Notícias 18 jul, 22

Jaraguá do Sul será a primeira cidade de Santa Catarina a contar com a tecnologia de internet de última geração

Rede de Internet 5G chega a Jaraguá do Sul em agosto

Iniciativa que mobilizou esforços da classe empresarial, poder público e entidades da sociedade civil, a chegada da tecnologia 5G a Jaraguá do Sul deve ocorrer em agosto próximo.

Para viabilizar que o município receba a conexão por internet de última geração, a Prefeitura fará a instalação de antenas para a recepção do sinal no bairro Três Rios do Sul, nas proximidades do Novale Hub Centro de Inovação.

O anúncio feito nesta segunda-feira (18) é resultado da ação que desde meados de 2021 buscou integrar Jaraguá do Sul ao projeto Conecta 5G, do Ministério das Comunicações. Em julho do ano passado, a ACIJS – Associação Empresarial promoveu encontro de entidades como CDL, FIESC, Católica de Santa Catarina e Novale Hub, juntamente com a Prefeitura e Câmara de Vereadores, com representantes da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações e da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial para pleitear que o município fosse incluído no plano nacional como uma das primeiras cidades do País a receber a nova tecnologia.

No encontro, diretoria da ACIJS e demais entidades posicionaram a importância da conexão de alta velocidade para a gradativa transformação digital de Jaraguá do Sul, com a integração de plataformas de serviços públicos, e de áreas como trânsito, segurança pública, saúde e educação, apoiadas na tecnologia 5G, como um passo para que o município seja reconhecido no conceito de cidade inteligente, ou “Smart City”.

Considerando que as duas instituições estão à frente do programa nacional de transformação digital no setor produtivo e nas cidades, a articulação de Jaraguá do Sul, por meio de suas entidades, foi bem recebida pelas diretorias da ABDI e da Anatel. No encontro, foram relatadas todas as experiências que Jaraguá vem adotando seja no campo da inovação na indústria, no comércio e na administração pública, organizadas em documento detalhando um amplo projeto que busca integrar todas essas frentes. O objetivo é levar o município a alcançar indicadores ainda mais positivos na qualidade de vida da população, por meio de serviços públicos com mais eficiência, e um ambiente favorável para o crescimento da cidade com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Como resultado deste pleito, e de compromissos assumidos pelo município (Prefeitura e Câmara de Vereadores), em dezembro do ano passado Jaraguá do Sul seria anunciada como a primeira cidade de Santa Catarina a receber a nova tecnologia pelo Ministério das Comunicações, durante evento nacional de lançamento do Conecta 5G. Dentre esses compromissos, estão a aprovação da Lei 8947/2021, denominada “Lei das Antenas”, de revisão de legislação de 2020 com a inclusão da estrutura necessária para a implantação do novo sistema, e a aprovação da Lei 8.746/2021 que criou o Sandbox Regulatório, permitindo ao município estruturar um ambiente de desenvolvimento e de aplicação na área da inovação.

Vantagem competitiva às indústrias

Para o prefeito Jair Franzner, a escolha de Jaraguá do Sul evidencia o perfil empreendedor do município. “Estamos nos preparando para extrair o melhor do 5G para melhorar ainda mais os serviços aos munícipes, como é o caso dos semáforos inteligentes, o sistema de ensino às nossas crianças, os serviços de saúde, o gerenciamento de obras e tantos outras áreas que hoje já estão de uma maneira ou outra conectadas e terão melhoria significativa”, concluiu.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Arruda destaca que um dos primeiros impactos da entrada da tecnologia 5G se dará nas indústrias do município, que poderão otimizar seus processos produtivos, tornando-se mais competitivas no mercado. “Outro enfoque importante é na atração de novas empresas de alta tecnologia e demais atividades para Jaraguá do Sul, potencializando ainda mais o setor industrial que já é muito forte e que conta inclusive com multinacionais”, apontou.

Ilustração – Rubem Hardmann/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Sobre o plano nacional Conecta 5G

A internet 5G utiliza ondas milimétricas de alta frequência e, por isso, exige mais receptores e repetidores de sinal para transpor obstáculos fixos, como torres e edifícios. Portanto, a implementação da quinta geração de rede móvel prevê a construção de novas bases de conexão. Além disso, estados e municípios deverão alterar sua legislação, permitindo a instalação de mais antenas em locais públicos.

O Conecta 5G oferece uma solução para a instalação dessa infraestrutura habilitadora, para permitir o processo de transformação digital de municípios e do setor produtivo. Desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu exclusivamente para ser testada neste projeto, a luminária inteligente contém uma antena 5G embutida e utiliza a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.

A solução que integra as antenas 5G às luminárias inteligentes poderão, portanto, ser a solução para o problema do local de instalação do elevado número de antenas que a tecnologia 5G necessita nas cidades. A vantagem é que a gestão da iluminação pública é municipal e as prefeituras dispõem de recursos para adquirir novas luminárias (inclusive inteligentes). Os testes serão realizados nas faixas de 3.7; 3.8; 27.5; e de 27.9 GHz (gigahertz) da tecnologia 5G.

Com a integração das antenas 5G às luminárias inteligentes, os municípios poderão criar sua própria infraestrutura de redes 5G e oferecer conectividade rápida para a população. Além disso, as prefeituras poderão gerar receitas acessórias, alugando suas antenas, dentro das luminárias, para as operadoras de telefonia móvel.

As redes de quinta geração são apontadas como uma infraestrutura com potencial de revolução, tanto para a indústria 4.0 quanto para o processo de transformação de municípios rumo às Cidades Inteligentes. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Anatel – Agência Brasileira de Telecomunicações e ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial)



Confira as

Últimas notícias

Feirão do Imposto conscientiza sobre impactos da carga tributária

Com o tema "Dígitos que sufocam", a campanha deste ano movimenta empresas da região para mostrar como a elevada carga tributária pode ser sufocante para os cidadãos e para a economia como um todo

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a agenda de encontros de nucleados e atividades de educação empresarial da ACIJS

Inovação e gestão com foco nas pessoas faz organizações crescerem com sustentabilidade

Empresário falou sobre estratégias que levaram a Duas Rodas a posições de liderança nos segmentos em que atua no mercado internacional

Imposto de Renda: recursos de doações podem ajudar projetos sociais na região

ACIJS incentiva contribuintes da região a destinarem recursos do Imposto de Renda em apoio a projetos sociais

Jaraguá do Sul já encaminhou mais de 250 toneladas de doações ao RS

Novamente o município e região demonstram capacidade de mobilização da comunidade em torno da solidariedade

SC quer elevar participação do PIB para 10% no setor de tecnologia, até 2030

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett destacou importância do alinhamento do setor produtivo com as políticas do estado na área da inovação

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira destaques da agenda da ACIJS

Geração de valor nas organizações é tema do Encontro Empresarial

Evento com palestra do presidente da Duas Rodas, Leonardo Zipf, é aberto a empresários e comunidade em geral

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado

Governo do Estado mantém expectativa de mais intensidade dos trabalhos na Ponte do Portal, e segue com previsão de entrega da travessia duplicada até novembro

Jaraguá do Sul se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

ACIJS se integra no apoio a vítimas das chuvas, com participação do Núcleo de Voluntariado Corporativo e Núcleo das Transportadoras

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar