Arquivos para Imprensa

• ou •
07 de agosto de 2017

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 7 DE AGOSTO DE 2017

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 07 DE AGOSTO DE 2017.
PRESIDÊNCIA: Giuliano Donini
CONVIDADO: Tiago Coelho, Dênis Lunelli e Ana Paula Torquato.
Abrindo a reunião, Giuliano Donini, Presidente da ACIJS deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior. Na sequência fez a leitura das empresas associadas aniversariantes do mês.
OURO DA CASA
Com o objetivo de integrar os 16 núcleos setoriais mantidos pela ACIJS e APEVI, o 1º In Rede é destaque da agenda corporativa de Jaraguá do Sul nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, às 19 horas. O evento ocorrerá no Centro Empresarial e é aberto a empresários e empreendedores de todos os segmentos, profissionais, estudantes e público em geral. Com acesso gratuito, mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3275-7019 e pelo e-mail [email protected]
HOMENAGEM
Dênis Lunelli, diretor-presidente do Grupo Lunelli falou sobre a história da empresa, trajetória no mercado e projeções futuras.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Com formação na área internacional, especialização em gestão estratégica de custos e responsável pelo setor de relações de comércio do Grupo WEG, Ana Paula Torquato comentou os efeitos do Acordo Mercosul-União Europeia, em vias de ser acionado pelos países dos dois blocos, na palestra “Desafios e oportunidades neste novo cenário". Segundo Ana Paula, o ambiente é favorável para as duas partes, mas traz possibilidades promissoras de maneira especial ao Brasil, desde que o país retome o seu crescimento econômico. “Uma economia forte e com abertura para o mercado externo atrai interesses no livre comércio. Empresas com atuação no mercado global podem tirar proveito desta situação, que possibilitará a redução de impostos alfandegários, retiradas de entraves ao comércio de serviços e aprimorando as regras relacionadas a compras governamentais, entre outros aspectos”, assinalou. De acordo com a especialista, as negociações entre Mercosul e União Europeia não são recentes, mas vinham esbarrando em entraves burocráticos. Nos últimos anos, a busca de entendimento ganhou força, e a expectativa é de que um acordo seja formalizado em dezembro. Com a definição, as medidas devem começar a valer a partir de 2019, considerando-se o ambiente político favorável e a abertura de mercado, como forma de enfrentamento à política protecionista do governo dos Estados Unidos. “Há discussões bem adiantadas relacionadas à propriedade intelectual, nas questões tarifárias, nas regras de origem, ou com as exigências sanitárias e fitossanitárias, que sendo resolvidas abrem caminho para que o processo seja consolidado”, comenta Ana Paula. “O acordo vai possibilitar reduções progressivas de tarifas nas importações e exportações, o que pode dar um ganho de competitividade com a desoneração da cadeia produtiva”. Entretanto, explica, o Brasil deve se preparar para enfrentar a concorrência qualificada de empresas europeias, assim como precisa reduzir o custo da produção industrial no país. “O acordo de livre comércio deve estabelecer vantagens para os dois lados, mas o Brasil precisa se ajustar aos padrões globais de eficiência em todas as etapas do processo”.
PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO PLENÁRIA 14/08/2017
Palestra "A reconstrução do setor elétrico: de volta para a prancheta", seguida de workshop abordando os princípios para a reorganização do setor elétrico brasileiro, com base nas propostas do Ministério de Minas e Energia, por Sandro Luiz de Souza, diretor da RBE e relato sobre as atividades de conselhos e comitês municipais com participação de representantes da ACIJS, por Frederico Hulbert, assessoria jurídica do CEJAS
Jaraguá do Sul, 07 de agosto de 2017.

Giuliano Donini
Presidente ACIJS

Marciano Aparecido Alves
Presidente da APEVI



Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Supera Ginástica para o Cérebro
    Supera Ginástica para o Cérebro

    Rua: Luiz Kienen, 43 - Centro - Jaraguá do Sul Fone: (47)3054-4754 Desconto de 10% para palestras, workshops e treinamentos de curta duração e 20% na modalidade de curso presencial para associados da ACIJS.

  • ABF - Auto Mecanica
    ABF - Auto Mecanica

    Rua Leopoldo Veloso, 43 - Vila Lenzi Fone: (47) 3371-9159 Desconto será no montante de 5% para associados e 7% para nucleados da ACIJS.

  • JJW Informática
    JJW Informática

    Rua Aracajú, 304 - Centro - Timbó - Santa Catarina Fone: (47) 3382-0629 Desconto de 10% na aquisição de nossos produtos para Associados da ACIJS.

  • Stronit Soluções em TI
    Stronit Soluções em TI

    Rua Angelo Rubini 711, Sala 4 - Barra do Rio Cerro Fone: (47) 3370-9422 Desconto de 10% sobre consultoria e serviços nas áreas de servidores, backup e segurança da informação para associados da ACIJS

  • Yázigi Internexus
    Yázigi Internexus

    Rua Presidente Epitácio Pessoa, 555 – Centro Fone: (47) 3055-0703 Desconto de 8% para Associados da ACIJS.

  • General Motors - UVEL
    General Motors - UVEL

    Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 557 - Centro Fone: (47) 3274-4444 - Descontos especiais para Vendas Diretas Fábrica-Empresa de até 26% para Associados da ACIJS.