Arquivos para Imprensa

• ou •
26 de setembro de 2017

FIESC reforça foco também na atenção a micro e pequena empresa da região

Com foco na saúde do trabalhador, melhoria da qualificação profissional e na gestão das empresas, auxiliando para que alcancem mais produtividade e qualidade, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) apresentou a estrutura que as unidades do SENAI, SESI e IEL colocam à disposição do setor produtivo do Vale do Irapocu.

A apresentação ocorreu durante a plenária da ACIJS e APEVI na segunda-feira, dia 25, com a participação do vice-presidente da região do Vale do Itapocu, Célio Bayer, dos diretores regionais do SESI Jefferson Galdino e do SENAI Osvair Matos, e da coordenadora do IEL Renata Magalhães.

Conforme Célio Bayer, o slogan “Conte a gente”, adotado pela FIESC, reflete a missão da entidade de estar ao lado da indústria catarinense nas suas necessidades, visando contribuir para a elevação dos índices de competitividade.

Além de detalhar o que a entidade coloca à disposição das indústrias, principalmente de micro e pequeno porte, Bayer fez um relato do panorama catarinense. De acordo com o Observatório da Indústria e o Portal Setorial, Santa Catarina concentra atualmente 52 mil indústrias, que empregam 760 mil trabalhadores. Este contingente, que correspondente a 34% da força de trabalho no estado, tem 98% de estabelecimentos de micro e pequeno porte.

Segundo ele, a força deste segmento é expressiva e motivou a criação, há pouco mais de 1 ano, da Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria. Ao lado da representação da média e grande indústria, explica o empresário, o objetivo da Câmara Setorial é atender de modo mais próximo e efetivo as demandas de um segmento que vem ampliando sua participação na geração de postos de trabalho, na arrecadação e na balança comercial.

“Hoje a pequena indústria já exporta com muita qualidade e a intenção é ampliar esta participação ainda mais por meio do Centro Internacional de Negócios da FIESC ou com um apoio nas demandas em relação a legislações e regulações do mercado”, assinala Célio Bayer, que também preside a Câmara.

No relato sobre o perfil de atendimento das unidades, o diretor regional do SESI Jeferson Galdino reforçou que o tratamento para as micro e pequenas empresas é diferenciado. “Do mesmo modo que tempos serviços voltados a média e grande indústria, o objetivo é oferecer soluções ajustadas ao perfil deste segmento que hoje corresponde a 36% dos clientes do SESI na região”, destaca, lembrando que muitos destes serviços são prestados sem custos para as empresas.

A coordenadora do IEL, Renata Magalhães, também reforçou a ênfase a três áreas voltadas à melhoria da competitividade das indústrias: educação, inovação e gestão. O IEL atua desde o suporte às demandas de estágios, como por meio de programas de capacitação executiva, no estímulo a cadeias produtivas e em projetos de melhorias em processos e produção, alguns deles em parceria com o Sebrae. Uma das ações envolve o Núcleo de Inovação, que busca apoiar as empresas no desenvolvimento de projetos de captação em fontes de fomento reembolsáveis e não reembolsáveis. “Hoje contamos com 25 empresas integradas a este núcleo com o objetivo de desenvolver este setor que é fundamental para a maior competitividade”, diz Renata.

Osvair Almeida Matos, diretor regional do SENAI, também destacou as várias atividades para incremento da educação para o mundo do trabalho, na prestação de serviços e na melhoria dos índices de inovação e desenvolvimento tecnológico da indústria regional. “As soluções são customizadas de acordo com o perfil da empresa, auxiliando na otimização dos processos e na melhoria dos resultados. O objetivo é dar respostas às necessidades da indústria em todas as fases da educação, passando pelo ensino técnico e graduações, e oferecendo plataformas tecnológicas que atendam às demandas das empresas”, afirma.

>>>>> Confira a apresentação na plenária na íntegra >>https://youtu.be/yb80T0Ek6ig

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • ABF - Auto Mecanica
    ABF - Auto Mecanica

    Rua Leopoldo Veloso, 43 - Vila Lenzi Fone: (47) 3371-9159 Desconto será no montante de 5% para associados e 7% para nucleados da ACIJS.

  • Anhanguera
    Anhanguera

    Rua Major Júlio Ferreira, s/n – Vila Lalau Fone: (47) 2107-4700 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • Laboratório Fleming de Análises Clínicas
    Laboratório Fleming de Análises Clínicas

    Rua Guilherme Weege, 202, Centro - Ed. Accord Center Sala 01 Fone: (47)3275-2755 Desconto de 15% para Associados da ACIJS.

  • CONEXÃO GESTÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL
    CONEXÃO GESTÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL

    Rua Presidente Epitácio Pessoa, 532 - Centro Fone: (47) 3374-0707 Desconte de 15% sobre o valor bruto dos serviços para associados da ACIJS.

  • FiscALL Soluções
    FiscALL Soluções

    Rua Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 430, sl 8, Centro Fone: (47) 3376-2220 Desconto de 10% em todos os serviços executados para Associados da ACIJS.

  • Núcleo Especializado em Serviços de Psicologia
    Núcleo Especializado em Serviços de Psicologia

    Rua Guilherme Weege, 50 - Centro Fone: (47) 3374-2417 Descontos para empresas e colaboradores de empresas Associadas a ACIJS.