Arquivos para Imprensa

• ou •
18 de maio de 2017

"Maturidade e prudência", sugere presidente da ACIJS sobre momento do País

O presidente da ACIJS, Giuliano Donini, entende que o momento é de cautela em qualquer reflexão quanto às consequências de novos fatos que surgiram em Brasília diante do envolvimento direto do Presidente da República em conversa com um dos donos da JBS, Joesley Batista, com denúncia em que Michel Temer teria dado aval à compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha, com a participação do deputado Rodrigo Rocha Loures e do senador Aécio Neves.

Em manifestação nesta quinta-feira, dia 18, o empresário disse que embora para a maioria das pessoas nenhum fato novo que tenha relação com denúncias de corrupção no País seja mais motivo de surpresa, diante de tantas suspeitas ou mesmo de situações já apuradas, a menção direta ao nome do presidente Michel Temer nas denúncias traz perplexidade e preocupação porque os fatos teriam ocorrido em março quando, na opinião de Donini, a sociedade tinha percepção de que o país avançava no esclarecimento dos aspectos mais graves que implicaram nos trabalhos da operação Lava jato.

“Com este fato novo é natural que o mercado continue marcado por incertezas, e o que tínhamos como um retomada da confiança na estabilidade econômica poderá depender muito das ações para que tudo seja esclarecido. Mais uma vez precisamos de maturidade e prudência em qualquer avaliação, é necessário que se enfrente esta turbulência e se busque o equilíbrio, ajustando as questões de mercado de maneira a não comprometer os sinais positivos que vinham se apresentando. Independente de qualquer contexto, não podemos desconsiderar que as reformas em discussão são absolutamente necessárias e urgentes para a plena retomada da economia e levar o Brasil ao desenvolvimento social”.

O empresário destaca outro ponto importante a ser esclarecido a informação que circulou dando conta que a JBS teria realizado operações financeiras para tirar proveito do câmbio comprando dólares. “Se realmente isto aconteceu se trata de uma atitude inadmissível, um comportamento preocupante no momento em que a sociedade cobra dos políticos princípios éticos e de responsabilidade com o país, e se torna refém de empresas que se utilizam do tráfico de influências para manipular o mercado. Sendo um fato comprovado, é preciso uma ação enérgica para coibir este vício”.

Para o presidente da entidade empresarial, é importante louvar também a agilidade do Judiciário, com medidas visando dar transparência às investigações, como o afastamento dos parlamentares envolvidos com as denúncias, suspendendo seus mandatos na Câmara Federal e no Senado.

“As instituições devem neste momento demonstrar capacidade de discernimento para que este período crítico seja superado e não implique em prejuízos à imagem do país e na definição de uma agenda positiva para a sua estabilidade política e econômica”, afirma Giuliano. Segundo ele, a situação requer que se leve em conta muito mais do que bandeiras partidárias ou crenças ideológicas, as atitudes que demonstrem valor de caráter, de compromisso com a sociedade e que valorizem o senso de justiça, o esforço e a meritocracia pelo trabalho.

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Católica de Santa Catarina
    Católica de Santa Catarina

    Rua dos Imigrantes, 500 - Rau Fone: (47) 3275-8200 Desconto de 15% para associados da ACIJS nos cursos da modalidade a distância - EAD.

  • UNISOCIESC
    UNISOCIESC

    Av. Getúlio Vargas, 268 - Centro, Jaraguá do Sul - SC, 89251-970 Fone: (47) 3307-5013 O desconto será no montante de 10% para cursos de curta duração e pós-graduação lato sensu e 20% para cursos de graduação.

  • ALLCET Educacional
    ALLCET Educacional

    Rua Max Wilhelm, 391 - Vila Baependi Fone: (47) 3054-4474 Desconto de 15% em cursos para associados da ACIJS.

  • Centro Universitário Internacional UNINTER
    Centro Universitário Internacional UNINTER

    Rua Marina Frutuoso, 388 - Centro Fone: (47) 3054-1892 Desconto de 10% nas modalidades EAD e Presencial para empresas associadas da ACIJS

  • JJW Informática
    JJW Informática

    Rua Aracajú, 304 - Centro - Timbó - Santa Catarina Fone: (47) 3382-0629 Desconto de 10% na aquisição de nossos produtos para Associados da ACIJS.

  • ABF - Auto Mecanica
    ABF - Auto Mecanica

    Rua Leopoldo Veloso, 43 - Vila Lenzi Fone: (47) 3371-9159 Desconto será no montante de 5% para associados e 7% para nucleados da ACIJS.