Notícias 25 mar, 22

Aumento do efetivo e melhoria dos indicadores de segurança pública é pauta permanente da entidade

Aumento do efetivo no 14º BPM é conquista da comunidade, avalia ACIJS

A chegada de 18 policiais militares para se incorporarem ao 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) é uma conquista importante para a comunidade, na avaliação do vice-presidente de Segurança da ACIJS, Luiz Carlos Buzzarelo.

O aumento do efetivo e a melhoria da estrutura de trabalho nas instituições de segurança pública é pauta permanente da entidade, assinala Buzzarello, e o acréscimo destes policiais ao quadro da unidade representa um reforço importante para corrigir um déficit que vem se acentuando nos últimos anos em Jaraguá do sul e região.

Os novos integrantes da tropa se apresentaram na tarde desta quinta-feira (24) e, de acordo com o tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, comandante do 14º BPM, este é o maior reforço na unidade desde a efetivação do batalhão em 2002. Para o oficial, o aumento no efetivo é expressivo, pois 500 policiais militares se formaram na nova turma em 2022 e esse total foi distribuído entre os 295 municípios do Estado.

Em reportagem ao portal OCP News, o comandante ressalta que todos os PMs serão incluídos nas guarnições de Radiopatrulha de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá. “Os policiais vão compor novas guarnições e aliviar a demanda dos atendimentos despachados pelo 190. Nenhum deles vai trabalhar no serviço administrativo porque a nossa demanda de ocorrências tem aumentado mês a mês”, pondera Valdeci.

Novos soldados vão atuar no reforço no policiamento ostensivo de rua e no atendimento a ocorrências, informou comando / crédito das fotos Fábio Junkes/OCP News

O tenente-coronel explica que a normalização do convívio social no pós-pandemia está gerando mais ocorrências. A aglomeração de pessoas nos vários tipos de eventos que estão ocorrendo acabam tendo impacto no trabalho dos policiais militares.

“A circulação de pessoas aumentou muito nas cidades da região. Com isso, o número de acidentes de trânsito, de conflito entre as pessoas. Então, após dois anos de pandemia, nós estamos vivenciando a volta à normalidade social e o aumento de ocorrências. Esses novos policiais vêm numa hora importante e muito propícia para nos ajudar com essa demanda”, finaliza o oficial.

Segurança pública é prioridade classe empresarial

O apoio aos órgãos de segurança pública está no radar da ACIJS, atuando em parceria com o poder público e entidades organizadas da sociedade civil, com o objetivo de assegurar bem-estar e tranquilidade à comunidade de Jaraguá do Sul e região. Alinhado a esse compromisso, no início de fevereiro, ainda na função o presidente Luis Hufenüssler Leigue se reuniu com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes, reforçando o pleito para que a região fosse contemplada com a vinda de soldados da nova turma de formandos.

No encontro, acompanhado do deputado estadual Vicente Caropreso, foi destacado o quadro de defasagem de 114 policiais no efetivo durante o período 2009-2022. Na comparação com cidades de população superior a 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul ocupa a penúltima posição em contingente na proporção número de habitantes versus número de policiais per capita. O deputado Vicente Caropreso lembrou que só o 14º Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul perdeu 45 policiais ao longo de cinco anos.

“É preciso no mínimo recompor o efetivo, já que muitos policiais se aposentaram, solicitaram transferência, entre outros motivos. Se hoje as estatísticas de combate ao crime são boas na região, isso se deve ao apoio da comunidade e ao esforço da tropa para manter a qualidade do serviço, acumulando jornadas de trabalho. Temos crescimento populacional e não se pode colocar em risco o sistema de segurança que produz bons resultados”, enfatiza o parlamentar. (Com informações do portal OCP News)