Arquivos para Imprensa

• ou •
03 de abril de 2017

Integração é vital para sucesso de Centro de Inovação, diz especialista

Ao falar na plenária da ACIJS e APEVI desta segunda-feira (3) sobre o tema “Economia vinculada à inovação”, o vice-presidente da ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, Iomani Engelmann, destacou a importância da articulação e o entendimento entre os representantes das chamadas três hélices que compõem os empreendimentos voltados ao desenvolvimento do setor.

Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, sócio-fundador e diretor de negócios da Pixeon, segunda maior empresa do ramo do Brasil, o especialista abordou aspectos da relevância da tecnologia como princípio indutor do desenvolvimento econômico sustentável. Salientou que a inovação traz para o mercado a possibilidade de mudanças de perfil, caracterizada principalmente por uma nova dinâmica de processos e maior velocidade de adaptação, segundo ele ingredientes fundamentais no ecossistema das empresas de tecnologia.

Iomani Engelmann enfatiza que muitas vezes a inovação não precisa necessariamente estar associada a grandes investimentos ou a tecnologias mais avançadas. Entende que a principal inovação hoje deve ser no modelo de negócio. "Há muitos exemplos de inovações que não exigiram uma grande estrutura. Promovendo um produto ou serviço em que o cliente possa comprar ou acessar de maneira diferente ao que fazia até então, isto já representa uma inovação significativa no mercado", destaca lembrando que mais do que nunca com o uso da tecnologia deve-se pensar globalmente. "Um problema que vivenciamos em nossa cidade pode ser o mesmo enfrentado por outra pessoa em qualquer lugar do planeta".

O presidente da ACIS, Giuliano Donini, reiterou a preocupação da entidade quanto à definição de um conceito integrador do futuro Distrito de Inovação de Jaraguá do Sul. Este conceito, explica o empresário, leva em conta as estruturas que estarão locadas na mesma região do Centro de Inovação, como o Instituto SENAI e o Centro Up, ou no entorno, como é o caso do núcleo de encubação JaraguáTec hoje instalado no campus do Centro Universitário Católica de Santa Catarina.

Atuando de maneira harmônica, observa, este ecossistema será vital para que o empreendimento obtenha êxito. "A inovação aplicada à economia tradicional do município, ao mesmo tempo agregando as novas tecnologias, num ambiente que respeite e fomente o que foi construído até aqui por empreendimentos já consolidados, mas que sempre estiveram na vanguarda em processos inovadores, será determinante”.

Giuliano aponta que o desafio é criar as condições para que as novas gerações de empreendedores de base tecnológica ou os mais tradicionais, encontrem em Jaraguá do Sul um ambiente adequado. “Nossa região sofre com a falta de melhores condições de logística e de infraestrutura, e a inovação pode encurtar distâncias especialmente quando esta inovação necessariamente não se dá sobre algo tangível como um produto, mas sobre um serviço, por exemplo, que acaba também gerando um valor", afirma o presidente da ACIJS.

Para assegurar esta integração entre sociedade e governo, a ACIJS liderou a formatação de um comitê gestor constituído por 12 membros, sendo 4 do poder público, 4 da iniciativa privada e 4 de instituições de ensino.

Iomani Engelmann defende este modelo transparente, para ele vital para a viabilização do empreendimento. "Precisamos contar com este trabalho para que o sistema respeite as culturas e vocações de cada polo e ao mesmo tempo estimulando a entrada de novas empresas no projeto. Esta massa crítica é fundamental para que os Centros de Inovação não se transformem em lugares abandonados ou prédios vazios", avalia Engelmann.




ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul
(47) 3275-7000 / [email protected] / www.twitter.com/acijs

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Curso e Colégio Conexão
    Curso e Colégio Conexão

    Rua Seme Mattar, 154 , Baependi Fone: (47) 3376-4040 Para associados da ACIJS, seus colaboradores e parceiros o ENSINO MÉDIO terá desconto de 30% desconto nas mensalidades + 10% para pagamento realizado até a data de vencimento. Para o PRÉ-VESTIBULAR, o desconto será de 35% nas mensalidades pagas até o vencimento. Essa campanha terá vigência até 31/12/2018.

  • JJW Informática
    JJW Informática

    Rua Aracajú, 304 - Centro - Timbó - Santa Catarina Fone: (47) 3382-0629 Desconto de 10% na aquisição de nossos produtos para Associados da ACIJS.

  • O Correio do Povo - Jornal
    O Correio do Povo - Jornal

    Rua Avenida Prefeito Waldemar Grubba, 1400 - Vila Baependi Fone: Fone: (47) 2106-1919 Associados da ACIJS ganham 70% de desconto (válido para novos clientes e/ou inativos há mais de doze meses)

  • Odonto Jaraguá
    Odonto Jaraguá

    Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 1188 – Sala 301 - Centro Fone: (47) 3276-1664 Desconto de 20% para empresas, a partir de 5 usuários.

  • Anhanguera
    Anhanguera

    Rua Major Júlio Ferreira, s/n – Vila Lalau Fone: (47) 2107-4700 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • Católica de Santa Catarina
    Católica de Santa Catarina

    Rua dos Imigrantes, 500 - Rau Fone: (47) 3275-8200 Desconto de 15% para associados da ACIJS nos cursos da modalidade a distância - EAD.