Jaraguá do Sul vem se consolidando como referência em desenvolvimento econômico, com ações que visam a atração de empresas para o município e região.
O município foi escolhido para sediar o projeto-piloto do Programa RAM (Resilient Alliances Method), que utiliza inteligência artificial para conectar empresas locais a potenciais parceiros internacionais.
Fruto de uma articulação conjunta entre a Prefeitura, a InvestSC e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o município vem estreitando relações com a Câmara de Comércio Brasil-Catalunha. Na primeira etapa, foram mapeadas empresas de Jaraguá do Sul e da região da Catalunha, identificando sinergias nos setores de indústria, infraestrutura, agronegócio e sustentabilidade.
A segunda fase, realizada no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS), contou com a presença de representantes da Câmara de Comércio e empresários espanhóis, promovendo rodadas de negócios e networking estratégico. O sistema RAM sugeriu parcerias comerciais, desenvolvimento conjunto de produtos e compartilhamento de fornecedores entre empresas dos dois países.

O encontro reuniu membros do Comitê de Desenvolvimento Econômico, da InvestSC e da Câmara de Comércio, além de empresários da região
[Foto de Caroline Stinghen]
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, a metodologia RAM promove parcerias reselientes e lucrativas, focadas na internacionalização das relações comerciais. “Avançamos agora para uma etapa interativa, com empresas espanholas demonstrando interesse concreto em oportunidades locais”, ressalta.
Sarmanho destaca que o sucesso da ação reflete a forte governança e o alinhamento entre setor público e privado. “Jaraguá do Sul foi escolhida como cidade-piloto justamente pela excelência em gestão, inovação e ambiente colaborativo”, afirma.
O prefeito Jair Franzner reforça o compromisso do município com a inovação e a abertura internacional. “Esse encontro é exemplo concreto do impacto positivo gerado pelo Comitê de Desenvolvimento Econômico. Seguiremos firmes em fomentar o empreendedorismo e garantir um crescimento sustentável, moderno e conectado com o mundo.”