Arquivos para Imprensa

• ou •
31 de julho de 2017

"Desafio permanente é ampliar representatividade", diz presidente da FAMPESC

O presidente da FAMPESC – Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Santa Catarina, Alcides Andrade, fez um relato sobre os cenários no Estado e os desafios para ampliar a representatividade política em favor do segmento, estimulando o seu desenvolvimento em nível nacional.

Participando da plenária da ACIJS e APEVI na segunda-feira, dia 31, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Alcides Andrade destacou o trabalho de mobilização que a FAMPESC vem realizando desde sua fundação em 1985. De uma articulação inicial que surgiu em Blumenau, lembrou, o movimento se expandiu para todo o Estado e hoje congrega 106 municípios catarinenses, onde atuam 20 AMPEs que representam vários setores econômicos da indústria, comércio, serviços e agronegócios.

“Como empreendedores, devemos ter resiliência com os negócios, entendendo as dificuldades em torno deles, mas não com a política”, observou o presidente da FAMPESC ao comentar as dificuldades que o País enfrenta no campo político que interferem na economia.

Entende que as entidades devem se posicionar sempre contra abusos na condução de políticas econômicas e contra a falta de ações que estimulem o setor produtivo. “Nosso papel é o de buscar mudanças na legislação, tornando-as mais flexíveis e que venham ao encontro do estímulo aos segmentos que geram emprego e renda no Brasil”, assinalou, lembrando que as micro e pequenas empresas representam 95% dos negócios.

Alcides Andrade também falou da articulação das entidades, destacando que as MPEs são parceiras das grandes empresas. “É preciso sempre lembrar que as cadeias produtivas são formadas de pequenos negócios que fornecem para as grandes, por isto, a representatividade se completa e atuando juntas tornamos as empresas fortes independente do seu tamanho. O que temos visto há alguns anos é que o agente público nem sempre tem esta visão. O que defendemos é o que está previsto na Constituição, o direito ao tratamento diferenciado e favorecido para as micro e pequenas empresas, por meio de legislações mais flexíveis, redução da burocracia e com programas de financiamentos de recursos em condições que estimulem a produção”, assinala o presidente da FAMPESC.

Outra frente da atuação da FAMPESC, além da defesa de interesses através da articulação política, vem sendo a de incentivo à geração de negócios por meio da criação de projetos setoriais para ativar a economia. Citou eventos como o Pró Negócio, em Brusque, e a Feccat, em Itapema, como oportunidades que surgiram por iniciativa de AMPEs associadas à entidade, possibilitando resultados positivos para as empresas. Além disso, a FAMPESC também vem estimulando a indústria de cerveja artesanal por meio da organização e desenvolvimento da atividade, que já desponta como mais um atrativo de Santa Catarina.

O presidente da APEVI, Marciano Alves, destacou a atuação da FAMPESC e ressaltou que o associativismo é um caminho bem-sucedido para o fortalecimento das empresas de micro e pequeno porte, e da maior inserção dos empreendedores individuais na economia estadual. O empresário lembrou ainda que a FIPES – Feira Industrial de Produtos e Serviços, que ocorre de 15 a 18 de agosto em Jaraguá do Sul, é mais uma oportunidade para o setor e disse que a entidade estuda também um evento voltado para a indústria têxtil e de vestuário, com apoio da entidade estadual.









ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul
APEVI – Associação de Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Vale do Itapocu
(47) 3275-7000 / [email protected] / [email protected]

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Porcelana Festas
    Porcelana Festas

    Rua Expedicionário Cabo harry Hadlich, 358 - Centro Fone: (47)3273-2673 Desconto de 10% nos serviços para associados da ACIJS.

  • ALLCET Educacional
    ALLCET Educacional

    Rua Max Wilhelm, 391 - Vila Baependi Fone: (47) 3054-4474 Desconto de 15% em cursos para associados da ACIJS.

  • Supera Ginástica para o Cérebro
    Supera Ginástica para o Cérebro

    Rua: Luiz Kienen, 43 - Centro - Jaraguá do Sul Fone: (47)3054-4754 Desconto de 10% para palestras, workshops e treinamentos de curta duração e 20% na modalidade de curso presencial para associados da ACIJS.

  • FiscALL Soluções
    FiscALL Soluções

    Rua Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 430, sl 8, Centro Fone: (47) 3376-2220 Desconto de 10% em todos os serviços executados para Associados da ACIJS.

  • ABF - Auto Mecanica
    ABF - Auto Mecanica

    Rua Leopoldo Veloso, 43 - Vila Lenzi Fone: (47) 3371-9159 Desconto será no montante de 5% para associados e 7% para nucleados da ACIJS.

  • Nova Automação e Energia Solar
    Nova Automação e Energia Solar

    R. Manoel Francisco da Costa, 3131 - João Pessoa, Jaraguá do Sul - SC Fone: (47) 3370-1530 O desconto será no montante de 10% (dez por cento) para kit’s Geradores de Energia Fotovoltaica, aplicados a associados ACIJS.