14 de novembro de 2017

Decreto municipal confirma bombeiros voluntários como responsáveis por vistorias

A ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul recebeu comunicação assinada pela arquiteta e urbanista Eliziana dos Reis, gerente de Análise de Edificações da Secretaria de Urbanismo cientificando que por meio do Decreto 11650/2017, assinado pelo prefeito Antídio Lunelli, está regulamentada a adoção do Corpo de Bombeiros Voluntários como entidade responsável pela prevenção contra incêndio no município.

Conforme o ofício, a partir da divulgação do decreto "somente serão liberadas pelo órgão competente da Municipalidade após manifestação prévia do Corpo de Bombeiros Voluntários local", independentemente do uso da edificação ou da atividade, englobando no documento as novas edificações, habite-se e instalações (Regin).

Sobre a corporação

A história de atuação comunitária dos bombeiros voluntários de Jaraguá do Sul começou na década de 1960.

Por inciativa do Lions Clube Internacional, em 1966 a Associação dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul iniciou as atividades em um espaço provisório, junto a empresa Weg. Em 26 de outubro de 1968, foi inaugurada a sede oficial, situada na rua Presidente Epitácio Pessoa, no centro da cidade.

No início contava apenas, com um caminhão, doado pela corporação de Joinville e 17 voluntários.

Depois de 51 anos, a corporação conta com 49 funcionários efetivos e 144 voluntários. A frota é composta por sete ambulâncias, cinco caminhões de combate/resgate e cinco veículos de apoio. Ainda dois caminhões estão sendo preparados para combate.

Em termos de atendimento, o presidente da Corporação, Ivan César Fallgatter, afirmou em agosto, durante Sessão da Câmara de Vereadores, que os números chamam a atenção. De janeiro até o início de agosto foram 5.500 ocorrências. Destas, 3.870 foram de APH (Atendimentos pré-hospitalares). Isso dá uma média de 20, 25 ocorrências diárias. Combates a incêndio, foram 117 chamados até agosto.

Em termos operacionais, até aquele período já foram 4.270 atendimentos (projetos, vistorias de habite-se e vistorias a eventos, entre outros).

Além da sede central, os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul contam com mais três subsedes, localizadas na Barra do Rio Cerro, no João Pessoa e em Nereu Ramos.

Agemed Saúde S.A.

Rua Jorge Czerniewicz, 99 - Czerniewicz Fone: (47) 3374-5953 Desconto de 5% para Associados da ACIJS.

Supera Ginástica para o Cérebro

Rua: Luiz Kienen, 43 - Centro - Jaraguá do Sul Fone: (47)3054-4754 Desconto de 10% para palestras, workshops e treinamentos de curta duração e 20% na modalidade de curso presencial para associados da ACIJS.

ALLCET Educacional

Rua Max Wilhelm, 391 - Vila Baependi Fone: (47) 3054-4474 Desconto de 15% em cursos para associados da ACIJS.

Quirocorp

R: João Bustchardt, 84 - Centro Guaramirim Fone: (47)3085-8678 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

FiscALL Soluções

Rua Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 430, sl 8, Centro Fone: (47) 3376-2220 Desconto de 10% em todos os serviços executados para Associados da ACIJS.

Unimed Jaraguá do Sul

Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1412 - Centro Fone: (47) 2106-2200 Desconto de 5% nos planos para associados da ACIJS.