Arquivos para Imprensa

• ou •
04 de setembro de 2017

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 4 DE SETEMBRO DE 2017

PRESIDÊNCIA: Luiz Carlos Buzzarello
CONVIDADO: Jorge Harry Harzer
Abrindo a reunião, Luiz Carlos Buzzarello, Vice-Presidente Financeiro da ACIJS deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior. Na sequência fez a leitura das empresas associadas aniversariantes do mês.
EMPREENDEDORISMO
Jorge Harry Harzer, professor de finanças e de orçamento e coordenador do curso de Administração do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, apresentou resultado de tese de doutorado que aborda os fatores de risco financeiro em projetos de investimentos. O especialista lembrou que o ponto de partida em qualquer projeto de investimento é a realização de uma análise de mercado, considerando todas as variáveis que cercam qualquer aplicação de recursos. "Quando faz algum investimento, seja de qualquer tamanho, o empresário precisa ficar atento para potencializar recursos que está aplicando para que não seja um gasto e sim possibilidade de retorno ao seu negócio. É algo que deve ser bem mensurado, mesmo que nem sempre permita ao investidor uma perspectiva imediata do que ele terá como resultado. Na administração existem meios para que se saiba qual a possibilidade real de retorno, em quanto tempo, mas é prudente também que o empresário leve em conta que tipos de riscos ele corre, se aquele é o momento certo para uma tomada de decisão às vezes tão importante", assinala Jorge Harzer. Segundo a avaliação do professor, "o risco é prerrogativa a qualquer investimento", mas que pode ser minimizado com alguns cuidados. "O estudo que realizamos traz esta dimensão, de que o risco existe, mas por outro lado é possível torná-lo menos crítico se forem tomadas medidas simples e objetivas". Para a elaboração da tese, o pesquisador conheceu projetos de investidores de Jaraguá do Sul e região, em empresas de pequeno, médio e grande porte. Uma das questões-chave, explica Jorge Harzer, é saber como o investidor dimensiona sua capacidade de investimentos, ou seja, o percentual de comprometimento do seu negócio com a aplica de recursos a novos projetos e qual o percentual que está disposto a ter na probabilidade de perda caso o negócio não dê certo.
Jaraguá do Sul, 04 de setembro de 2017.

Luiz Carlos Buzzarello
Vice-Presidente Financeiro da ACIJS

Benyamin Parhan Fard
Vice-Presidente de Relações Institucionais da APEVI



Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Anhanguera
    Anhanguera

    Rua Major Júlio Ferreira, s/n – Vila Lalau Fone: (47) 2107-4700 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • Nova Automação e Energia Solar
    Nova Automação e Energia Solar

    R. Manoel Francisco da Costa, 3131 - João Pessoa, Jaraguá do Sul - SC Fone: (47) 3370-1530 O desconto será no montante de 10% (dez por cento) para kit’s Geradores de Energia Fotovoltaica, aplicados a associados ACIJS.

  • Laboratório Lenzi
    Laboratório Lenzi

    Rua Emílio Carlos Jourdan, 140 - Centro Fone: (47) 3371-6524 Desconto de até 44% nos serviços para associados da ACIJS.

  • Núcleo Especializado em Serviços de Psicologia
    Núcleo Especializado em Serviços de Psicologia

    Rua Guilherme Weege, 50 - Centro Fone: (47) 3374-2417 Descontos para empresas e colaboradores de empresas Associadas a ACIJS.

  • Bonnax Distribuidora
    Bonnax Distribuidora

    Rua Bahia, 163 - Anita Garibaldi, Joinville. Fone: (47) 3278-1150 Desconto de 12,4% para empresas associadas ACIJS.

  • Yázigi Internexus
    Yázigi Internexus

    Rua Presidente Epitácio Pessoa, 555 – Centro Fone: (47) 3055-0703 Desconto de 8% para Associados da ACIJS.