31 de agosto de 2017

Presidente da ACIJS avalia vinda de equipe do Blue Zones a Jaraguá do Sul

O presidente da ACIJS, Giuliano Donini, faz avaliação positiva da vinda a Jaraguá do Sul, durante a semana, de uma equipe do Blue Zones Project.

Diretores da organização norte-americana e seus representantes no Brasil visitaram a cidade e cumpriram uma agenda organizada pela FIESC, por meio do SESI, Prefeitura e ACIJS, com o objetivo de conhecer o município e as iniciativas que a comunidade realiza visando à melhoria da qualidade de vida e a elevação dos indicadores de longevidade da população.

Durante os três dias do roteiro, os técnicos e dirigentes do Blue Zones Project e da empresa Healthways receberam informações e conheceram in loco várias iniciativas que Jaraguá do Sul já desenvolve na área da mobilidade social. Estiveram em Jaraguá do Sul Michael Acker (vice-presidente da Blue Zones), Sthephen Sachteben (vice-presidente da Healthways), Nicolas Toth Jr. (diretor geral para a América Latina), Ângela Xavier (gerente da Healthways no Brasil), Laura Barker (diretora executiva) e André Gibrail (diretor de operações no Brasil).

A organização internacional é dedicada a pesquisas sobre a longevidade da população, analisando os hábitos e comportamentos de habitantes de regiões com expectativa de vida superior à média e seleciona cidades para receber o selo Blue Zone. Jaraguá do Sul foi pré-selecionada e é a primeira cidade da América Latina indicada para participar do estudo graças às características empreendedora, forte cultura de associativismo e pelos seus indicadores de desenvolvimento humano na saúde, educação, cultura, bem-estar e segurança.

"É um projeto muito positivo que nos permitiu perceber que Jaraguá do Sul se identifica com os princípios que orientam o Blue Zones. Ficou claro que Jaraguá é uma cidade que apresenta uma capacidade histórica de organização da comunidade em vários setores, na perspectiva de melhor qualidade de vida, mas sempre entendendo que é possível fazer mais", assinala o empresário.

O presidente da ACIJS destaca que na compilação de informações, apresentada no encontro com os representantes do Blue Zones, fica claro que a cidade apresenta iniciativas positivas, mas tão comuns na rotina das entidades que muitas vezes as pessoas não se dão conta do volume e do alcance das atividades e nem sempre são do pleno conhecimento da própria comunidade.

"O alinhamento de tudo o que já se faz, e a sistematização do trabalho que os vários entes desenvolvem são necessários para que as ações possam ser ainda mais potencializadas", diz Giuliano. Lembra que o Blue Zones considera a mudança de hábitos de vida como ponto de equilíbrio para a longevidade, não pela quantidade de anos que alguém pode viver, mas sim pela qualidade dos anos que alguém possa viver, de maneira a aproveitar a vida com aquilo que satisfaz o indivíduo seja no lazer, na atividade produtiva ou com o trabalho voluntário.

Conheça o Blue Zones Project >> https://youtu.be/DqBhp-5SpZY

Na apresentação no Centro Empresarial e nas visitas que fizeram - um roteiro que incluiu o Centro Cultural da SCAR, Distrito de Inovação, Católica SC, Parque Malwee, Chiesetta Alpina, Morro Boa Vista, WEG, Duas Rodas, Igreja Luterana, Matriz São Sebastião, instalações do SESC, SESI, SENAI, Bombeiros Voluntários, Hospital São José e 14º Batalhão PM, entre outros - os técnicos e diretores do Blue Zones reconheceram que a cidade faz jus às referências de bons indicadores.

Sobre a possibilidade de Jaraguá do Sul receber o Selo Blue Zones, Giuliano Donini acentua que há outras etapas a serem cumpridas, mas ressalta que o objetivo principal é despertar nos setores ativos da comunidade o sentimento de que o trabalho de mobilização e de envolvimento de todos deve ser cada vez mais intensificado.

"O reconhecimento do Blue Zones sem dúvida tem um simbolismo importante no sentido de mostrar que todo o esforço da comunidade historicamente se mostra positivo quanto a um desenvolvimento harmonioso. O desafio é preservar o que conquistamos e ampliarmos os indicadores, com a participação de cada segmento defendendo sua posição, mas buscando sempre o melhor para a comunidade da qual todos nós fazemos parte. Este não é um projeto de grupos ou de entidades, é um projeto de toda a comunidade”, completa.

ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul
(47) 3275-7000 / [email protected] / www.twitter.com/acijs

Quirocorp

R: João Bustchardt, 84 - Centro Guaramirim Fone: (47)3085-8678 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

General Motors - UVEL

Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 557 - Centro Fone: (47) 3274-4444 - Descontos especiais para Vendas Diretas Fábrica-Empresa de até 26% para Associados da ACIJS.

Curso e Colégio Conexão

Rua Seme Mattar, 154 , Baependi Fone: (47) 3376-4040 Para associados da ACIJS, seus colaboradores e parceiros o ENSINO MÉDIO terá desconto de 30% desconto nas mensalidades + 10% para pagamento realizado até a data de vencimento. Para o PRÉ-VESTIBULAR, o desconto será de 35% nas mensalidades pagas até o vencimento. Essa campanha terá vigência até 31/12/2018.

Laboratório Lenzi

Rua Emílio Carlos Jourdan, 140 - Centro Fone: (47) 3371-6524 Desconto de até 44% nos serviços para associados da ACIJS.

O Correio do Povo - Jornal

Rua Avenida Prefeito Waldemar Grubba, 1400 - Vila Baependi Fone: Fone: (47) 2106-1919 Associados da ACIJS ganham 70% de desconto (válido para novos clientes e/ou inativos há mais de doze meses)

Católica de Santa Catarina

Rua dos Imigrantes, 500 - Rau Fone: (47) 3275-8200 Desconto de 15% para associados da ACIJS nos cursos da modalidade a distância - EAD.