Arquivos para Imprensa

• ou •
16 de maro de 2018

Projeto de criação de via gastronômica pode estimular turismo regional


A aprovação de projeto de lei que define a Rua Epitácio Pessoa como via gastronômica do município, pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, pode trazer impulso para o setor.

De acordo com o vereador Jaime Negherbon, autor do projeto aprovado por maioria, a intenção é proporcionar condições ao desenvolvimento desta atividade econômica, com a criação de um eixo de turismo gastronômico no município, a exemplo do que ocorre em outras cidades.

Trata-se de uma medida positiva, na medida em que oferece grande potencial para a geração de empregos e renda, podendo por meio de investimentos na oferta de opções à população e a visitantes trazer aumento da arrecadação ao município.

Especialistas da área indicam que o turismo é um importante gerador de recursos a partir do momento em que os roteiros de visita agregam elementos como a cultura, etnia e a gastronomia - no ano passado, dos 880 eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos, mais de 100 foram destinados à valorização da gastronomia.

Santa Catarina não é exceção neste contexto. Pelas suas características, o Estado concentra grande potencial no turismo gastronômico associado às demais atrações que têm atraído visitantes de todo o Brasil e do exterior. De acordo com o IBGE, durante os três meses da temporada de verão 2017/2018 - dezembro, janeiro e fevereiro - Santa Catarina atraiu 2,5 milhões de turistas que geraram R$ 10,1 bilhões na economia estadual.

Para o Núcleo de Hospitalidade ACIJS-APEVI, a criação do conceito de vias gastronômicas é uma decisão acertada no sentido de estimular o setor, ao lado da infraestrutura que o setor público deve oferecer para a consolidação de empreendimentos, e de ações de capacitação e melhoria que já são desenvolvidas em parceria com o SEBRAE/SC, como é o caso do projeto Food Experience.

"É uma iniciativa fundamental para a cidade porque soma a muitos esforços que são feitos para que a gastronomia seja inserida como produto turístico. Cidades que têm um olhar diferenciado, que trabalham o setor como um elemento que agrega às outras atividades voltadas ao turismo, ganham mais potencialidade nas suas economias", assinala Cintia Buzian, coordenadora do Núcleo de Hospitalidade, lembrando a realização da primeira edição do Festival Degusta Jaraguá, em junho próximo, como mais uma atração regional.

Empresas Conveniadas

  • Sicredi
    Sicredi

    R. Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 129 - Centro, Jaraguá do Sul - SC, 89251-201 Fone: (47) 3055-0089 O desconto vigorará para financiamentos e empréstimos para empresas associadas da ACIJS.

  • UNISOCIESC
    UNISOCIESC

    Av. Getúlio Vargas, 268 - Centro, Jaraguá do Sul - SC, 89251-970 Fone: (47) 3307-5013 O desconto será no montante de 10% para cursos de curta duração e pós-graduação lato sensu e 20% para cursos de graduação.

  • Centro Universitário Internacional UNINTER
    Centro Universitário Internacional UNINTER

    Rua Marina Frutuoso, 388 - Centro Fone: (47) 3054-1892 Desconto de 10% nas modalidades EAD e Presencial para empresas associadas da ACIJS

  • Consultório Odontológico Dr. Nilson Soares
    Consultório Odontológico Dr. Nilson Soares

    R: Reinoldo Rau, 238 - Centro Fone: (47) 3275-3031 Desconto a partir de 5% para Associados da ACIJS.

  • SEIFERT
    SEIFERT

    Av. Mal. Floriano Peixoto - Centro, Jaraguá do Sul - SC Fone: (47) 3371-1911 O desconto será no montante de 6% calculado sobre o valor bruto dos serviços vendidos pela conveniada para os beneficiários, exceto em produtos tabelados pelos fabricante.

  • Bonnax Distribuidora
    Bonnax Distribuidora

    Rua Bahia, 163 - Anita Garibaldi, Joinville. Fone: (47) 3278-1150 Desconto de 12,4% para empresas associadas ACIJS.