Arquivos para Imprensa

• ou •
26 de fevereiro de 2018

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2018

PRESIDÊNCIA: Marciano Aparecido Alves
CONVIDADOS: Renate Jansen, Giovana Hornburg e Eugênio Moretzsohn.
Abrindo a reunião, Marciano Aparecido Alves, Presidente da APEVI deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior. Na sequência fez a primeira chamada para a Assembleia Geral Ordinária da APEVI - AGO. Não havendo quórum suficiente a apresentação da AGO será feita dentro de 30 minutos.
OURO DA CASA
Renate Jansen, coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora e Giovana Hornburg, responsável pela comissão de ações e projetos externos do Núcleo fizeram o lançamento do evento "Mais Mulheres em Ação”. Evento que acontecerá no dia 15 de março próximo com a palestrante Lara Puzzo, às 17h, o Auditório do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul ao valor de R$ 35,00. Do valor arrecadado, 20% serão revertidos em prol da AMA.
SEGURANÇA INDUSTRIAL
Eugênio Moretzsohn, bacharel e mestre em Ciências Militares e Oficial de Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras, especialista em Operações de Inteligência pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e Agência Brasileira de Inteligência, e desde 2012 atuando como consultor de segurança e inteligência palestrou sobre “ Espionagem e contraespionagem industrial”. O coronel Eugênio Moretzsohn, que atua como consultor de segurança e inteligência da FIESC, falou para os empresários sobre os cuidados com o vazamento de informações sigilosas, recomendando que antes de pensar em tecnologia de se cuidar de seus colaboradores. "Não é só uma empresa ou um órgão público que está sujeito à ação criminosa. As redes sociais estão aí, mostrando os locais onde estamos, com quem conversamos, os nossos hábitos e muitas vezes os nossos segredos. O ser humano é o elo mais fraco em qualquer corrente da segurança. Para criar um organismo de segurança interna é necessário um processo quase de evangelização, em que se busca uma consciência quanto a valores que precisam ser preservados, e a discrição é um deles", assinala. Para o especialista, qualquer empresa ou órgão público deve investir não somente em tecnologia, mas principalmente em capacitação de pessoas para que possam resistir ao que ele define como "ataques de engenharia social". Diz que por vaidade ou ingenuidade, muitas pessoas são vulneráveis à sedução e à corrupção, principais pontos de fraqueza para quem atua de maneira profissional na espionagem. "Estamos acostumados a ver no cinema uma realidade que é bem diferente do nosso dia a dia. No cinema prevalece uma parafernália de equipamentos, efeitos especiais, mas na vida comum estamos vulneráveis em um almoço na praça de alimentação de um shopping, onde às vezes falamos alto, num evento onde o álcool nos deixa mais sujeitos a falar além da conta, e até em conversas descontraídas com amigos". No ambiente empresarial, reforça o consultor, um dos problemas mais comuns é com o turnover, que é a rotatividade nas empresas. Embora seja um processo normal no mercado de trabalho, segundo ele é preciso atenção. Recomenda que as empresas façam um monitoramento, pois muitas vezes um funcionário sai ressentido do antigo trabalho e passa a ser um alvo fácil para os operadores da espionagem profissional.
PALAVRA LIVRE SOBRE O TEMA
Adilson Macário perguntou para o palestrante desenvolver um pouco o tema que tange a educação da segurança dentro da empresa. Eugênio exemplificou que o trabalho precisa começar pela educação do colaborador no que tange o tipo de informação que esse profissional pode ter. O Consultor fez uma correlação ao Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que funciona muito bem na cidade.
Marciano Alves pediu para Eugenio falar mais sobre o compartilhamento de informações. O Consultor disse que as pessoas precisam saber quais informações são sensíveis à empresa e não podem de forma alguma ser repassadas a outras pessoas. Comentou que isso pode ser feito através de um mapeamento.
ASSOCIATIVISMO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA APEVI
Transcorridos os 30 primeiros minutos, Marciano Aparecido Alves, presidente da APEVI, fez a segunda chamada para a Assembleia Geral Ordinária da Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Vale do Itapocu. Na sequência fez a apresentação do Relatório das atividades da entidade na gestão 2017. O relatório ora apresentado foi aprovado por aclamação. Na sequência, Marciano passou a palavra pra o vice-presidente Financeiro, Paulo Henrique Felicioni para apresentação do Balanço Geral e Prestação de Contas do exercício de 2017 e Orçamento Financeiro para 2018. Paulo fez a leitura da Ata da Reunião do Conselho Consultiva da Apevi que aprovou as contas da entidade e na sequência apresentou as informações financeiras da Apevi. Os relatórios ora apresentados foram aprovados por aclamação.
PALAVRA LIVRE
Luiz de Freitas Melro Neto se despediu da gerência regional da Celesc de Jaraguá do Sul e apresentou o novo Gerente, Wagner Vogel.

Giovana Hornburg divulgou o Programa de Líderes Gestores, programa da Apevi que inicia na próxima semana.

Marciano convidou todos para a palestra com Paulo Storani, “Formando uma tropa de elite”, no dia 22 de março, às 19h na SCAR. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da Apevi.

PAUTA DOS PRÓXIMOS EVENTOS

06/03, às 19h no Auditório do CEJAS
Palestra com Flávio Rocha – Lançamento Movimento Brasil 200 - apresentação das propostas do manifesto em Santa Catarina. Realização: ACIJS, ACIJ e ACIB.

12/03, às 18h – Reunião Plenária
Ninfo König – Experiência de um empresário na Câmara de Vereadores em Joinville.

13/03, às 19h30 no Auditório do CEJAS
Solenidade de Posse da Diretoria Gestão 2018-2019.

19/03, às 18h – Reunião Plenária
Senadora Ana Amélia Lemos falará sobre a premiação de melhor Senadora de 2017.
Jaraguá do Sul, 26 de fevereiro de 2018.

Giuliano Donini
Presidente da ACIJS

Marciano Aparecido Alves
Presidente da APEVI

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • O Correio do Povo - Jornal
    O Correio do Povo - Jornal

    Rua Avenida Prefeito Waldemar Grubba, 1400 - Vila Baependi Fone: Fone: (47) 2106-1919 Associados da ACIJS ganham 70% de desconto (válido para novos clientes e/ou inativos há mais de doze meses)

  • Bonnax Distribuidora
    Bonnax Distribuidora

    Rua Bahia, 163 - Anita Garibaldi, Joinville. Fone: (47) 3278-1150 Desconto de 12,4% para empresas associadas ACIJS.

  • Odonto Jaraguá
    Odonto Jaraguá

    Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 1188 – Sala 301 - Centro Fone: (47) 3276-1664 Desconto de 20% para empresas, a partir de 5 usuários.

  • Centro Universitário Internacional UNINTER
    Centro Universitário Internacional UNINTER

    Rua Marina Frutuoso, 388 - Centro Fone: (47) 3054-1892 Desconto de 10% nas modalidades EAD e Presencial para empresas associadas da ACIJS

  • Laboratório Lenzi
    Laboratório Lenzi

    Rua Emílio Carlos Jourdan, 140 - Centro Fone: (47) 3371-6524 Desconto de até 44% nos serviços para associados da ACIJS.

  • JJW Informática
    JJW Informática

    Rua Aracajú, 304 - Centro - Timbó - Santa Catarina Fone: (47) 3382-0629 Desconto de 10% na aquisição de nossos produtos para Associados da ACIJS.