O inverno será menos rigoroso para muitas famílias que precisam de ajuda para diminuir o frio nesta época mais fria do ano.
A exemplo de muitas outras iniciativas realizadas no município, o Núcleo de Voluntariado Corporativo da ACIJS mais uma vez comemora o sucesso da edição 2023 da campanha “Aqueça o coração”, concluída no sábado (20) com a arrecadação de 5.288 de peças, entre roupas infantis, feminino, masculino, calçados e cobertores.
Iniciada em abril, a ação mobilizou as empresas integrantes do Núcleo de Voluntariado Corporativo e a comunidade, superando a meta inicial que buscava arrecadar pelo menos 3 mil peças, destinadas às entidades Fome de Amor e Anjos – Amigos Nova Jerusalém Organização Social. Integrada à campanha, o Núcleo de Transportadoras ACIJS ajudou transportando as doações ao QG montado no Centro Empresarial, onde houve a contagem e organização das peças.
Lucas Cerutti Ponssoni, líder do Núcleo de Voluntariado Corporativo, comemorou o sucesso de mais uma iniciativa do grupo setorial, criado em 2020 com o objetivo de integrar empresas e instituições que atuam na área social no município e região, buscando o engajamento da sociedade civil organizada, seja em ações articuladas pelos nucleados ou em parceria com o poder público e com outros elos da comunidade. “Estamos muito felizes e com a certeza de que o voluntariado corporativo das empresas faz diferença na comunidade, ajudando aqueles que mais precisam”, reforça Lucas.
>>> Confira algumas imagens do volume arrecadado na campanha – fotos de CAROLINE STINGHEN
Como um dos propósitos do NVC, está a atuação no fomento de ações voluntárias das empresas de Jaraguá do Sul, tornando-as mais fortes e unidas em prol do bem-estar da coletividade, e a promoção do desenvolvimento do voluntariado empresarial como estratégia para o fortalecimento dos valores organizacionais, criação de uma cultura cidadã e valorização do colaborador como protagonista nas ações voluntárias. Em várias ações, os nucleados motivaram empresas e comunidade a se engajarem para a arrecadação de alimentos, agasalhos e na coleta de tampas de plástico e lacres de alumínio que reverteram em ajuda a pessoas com maior vulnerabilidade social.
Atualmente o NVC reúne representantes da Agricopel, Beber & Schneider Advocacia, Bold, Booz Crédito Simplificado, Duas Rodas, Hospital São José, Indumak, Instituto Malwee, Jaraguá Mais Saudável, KWB Comunicação, Grupo Lunelli, Grupo Malwee, Grupo Menegotti, MMD & Advogados Associados, SDS Automação, SENAI, SESI, Seti Segurança e Tecnologia na Internet, Simplifique Soluções Imobiliárias, SGV – Euroeng Imp. e Exp. de Produtos Tecnológicos, Sicoob CEJASCred, Unimed Jaraguá e WEG S.A.
Mais recentemente, o NVC articulou de forma integrada ao Comitê de Responsabilidade Social da ACIJS, em parceria com a FIESC, a criação da plataforma digital [https://euvoluntario.sesisenai.org.br/], que objetiva reunir entidades de classe, organizações sociais e voluntários, para que se tenha resultados ainda melhores na comunidade. Por meio desta rede, estão conectadas empresas, organizações sociais, poder público e pessoas que já atuam ou têm interesse em realizar atividade voluntária em áreas como saúde, educação e cultura, entre outras frentes onde Jaraguá do Sul já é referência de mobilidade social.