariedade

SC quer elevar participação do PIB para 10% no setor de tecnologia, até 2030

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett destacou importância do alinhamento do setor produtivo com as políticas do estado na área da inovação

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira destaques da agenda da ACIJS

Geração de valor nas organizações é tema do Encontro Empresarial

Evento com palestra do presidente da Duas Rodas, Leonardo Zipf, é aberto a empresários e comunidade em geral

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado

Governo do Estado mantém expectativa de mais intensidade dos trabalhos na Ponte do Portal, e segue com previsão de entrega da travessia duplicada até novembro

Jaraguá do Sul se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

ACIJS se integra no apoio a vítimas das chuvas, com participação do Núcleo de Voluntariado Corporativo e Núcleo das Transportadoras

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar