O governador Jorginho Mello esteve em Guaramirim e Jaraguá do Sul na tarde de segunda-feira (18) para anunciar investimentos em infraestrutura e saneamento.
Acompanhado de secretários de Estado e ao lado de lideranças regionais, o governador iniciou o roteiro por Guaramirim, onde assinou o contrato de recuperação da rodovia SC-108 entre o município e a cidade de Massaranduba.
Do trecho total de 15 quilômetros, o projeto contempla investimentos de R$ 238 milhões, que inclui a revitalização e restauração completa do pavimento, obras de segurança e a construção de travessias, viadutos e pontes. A duplicação, entretanto, se concentrará em uma extensão de 3,8 quilômetros no trecho urbano em Guaramirim, do viaduto de acesso à BR-280, até o acesso ao bairro Figueirinha, incluindo a conhecida Ponte do Zindars. A revitalização da pista atual será feita até o Km 47, em Massaranduba.
A vencedora da licitação é a Infrasul e a expectativa da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade é de que as obras estejam concluídas em 36 meses, representando uma conquista importante para a melhoria do fluxo de veículos no trecho, contemplado no programa Estrada Boa que envolve toda a malha rodoviária estadual catarinense. “É uma obra muito aguardada pela região. São mais de duas décadas de espera. A duplicação da SC-108 é necessária devido ao alto fluxo de caminhões e veículos leves e também vai trazer desenvolvimento para as nossas cidades”, enfatiza o prefeito de Guaramirim, Osvaldo Devigili.
Na sequência da agenda, Jorginho Mello e o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, assinaram juntamente com o prefeito Jair Franzner, contratos da ordem de R$ 123 milhões para o financiamento de obras de infraestrutura e saneamento básico em Jaraguá.
Os recursos se destinam à pavimentação e recapeamento de vias urbanas, e para a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Centenário). Segundo o presidente do BRDE, este é o maior montante de um contrato firmado com município de Santa Catarina em 2023, o que para o prefeito jair Franzner representa um passo importante no projeto de melhoria da mobilidade viária e na complementação integral do sistema de coleta e tratamento de esgoto.
>>> Confira alguns momentos da agenda do governador Jorginho Mello à região – fotos de Caroline Stinghen
O governador destacou a importância dos recursos e disse que o Governo do Estado tem procurado ajudar os municípios porque são investimentos que favorecem o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das populações.
Jorginho Mello falou das dificuldades que o estado tem enfrentado com calamidades climáticas, mas reforçou que o governo precisa estar presente para que as famílias de regiões atingidas não saiam de seus locais de origem, o que traria outros problemas para a economia. Se dirigindo a lideranças que participaram do ato, como a presidente da ACIJS e do Centro Empresarial Ana Clara Franzner Chiodini, o governador disse que é a união entre o poder público, iniciativa privada e sociedade que ajuda o estado nos momentos mais difíceis.
Duplicação do trecho estadualizado até abril
Ainda em Guaramirim, o governador Jorginho Mello foi perguntado pela Imprensa sobre expectativas em relação à conclusão das obras de duplicação do trecho estadualizado da BR-280. Ele assinalou que o desejo do Governo do Estado é entregar a obra totalmente concluída até abril de 2024.