Arquivos para Imprensa

• ou •
23 de outubro de 2017

Programa Trânsito Mais Seguro comemora sucesso de ações de conscientização

Qualquer morte a menos nas estatísticas de acidentes de trânsito deve ser motivo de comemoração.

Para o comitê do Programa Trânsito Mais Seguro, alcançar o índice de 62% a menos nos registros de óbitos em pouco mais de um ano de trabalho, demonstra que ações que não sofram interrupções a cada mudança na gestão pública é o caminho para resultados cada vez melhores em favor da vida.

O recado foi deixado por Rolf Dieter, coordenador do comitê, durante apresentação do balanço de atividades na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul no começo da semana. Participando da plenária da ACIJS e APEVI, o grupo relacionou as ações realizadas desde agosto do ano passado, quando o comitê foi criado, os indicadores obtidos e as próximas iniciativas.

“O que este comitê conseguiu até aqui é uma prova inequívoca da capacidade de mobilização da comunidade, através do engajamento voluntário de mais de 30 entidades representando vários segmentos, ao lado da Polícia Militar, Polícia Civil e da Prefeitura, como organismos do setor público”, diz Rolf Dieter. Embora segurança no trânsito sempre seja tema recorrente, explica, as campanhas ocorriam no município de maneira isolada e acabavam não atingindo o objetivo central de conscientização no médio e longo prazo.

A formação do comitê surgiu como proposta para que o assunto merecesse atenção permanente. “A ideia é pensar a educação no trânsito como um todo, mesmo que a estratégia tenha um enfoque mais urbano, porém entendemos que este é um esforço que pode acabar reverberando para um comportamento em todas as situações”, assinala Rolf Dieter ao destacar também o apoio de todas os veículos de comunicação e as mídias que representam, além das redes sociais, para a propagação das mensagens.

Para fazer chegar as mensagens aos usuários do trânsito – motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres – o comitê trabalhou as principais situações geradoras de acidentes. As peças abordaram temas como uso do celular e direção, alcoolismo ao volante, excesso de velocidade e desobediência à sinalização, sempre utilizando imagens impactantes, dados estatísticos e testemunhais de vítimas ou de familiares das vítimas. Para sensibilizar todas as camadas sociais, os trabalhos contam com o envolvimento de crianças em idade escolar, trabalhadores e as empresas. “A família é o começo de tudo, neste sentido as escolas e os pais ajudam muito, assim como as instituições de ensino e as empresas, para que a mensagem atinja todos os públicos”.

O balanço de pouco mais de um ano de atividades mostra que houve uma redução de 62% no número de vítimas fatais, considerando os óbitos no local do acidente e na comparação entre o primeiro semestre de 2016 (13 mortes) e o primeiro semestre de 2017 (5 mortes).

"É um dado que nos motiva ainda mais para que tenhamos a consciência de que a sociedade está fazendo a sua parte até quem sabe o dia em que as estatísticas apontem zero mortes", completa Rolf Dieter. Neste sentido, além de intensificar o trabalho educativo, uma das consequências do programa será a ativação do Observatório de Trânsito, uma instância que se dedicará ao acompanhamento científico, tendo como base as informações e uso de metodologias para tornar ainda mais consistentes a atuação do Programa Trânsito Mais Seguro.

Empresas Conveniadas

  • Odonto Jaraguá
    Odonto Jaraguá

    Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 1188 – Sala 301 - Centro Fone: (47) 3276-1664 Desconto de 20% para empresas, a partir de 5 usuários.

  • Anhanguera
    Anhanguera

    Rua Major Júlio Ferreira, s/n – Vila Lalau Fone: (47) 2107-4700 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • Católica de Santa Catarina
    Católica de Santa Catarina

    Rua dos Imigrantes, 500 - Rau Fone: (47) 3275-8200 Desconto de 15% para associados da ACIJS nos cursos da modalidade a distância - EAD.

  • TEVAH
    TEVAH

    Jaraguá do Sul Park Shopping Fone: (47) 3374-1167 Desconto de 12% para Associados da ACIJS.

  • SEIFERT
    SEIFERT

    Av. Mal. Floriano Peixoto - Centro, Jaraguá do Sul - SC Fone: (47) 3371-1911 O desconto será no montante de 6% calculado sobre o valor bruto dos serviços vendidos pela conveniada para os beneficiários, exceto em produtos tabelados pelos fabricante.

  • Laboratório Lenzi
    Laboratório Lenzi

    Rua Emílio Carlos Jourdan, 140 - Centro Fone: (47) 3371-6524 Desconto de até 44% nos serviços para associados da ACIJS.