Arquivos para Imprensa

• ou •
26 de maro de 2018

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 26 DE MARÇO DE 2018

PRESIDÊNCIA: Marciano Aparecido Alves
CONVIDADOS: Spyros Achylles Diamantaras e Dionei Hiendlmayer.
Abrindo a reunião, Marciano Aparecido Alves, Presidente da APEVI deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior.

REPRESENTATIVIDADE

Spyros Achylles Diamantaras, gestor de negócios do SEBRAE/SC apresentou o programa GIR - Gestão de Indicadores e Resultados, iniciativa que busca auxiliar as empresas a melhorarem os seus desempenhos de gestão. Segundo ele, com esta ação, os empresários passam a contar com requisitos de avaliação de desempenho que auxiliarão na condução dos seus negócios. Trata-se de um programa bastante completo, que trabalha a parte estratégica e ajuda a definir indicadores de metas e estabelece um plano de crescimento e possibilita melhores oportunidades às empresas que querem atingir resultados eficientes. O programa oferece uma carga de 711 horas/aula, conforme o técnico do SEBRAE equivalente a um MBA, com atividades em sala de aula e consultoria na própria empresa, com o objetivo de permitir ao gestor aprender a monitorar periodicamente seus resultados em diferentes esferas: finanças, marketing, recursos humanos e processos. "É um programa focado na melhoria da gestão que ocorre em todo o Brasil e com 14 turmas em Santa Catarina", assinalou. Através de práticas mensuráveis, as empresas poderão ao final do curso analisar o crescimento de seus negócios, com ganhos reais para o dia a dia. O GIR começa com um Diagnóstico Empresarial Preliminar que irá identificar o perfil da empresa e a possibilidade de participação no programa. A partir daí os selecionados realizam o Plano Empresarial, que traça estratégias e indicadores que irão nortear todo o andamento das ações em cada negócio. Após esta etapa, acontece o aprofundamento nas áreas de gestão e em seguida, a revisão estratégica do negócio e a apresentação da evolução do desempenho, finalizando com um novo plano empresarial traçado com base nas necessidades exclusivas de cada empresa participante. O programa deve ter início no dia 22 de maio e as empresas interessadas em participar podem buscar mais informações junto à APEVI.

GESTÃO FINANCEIRA

O contador Dionei Hiendlmayer explicou os efeitos das medidas de desoneração fiscal pelo governo de Santa Catarina. Ele apresentou os impactos para as empresas a partir de recente decisão da Secretaria de Estado da Fazenda de desonerar a cadeia produtiva do Estado, por meio da revogação no CONFAZ os protocolos que garantiam a cobrança de ICMS devido por substituição tributária (ICMS-ST) para produtos alimentícios, materiais de limpeza e utilidades domésticas. Estas alterações terão efeitos já a partir de 1º de abril, tanto nas operações internas como nas interestaduais que tenham como destino Santa Catarina. Segundo ele, o objetivo do Governo do Estado é excluir a maior parte dos produtos do regime de substituição tributária progressiva (“para frente”) no ICMS. Hoje o Estado tem entre 60% e 70% dos produtos sob o regime do ICMS-ST. O governo quer voltar ao modelo original e manter a substituição tributária apenas para bebidas, cigarros e combustíveis.
PAUTA DA PRÓXIMO PLENÁRIA 02/04/18
Palestra “Segurança Digital Corporativa”, por Raphael Rocha Lopes, advogado com especialização em direito civil, direito digital e compliance. O especialista abordará os novos conceitos aplicados à gestão corporativa e os programas de compliance como ferramentas importantes para que as empresas estejam bem preparadas e em consonância com as evoluções tecnológica e legal.
Relato das atividades desenvolvidas pela APAE – Associação de Amigos e Pais de Excepcionais de Jaraguá do Sul e apresentação da Empresa Ellevo, com sede em Blumenau e atuação no segmento de tecnologia, gestão e controle de atendimento, processos e serviços.

Jaraguá do Sul, 26 de março de 2018.

Tiago Coelho
Vice-Presidente Administrativo da ACIJS

Marciano Aparecido Alves
Presidente da APEVI

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Yázigi Internexus
    Yázigi Internexus

    Rua Presidente Epitácio Pessoa, 555 – Centro Fone: (47) 3055-0703 Desconto de 8% para Associados da ACIJS.

  • JJW Informática
    JJW Informática

    Rua Aracajú, 304 - Centro - Timbó - Santa Catarina Fone: (47) 3382-0629 Desconto de 10% na aquisição de nossos produtos para Associados da ACIJS.

  • Católica de Santa Catarina
    Católica de Santa Catarina

    Rua dos Imigrantes, 500 - Rau Fone: (47) 3275-8200 Desconto de 15% para associados da ACIJS nos cursos da modalidade a distância - EAD.

  • Consultório Odontológico Dr. Nilson Soares
    Consultório Odontológico Dr. Nilson Soares

    R: Reinoldo Rau, 238 - Centro Fone: (47) 3275-3031 Desconto a partir de 5% para Associados da ACIJS.

  • Anhanguera
    Anhanguera

    Rua Major Júlio Ferreira, s/n – Vila Lalau Fone: (47) 2107-4700 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • Quirocorp
    Quirocorp

    R: João Bustchardt, 84 - Centro Guaramirim Fone: (47)3085-8678 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.