27 de maio de 2017

Projeto Jaraguá 2026 traz vídeo para debater situação do lixo no Vale do Itapocu

Quando se fala em lixo, a primeira coisa que se percebe é que a conta nunca fecha. No setor público, a palavra que se destaca é déficit no serviço de tratamento de resíduos sólidos. Para as cooperativas que fazem a destinação de materiais recicláveis, as reclamações vão do pouco incentivo público a falta de conscientização da população ao separar o lixo.

O Jaraguá 2026, no quinto episódio da série, aborda justamente o tema do lixo para mostrar como está a situação na região do Vale do Itapocu. Gilmar Moretti, ex-presidente da ACIJS e idealizador do projeto, mostra o caminho que o nosso lixo de cada dia percorre até chegar no destino final e convida a população a refletir sobre isso.

“Muitas pessoas me dizem que não adianta separar o lixo pois tudo vai parar no mesmo lugar, e eu queria ver in loco como funcionava tudo isso”, comenta Gilmar Moretti sobre o tema escolhido. “Mudei minha maneira de ver o lixo depois de conhecer pessoalmente o que acontece com ele desde o momento que sai das nossas casas até o ponto final.”

Algumas das imagens mais impactantes são as do aterro de Mafra, destino do lixo comum de quatro das cinco cidades da região. Para a cidade do Planalto Norte Catarinense, a mais de cem quilômetros de distância de Jaraguá do Sul, vão enviadas diariamente dez carretas carregadas de lixo – o lixo de Jaraguá, Guaramirim, Schroeder e Corupá. O filme também apresenta a realidade de uma cooperativa de recicláveis e convida as pessoas a fazerem a compostagem em casa.

“É um ‘problema’ que tem grandes possibilidades e, às vezes, a solução passa por ações simples. Cada vez mais percebemos que a mudança da cidade que queremos começa com as escolhas que fazemos em casa, nas situações mais simples do dia a dia”, resume Moretti.

O projeto

Jaraguá do Sul 2026 é um documentário longametragem a ser lançado quando Jaraguá completar 150 anos. Até lá, o Escritório de Cinema está mapeando temas que refletem diretamente na vida da população e convida as pessoas a participarem com sugestões, e fotos e vídeos antigos.

O projeto foi lançado em junho do ano passado, quando Jaraguá do Sul comemorou 140 anos, e trouxe imagens do centenário do município. O segundo episódio, de janeiro de 2017, abordou o tema lazer, com destaque para os parques. Em março, Gilmar Moretti circulou pelas ciclovias de Jaraguá do Sul para falar sobre o trânsito e as opções de mobilidade urbana. Os três episódios anteriores somam 90 mil visualizações.

O quarto episódio transformou a visita aos túneis do Morro do Vieira na porta de entrada para abordar a duplicação da BR-280. Mais de 300 mil pessoas acompanharam o vídeo que mostrou o andamento das obras entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, iniciadas em 2014 e reivindicadas pela região há três décadas.

Os vídeos são publicados na página www.facebook.com/jaraguadosul2026 e também no canal do Youtube da produtora Escritório de Cinema www.youtube.com/user/escritoriodecinema. (Com informações do Escritório de Cinema)

UNISOCIESC

Av. Getúlio Vargas, 268 - Centro, Jaraguá do Sul - SC, 89251-970 Fone: (47) 3307-5013 O desconto será no montante de 10% para cursos de curta duração e pós-graduação lato sensu e 20% para cursos de graduação.

Curso e Colégio Conexão

Rua Seme Mattar, 154 , Baependi Fone: (47) 3376-4040 Para associados da ACIJS, seus colaboradores e parceiros o ENSINO MÉDIO terá desconto de 30% desconto nas mensalidades + 10% para pagamento realizado até a data de vencimento. Para o PRÉ-VESTIBULAR, o desconto será de 35% nas mensalidades pagas até o vencimento. Essa campanha terá vigência até 31/12/2018.

Supera Ginástica para o Cérebro

Rua: Luiz Kienen, 43 - Centro - Jaraguá do Sul Fone: (47)3054-4754 Desconto de 10% para palestras, workshops e treinamentos de curta duração e 20% na modalidade de curso presencial para associados da ACIJS.

Centro Universitário Internacional UNINTER

Rua Marina Frutuoso, 388 - Centro Fone: (47) 3054-1892 Desconto de 10% nas modalidades EAD e Presencial para empresas associadas da ACIJS

Quirocorp

R: João Bustchardt, 84 - Centro Guaramirim Fone: (47)3085-8678 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

TEVAH

Jaraguá do Sul Park Shopping Fone: (47) 3374-1167 Desconto de 12% para Associados da ACIJS.