Foco, perseverança e busca de conhecimento constante são alguns dos direcionamentos que empreendedores devem ter como prioridade ao iniciarem seus negócios. A sustentabilidade de um empreendimento passa pela compreensão de que toda jornada tem altos e baixos, que é preciso entender variações do mercado, e a capacidade de não desistir diante de percalços que possam surgir nos primeiros anos.
A mensagem foi deixada pelos convidados do painel “Empreendedorismo na prática: histórias jaraguaenses de sucesso”, realizado na segunda-feira (22) no Centro Empresarial para marcar o início das comemorações dos 85 anos da ACIJS. Convidados a falar suas experiências e os desafios enfrentados até se tornarem referência em seus segmentos, Ana Paula e Marcelo Centurião (BêBrinque Brinquedos), Ralf Sebold (Bold) e Paulo César Chiodini (Agricopel) destacaram como ponto comum a importância de contar com equipes motivadas, gestão eficiente dos recursos financeiros e a busca de inovação para se ter diferenciais de mercado. O painel teve mediação da vice-presidente de Núcleos Setoriais, Simone da Rosa, e contou com a participação também do vice-presidente de Marketing Daniel Maffezzolli, que apresentou a campanha institucional para marcar os 85 anos da ACIJS e de outros eventos que serão realizados durante o ano para celebrar a data.
Ao falar da trajetória de mais oito décadas da entidade, a presidente da ACIJS Ana Clara Franzner Chiodini destacou que este é um marco que orgulha a classe empresarial. “Desde sua fundação em 22 de junho de 1938, a ACIJS tem desempenhado um papel fundamental na representatividade do setor empresarial de Jaraguá do Sul, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região, bem como o crescimento empresarial”, disse, ressaltando o mote que acompanha todas as peças de divulgação dos 85 anos, que enfatiza a expressão “Juntos”. “Trabalhamos consistentemente essa palavra em nossa comunicação, pois acreditamos genuinamente que somente unidos poderemos avançar, ser cada vez melhores e mais fortes”, resumiu Ana Clara.
Ela disse ainda que o tema do painel está fortemente associado ao papel que o empreendedorismo representa para a cidade. “O empreendedorismo é um pilar fundamental para o sucesso de uma economia e a construção de uma sociedade próspera. É um motor que impulsiona a inovação, a criação de empregos e o desenvolvimento sustentável, um catalisador de oportunidades e transformação social. Os empreendedores possuem a habilidade relevante de se adaptar e prosperar em um ambiente desafiador, e nossa função como entidade é reconhecer, incentivar e apoiar esses empreendedores, bem como criar um ambiente favorável aos negócios, buscando facilitar ao máximo seu sucesso.
O painel que abriu a programação dos 85 anos da ACIJS teve o patrocínio do SicoobCEJASCred e LevMed, e o apoio da FIESC e SEBRAE, integrando a Semana da Indústria e a Semana do MEI – Micro Empreendedor Individual no estado. Célio Bayer, vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itapocu, disse que o evento “valoriza o espírito e a atitude do voluntariado e do associativismo que estão presentes em Jaraguá do Sul”.
>>> Confira alguns momentos do painel em comemoração aos 85 anos da ACIJS / fotos CAROLINE STINGHEN
Ousadia, confiança e foco: receitas de empreendimentos bem-sucedidos
Nas falas dos convidados, a mensagem principal foi de incentivo a empreendedores para que não deixem de ousar na busca de qualquer negócio.
Ana Paula e Marcelo Centurião lembraram que a história da BêBrinque surgiu “dentro de casa”, inicialmente para atender a uma necessidade do casal diante do nascimento da filha. De uma ideia inicial, com a fabricação de um brinquedo educativo, os dois perceberam a carência do mercado por produtos diferenciados e investiram para tornar realidade o sonho de ter seu próprio negócio. Confiança e motivação para não desistir nos primeiros percalços, disseram, foi o que ajudou a empresa a ir em frente. “Buscar conhecimento que agregue valor, ter propósito no negócio e entender o que as pessoas desejam do produto, nunca desistir”, recomenda Ana Paula.
Paulo Chiodini enfatizou a importância do foco, concentrando esforços no que é mais importante para manter a empresa sustentável. “Às vezes o empreendedor tem muitas ideias, mas nem sempre elas dão certo. Então, o melhor é dar prioridade ao que é mais relevante e ao setor em que pode ser mais eficiente”, disse o empresário. Buscar a inovação e contar com uma equipe motivada são condições importantes ao negócio, acentua.
A história da Bold, conforme Rolf Seibold, veio também por inspiração familiar. Motivado pelos pais, ele deu início à fabricação de peças em acrílico, uma evolução que continuou até a empresa ser reconhecida no Brasil e no exterior. “Todo crescimento impõe desafios, mas é preciso sempre buscar a inovação, aprender para evoluir”, assinala. Para ele, o espírito empreendedor que torna Jaraguá do Sul referência é uma das maiores riquezas da cidade. O empresário destaca a importância do associativismo, da troca de informações e da geração de conhecimentos que o movimento oferece para o desenvolvimento de negócios.
>>> Assista na íntegra a edição especial do Encontro Empresarial com o painel “Empreendedorismo na prática: histórias jaraguaenses de sucesso”, abrindo a programação de 85 anos da ACIJS:
Programação tem atrações em junho e outubro
A agenda especial de aniversário da ACIJS vai ter sequência com outros dois grandes eventos, no segundo semestre.
No dia 22 de junho, data em que a entidade completará 85 anos de fundação, uma programação exclusiva para associados vai contar com a presença de Tallis Gomes, considerado um dos jovens empreendedores mais inovadores do mundo. Ele falará sobre o tema Gestão e Inovação, contando sua trajetória como fundador do Easy Taxi – ferramenta que ajudou a melhorar a mobilidade urbana de grandes centros, presente em 35 países; de seu trabalho como CEO da Singu, maior marketplace de saúde e bem-estar do Brasil; e sobre a startup de educação e negócios G4 Educação, que ajudou a fundar e onde é mentor.
A ACIJS também vai promover, ao final do evento, uma imersão com os associados para mostrar na prática os impactos da inovação para o desenvolvimento de negócios, e outro momento temático com música e o coquetel para confraternização e fortalecimento de redes de relacionamento.
>>> inscrições, exclusivamente para associados: https://bit.ly/45h2tw1
>>> Informações pelo telefone (47) 988-1316 e e-mail [email protected]
Nos dias 19 a 29 de outubro, a ACIJS, em parceria com SCAR e Prefeitura e Design Produções, é uma das realizadoras da 1ª Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul, que reunirá palestras de autores de relevância nacional e internacional, além de atividades para o público em geral, como contação de histórias, apresentações teatrais e musicais, conferências e mesa redonda. A ideia é tornar o evento um marco para a cultura e a literatura da região, se tornando mais uma referência para Santa Catarina.