Muito além de um conceito incorporado com maior ênfase às rotinas de uma relação comercial, a negociação é processo contínuo que requer boa comunicação e disposição para se superar conflitos, levando ao entendimento para se chegar a resultados que agreguem valor a duas ou mais partes envolvidas.
Essa afirmação é do consultor Marcos Citeli, em palestra sobre o tema para gestores e lideranças de Jaraguá do Sul, em mais uma edição do Encontro Empresarial da ACIJS, nesta quinta-feira (13), um dos eventos da entidade voltados para empresas associadas ou não associadas, de Jaraguá do Sul e região.
O evento contou com a parceria da ISE Business School, reconhecida instituição com foco em educação corporativa, onde o especialista atua como docente em cursos voltados à área de negócios, e foi organizado com o objetivo de oportunizar mais conhecimento para empreendedores e líderes em organizações na região.
O vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Empresarial da ACIJS, Marcos Roberto Zick, lembrou se tratar de assunto que remete a situações do dia a dia de pessoas e empresas. Por isso, mesmo, de importância numa abordagem em evento presencial, especialmente após o período de pandemia que impôs restrições em vários momentos à sociedade, de maneira geral. Enfatiza a relevância de se discutir o assunto, gerando mais conhecimento e disseminando as boas práticas de gestão.
A palestra “Como Superar Impasses em uma Negociação” foi acompanhada por um público de 130 pessoas, no auditório do Centro Empresarial. Marcos Citeli reforçou princípios que segundo ele são fundamentais para o êxito em uma negociação. “Pequenas melhorias que possam ser incorporadas no dia a dia fazem muita diferença. A negociação é algo que está presente na vida de todas as pessoas, em todos os negócios”, aponta o especialista, que apresentou um esquema apoiado em 7 etapas indicando caminhos para que o gestor atue de forma proativa e com melhor resultado em negociações.
Essas etapas relacionam aspectos em situações concretas e mostram como vencer impasses em estratégias de negociação, desde o reconhecimento claro da situação até a busca por modelos que ajudam a superar conflitos e obter melhores resultados.
“A negociação é um processo de criação de valor entre duas ou mais partes que buscam algum resultado através de um acordo. Negociar é uma habilidade, mais do que conhecimento. Cada negociação pode ser uma oportunidade de aprendizado, refletindo sobre pontos fortes e fracos, é algo que requer prática e auto-aprendizagem constante”, salientou.
Além da palestra, aberta ao público, no período da tarde a ACIJS promoveu para um grupo fechado de associados uma dinâmica utilizando a técnica role-play de simulação de negociação, oportunizando aos participantes um alto nível de aprendizado a partir de uma situação de conflito. No exercício, foram trabalhadas várias alternativas para superar impasses partindo da experiência vivida pelos participantes, suas dificuldades e soluções, e a partir desta vivência montado um esquema conceitual para ajudá-los a reconhecer oportunidades de avançar em situações difíceis até encontrarem uma solução que agrade a todos.