Arquivos para Imprensa

• ou •
22 de maio de 2017

Observatório da Indústria e Portal Setorial auxiliam empresas no mercado

Desenvolvidos como ferramentas para a tomada de decisões de empresas de todos os segmentos do setor produtivo, o Observatório da Indústria e o Portal Setorial foram apresentados pela FIESC - Federação das Indústrias de Santa Catarina nesta segunda-feira a empresários da região do Vale do Itapocu, durante encontro na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul. Fernando Richartz, analista de inteligência do Observatório da Indústria, detalhou como o portal está estruturado e os níveis de informações à disposição da indústria além de apresentar uma síntese do quadro econômico de Santa Catarina em seus principais indicadores.

Fernando disse que o Observatório da Indústria e o Portal Setorial surgiram como necessidades dos empresários em contar com informações quer permitissem decisões rápidas. Para colocara em prática o projeto, foram realizados encontros de levantamentos de dados dos vários segmentos econômicos e quais as necessidades das empresas para a melhoria da capacidade competitiva do Estado. Como parte do PDIC - Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense, cerca de 1.600 empresários que apontaram as demandas em todas as regiões que, alinhadas ao trabalho de técnicos da Federação das Indústrias deram a base para a criação do Portal Setorial.

"Basicamente, se trata de um meio de informação rápida que leva ao empresário as informações atualizadas para que ele possa decidir de maneira objetiva. Seja um dado estatístico, uma tendência de mercado, as oportunidades de investimentos, de exportação, todos os dados que são necessários ao desenvolvimento de um negócio, mas de maneira didática e de graça, com o suporte da FIESC", explica Fernando Richartz. O acesso pode ser feito por meio de um cadastro no site www.portalsetorialfiesc.com.br, que pode ser feito em computadores, smartphones e tablets.

O presidente da ACIJS Giuliano Donini destacou a importância que representa às empresas contarem com meios rápidos de informação como o Observatório da Indústria e o Portal Setorial. O empresário se disse um entusiasta do projeto liderado pela FIESC, destacando o esforço da entidade em ir além da representatividade e buscar o contínuo desenvolvimento da economia catarinense.

"Precisamos sempre valorizar iniciativas como esta que agregam maior qualidade nos negócios, entendendo que uma economia não é sustentada somente pela indústria, mas por todas as categorias de negócios, do comércio, a agricultura, da área de serviços. A FIESC tem esta percepção de que o setor produtivo como um todo ganha muito quando pode contar com informações precisas para o dia a dia das empresas, de maneira rápida e simplificada, mas com eficiência", ponderou.

Para o vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itappocu, Célio Bayer, o alinhamento de informações é um recurso estratégico relevante para todas as empresas, independente do porte e do segmento em que atuam. "Não só as grandes empresas ganham muito com as informações que vão ajudar no seu planejamento, mas especialmente as micro e pequenas empresas porque é este segmento, que representa 98% dos negócios em Santa Catarina, que formam as cadeias produtivas", assinala Bayer.

A apresentação do Observatório da Indústria na reunião semanal da ACIJS-APEVI faz parte da Semana da Indústria, que a FIESC realiza em todo o Estado. Além de um workshop que apresentou a ferramenta a representantes de empresas da região e da participação na plenária no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, a programação organizada pela vice-presidência regional da FIESC no Vale do Itapocu também envolve a palestra como "Saúde como fator de competitividade nas empresas", nesta terça-feira (23), pelo diretor regional do SESI Jefferson Galdino na plenária da ACIAG – Associação Empresarial de Guaramirim; e a palestra "Inovação e Educação", com o executivo da empresa Duas Rodas Steven Rumsey, no dia 30, na plenária da ACIAS – Associação Empresarial de Schroeder.

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Porcelana Festas
    Porcelana Festas

    Rua Expedicionário Cabo harry Hadlich, 358 - Centro Fone: (47)3273-2673 Desconto de 10% nos serviços para associados da ACIJS.

  • ALLCET Educacional
    ALLCET Educacional

    Rua Max Wilhelm, 391 - Vila Baependi Fone: (47) 3054-4474 Desconto de 15% em cursos para associados da ACIJS.

  • Católica de Santa Catarina
    Católica de Santa Catarina

    Rua dos Imigrantes, 500 - Rau Fone: (47) 3275-8200 Desconto de 15% para associados da ACIJS nos cursos da modalidade a distância - EAD.

  • Curso e Colégio Conexão
    Curso e Colégio Conexão

    Rua Seme Mattar, 154 , Baependi Fone: (47) 3376-4040 Para associados da ACIJS, seus colaboradores e parceiros o ENSINO MÉDIO terá desconto de 30% desconto nas mensalidades + 10% para pagamento realizado até a data de vencimento. Para o PRÉ-VESTIBULAR, o desconto será de 35% nas mensalidades pagas até o vencimento. Essa campanha terá vigência até 31/12/2018.

  • ABF - Auto Mecanica
    ABF - Auto Mecanica

    Rua Leopoldo Veloso, 43 - Vila Lenzi Fone: (47) 3371-9159 Desconto será no montante de 5% para associados e 7% para nucleados da ACIJS.

  • Anhanguera
    Anhanguera

    Rua Major Júlio Ferreira, s/n – Vila Lalau Fone: (47) 2107-4700 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.