Arquivos para Imprensa

• ou •
28 de agosto de 2017

Jaraguá do Sul recebe visita de equipe do projeto internacional Blue Zones

Iniciativa que valoriza ações que contribuem para a elevação da qualidade de vida no planeta, o projeto Blue Zones (Zonas Azuis) incluiu Jaraguá do Sul no roteiro de cidades a serem pesquisadas.

Especialistas do Blue Zones cumprem agenda no município esta semana, incluindo uma apresentação nesta terça-feira (29), às 15h, no Centro Empresarial, e reuniões com lideranças com o objetivo de estabelecer possíveis parcerias com o objetivo de desenvolvimento de ações para a ampliação dos indicadores sociais.

O objetivo do encontro para um grupo de convidados, organizado pela ACIJS, FIESC/SESI e Prefeitura, é apresentar o município ao projeto e com isto tentar trazer para Jaraguá do Sul, o Blue Zones Project, que envolve ações que tem como objetivo elevar o índice de bem-estar da comunidade, com base nas cidades com melhores índices de longevidade do planeta.

A partir de tratativas que vem sendo feitas há algum tempo, surgiu o convite para a vinda da equipe do Blue Zones afim de apresentar a cidade ao movimento internacional, bem como no sentido de permitir que Jaraguá do Suil também conheça o projeto.

Trata-se de uma organização internacional dedicada a pesquisas sobre a longevidade da população, estudando os hábitos e comportamentos de habitantes de regiões com expectativa de vida superior à média, e selecionando cidades para receber o selo Blue Zone.

Jaraguá do Sul é a primeira cidade da América Latina indicada a participar do estudo, como resultado do trabalho que vem sendo realizado há algum tempo pelas entidades integradas ao projeto. O município foi pré-selecionado pelas suas características empreendedora, cultura associativista, e pelos indicadores que apresenta em áreas como saúde, bem-estar, segurança, cultura e educação.

Como resultado do encontro, Jaraguá poderá se credenciar a iniciar um processo que traz benefícios para toda a sociedade, seja em qualidade de vida, longevidade, saúde e produtividade. Como efeito, a comunidade será mobilizada a um incremento ainda maior do voluntariado e de ações integradas que já ocorrem no município envolvendo empresas, instituições organizadas e poder público.

Sobre o Blue Zones

O Jornalista e pesquisador Dan Buttner pesquisou, durante 10 anos, as cidades onde as pessoas tinham as melhores expectativas de vida, e identificou 5 delas, as Blue Zones. Depois disso, desenvolveu um projeto, o Blue Zones Project, para levar o que estas cidades tinham em comum, para outras cidades do mundo.

Hoje as cidades que tem o projeto estão nos EUA, e Jaraguá do Sul, caso o projeto seja viabilizado, poderá ser a primeira cidade na América Latina a receber o Selo Blue Zones.





ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul
(47) 3275-7000 / [email protected] / [email protected]

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Núcleo Especializado em Serviços de Psicologia
    Núcleo Especializado em Serviços de Psicologia

    Rua Guilherme Weege, 50 - Centro Fone: (47) 3374-2417 Descontos para empresas e colaboradores de empresas Associadas a ACIJS.

  • Laboratório Fleming de Análises Clínicas
    Laboratório Fleming de Análises Clínicas

    Rua Guilherme Weege, 202, Centro - Ed. Accord Center Sala 01 Fone: (47)3275-2755 Desconto de 15% para Associados da ACIJS.

  • Laboratório Lenzi
    Laboratório Lenzi

    Rua Emílio Carlos Jourdan, 140 - Centro Fone: (47) 3371-6524 Desconto de até 44% nos serviços para associados da ACIJS.

  • Quirocorp
    Quirocorp

    R: João Bustchardt, 84 - Centro Guaramirim Fone: (47)3085-8678 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • Porcelana Festas
    Porcelana Festas

    Rua Expedicionário Cabo harry Hadlich, 358 - Centro Fone: (47)3273-2673 Desconto de 10% nos serviços para associados da ACIJS.

  • ALLCET Educacional
    ALLCET Educacional

    Rua Max Wilhelm, 391 - Vila Baependi Fone: (47) 3054-4474 Desconto de 15% em cursos para associados da ACIJS.