Arquivos para Imprensa

• ou •
31 de agosto de 2017

Professor chileno visita Jaraguá do Sul e enaltece estrutura da rede de ensino

O professor-doutor Maurício Pino Yancovic, da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile, esteve em Jaraguá do Sul nesta semana a convite da Secretaria de Educação do município.

Com doutorado em Políticas Educativas, o professor Mauricio Pino Yancovic é pesquisador do Centro de Estudos de Políticas de Educação daquele país e veio ao Brasil para participar do Congresso Nacional de Educação, promovido pela PUC do Paraná, em Curitiba. Aproveitando a estada no Brasil, veio conhecer o município.

O professor chileno acompanhou a visita que as diretoras Quelis Regina Stringari Deretti e Inês Hable Petry e também as professoras Djeniffer Dombrowicz Vasques e Silvana Aparecida Bueno Beil, realizaram ao Chile em junho como vencedoras do Prêmio Educador Nota 1000.

Além de se encontrar com o prefeito Antídio Lunelli e com o secretário Rogério Jung, ele visitou as escolas Erich Blosfeld (Ilha da Figueira) e Renato Pradi (São Luís), e dois CMEIs – Alexander Enke (Amizade) e Jader Marcolla (Água Verde).

Na ACIJS, acompanhado do diretor de ensino da Secretaria de Educação, Antônio de Souza Júnior, o professor chileno foi recebido pelo diretor executivo Paulo Onildo Matos. O educador disse que ficou bem impressionado com a estrutura que encontrou nas escolas e creches da rede pública de Jaraguá do Sul.

Comentou, entretanto, que uma questão sempre preocupante é quanto à formação dos educadores em princípios de gestão. Mas acrescentou que de maneira geral esta é uma realidade comum aos países latino-americanos.

Por isto, o Chile tem investido muito na qualificação da docência e dos gestores educacionais, trabalho ao qual ele tem se dedicado em sua área de pesquisa. Uma das ideias que surgiu como evolução dos contatos entre Jaraguá e Chile, segundo o diretor de ensino da Secretaria de Educação, é no sentido de estreitar parcerias para cursos de capacitação com instituições reconhecidas nesta área.

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • O Correio do Povo - Jornal
    O Correio do Povo - Jornal

    Rua Avenida Prefeito Waldemar Grubba, 1400 - Vila Baependi Fone: Fone: (47) 2106-1919 Associados da ACIJS ganham 70% de desconto (válido para novos clientes e/ou inativos há mais de doze meses)

  • Porcelana Festas
    Porcelana Festas

    Rua Expedicionário Cabo harry Hadlich, 358 - Centro Fone: (47)3273-2673 Desconto de 10% nos serviços para associados da ACIJS.

  • JJW Informática
    JJW Informática

    Rua Aracajú, 304 - Centro - Timbó - Santa Catarina Fone: (47) 3382-0629 Desconto de 10% na aquisição de nossos produtos para Associados da ACIJS.

  • Agemed Saúde S.A.
    Agemed Saúde S.A.

    Rua Jorge Czerniewicz, 99 - Czerniewicz Fone: (47) 3374-5953 Desconto de 5% para Associados da ACIJS.

  • Quirocorp
    Quirocorp

    R: João Bustchardt, 84 - Centro Guaramirim Fone: (47)3085-8678 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • Yázigi Internexus
    Yázigi Internexus

    Rua Presidente Epitácio Pessoa, 555 – Centro Fone: (47) 3055-0703 Desconto de 8% para Associados da ACIJS.