Arquivos para Imprensa

• ou •
13 de janeiro de 2017

Foco na Educação e na representatividade dão ênfase ao balanço de gestão

O primeiro ano de gestão da atual diretoria é avaliado como um período de reafirmação de valores que a ACIJS mantém desde sua fundação em 1938.

O foco na Educação e no fortalecimento da representatividade da classe empresarial nortearam as ações da entidade, observa o presidente Giuliano Donini. Lembra que, historicamente, a ACIJS sempre atuou pautada em um alinhamento central que considera sua participação como porta-voz de setores produtivos importantes na economia de Jaraguá do Sul e de Santa Catarina, que colocam o município entre os mais importantes polos industriais do Sul do Brasil.

Neste contexto, a ACIJS sempre teve ciência do seu papel na defesa dos interesses dos segmentos que representa, com uma participação superior a 80% de seus associados no valor adicionado de todos os impostos proporcionais à movimentação econômica do município, mas também quanto à responsabilidade social. Esta atuação, portanto, é permeada pela representatividade no associativismo empresarial, mas também na preocupação com a sustentabilidade e no desenvolvimento com qualidade de vida da comunidade.

No que se refere ao posicionamento comunitário, a ACIJS entende que a sociedade organizada deve se manter atuante quanto à atuação dos representantes políticos. Neste sentido, a ACIJS participou de iniciativa do Centro Empresarial de campanha nas eleições deste ano, atuando em dois momentos: propondo aos candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores medidas para a redução de despesas e maior eficiência de gestão na administração pública na cidade, e também estimulando os eleitores para a votação em candidatos ao Poder Legislativo melhor preparados para a função com o slogan “Um vereador para chamar de meu”. Num terceiro momento, alinhada a este mesmo conceito, a campanha buscou envolver a comunidade no acompanhamento do trabalho dos 11 vereadores eleitos para a próxima legislatura, com o lançamento de um conjunto de cartões impressos que trazem o perfil dos vereadores e as principais propostas que apresentaram durante o período eleitoral. Batizada de “Adote um vereador”, a campanha pretendeu estabelecer um vínculo mais efetivo da Câmara de Vereadores e a população.

“Em todas as etapas desta ação a ideia sempre é contribuir de maneira propositiva para que a cidade volte a se posicionar com destaque no estado, agregando qualidade à gestão pública. No caso dos vereadores, mesmo que eventualmente entre os eleitos não esteja o nome que inicialmente escolhemos, que após o pleito que se pense coletivamente, no bem da cidade, adotando um ou até mais vereadores, e assim a comunidade possa acompanhar o trabalho dos parlamentares, conferindo se as suas atitudes vão ao encontro daquilo que entendemos ser positivo para que Jaraguá do Sul se desenvolva com qualidade”, resume Giuliano Donini.

A atual diretoria também dedicou atenção especial à Educação, dando continuidade ao projeto iniciado na gestão anterior de melhoria dos indicadores, por meio de uma ação conjunta com o município. “Buscamos alcançar resultados que refutamos da maior importância para termos cidadãos melhor preparados: a melhor capacitação de professores, a qualificação do ensino em sala de aula, o engajamento dos pais, e a melhoria de condições no ambiente escolar”, explica o presidente, lembrando que o efeito prático é a melhora dos indicadores do IDEB, entre outros aspectos. Este trabalho, mesmo com um tempo ainda relativamente curto de realização, vem apresentando resultados no ensino fundamental, de responsabilidade do município, e a expectativa é de avançar ainda mais, com a inclusão de escolas de nível médio, de responsabilidade do Governo do Estado.

Como resultado de avaliações feitas por uma comissão, depois da escolha em 2015 de professores que se destacaram e receberam como prêmio uma viagem de intercâmbio à Alemanha, em 2016 será concedido o prêmio Educador Nota 1000 que permitirá a professores do município outra viagem de estudos fora do Brasil.

Fortalecimento do associativismo

Junto com temas como educação, saúde, segurança pública e a mobilidade, a ACIJS dedicou atenção à inovação. A entidade acompanha a estruturação do Centro de Inovação, em fase de implementação no município como nas premissas do Distrito de Inovação e da Lei Municipal de Inovação. “Entendemos esta diretriz como caminho para um novo ciclo de desenvolvimento lastreado na economia real, mas voltado para uma visão de médio e longo prazo da matriz econômica local”, afirma Giuliano Donini.

De maneira geral, a atual diretoria – empossada em março deste ano – mantém uma linha de atuação que se caracteriza pela continuidade das ações de diretorias anteriores. Há um alinhamento central, com a renovação destas ações na medida em que as metas são alcançadas, mas preservando a filosofia em três eixos centrais, de estímulo ao empreendedorismo, de valorização e fortalecimento do associativismo, e de incentivo ao voluntariado e ao envolvimento comunitário.

A representação junto aos associados é reforçada pela participação nas plenárias onde são tratados temas de interesse das empresas e comunidade e eventos organizados também pelos Núcleos Setoriais. Neste primeiro ano da atual diretoria, foram realizados mais de 80 eventos e cerca de 40 reuniões plenárias, com público superior a 16 mil pessoas, e um índice de satisfação até novembro de 95%.





ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul
(47) 3275-7000 / [email protected] / www.twitter.com/acijs

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Bonnax Distribuidora
    Bonnax Distribuidora

    Rua Bahia, 163 - Anita Garibaldi, Joinville. Fone: (47) 3278-1150 Desconto de 12,4% para empresas associadas ACIJS.

  • SEIFERT
    SEIFERT

    Av. Mal. Floriano Peixoto - Centro, Jaraguá do Sul - SC Fone: (47) 3371-1911 O desconto será no montante de 6% calculado sobre o valor bruto dos serviços vendidos pela conveniada para os beneficiários, exceto em produtos tabelados pelos fabricante.

  • Odonto Jaraguá
    Odonto Jaraguá

    Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 1188 – Sala 301 - Centro Fone: (47) 3276-1664 Desconto de 20% para empresas, a partir de 5 usuários.

  • Sicredi
    Sicredi

    R. Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 129 - Centro, Jaraguá do Sul - SC, 89251-201 Fone: (47) 3055-0089 O desconto vigorará para financiamentos e empréstimos para empresas associadas da ACIJS.

  • Quirocorp
    Quirocorp

    R: João Bustchardt, 84 - Centro Guaramirim Fone: (47)3085-8678 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • General Motors - UVEL
    General Motors - UVEL

    Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 557 - Centro Fone: (47) 3274-4444 - Descontos especiais para Vendas Diretas Fábrica-Empresa de até 26% para Associados da ACIJS.