Arquivos para Imprensa

• ou •
25 de novembro de 2016

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2016

PRESIDÊNCIA: Giuliano Donini
CONVIDADO: Jean Carlo Karsten, Hamilton Choptian e Clarissa Stefani Teixeira.
Abrindo a reunião, Giuliano Donini, presidente da ACIJS deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior.
CASE DE SUCESSO
Jean Carlo Karsten, consultor técnico e diretor da empresa RBR Robótica fez uma apresentação do seu negócio. Na sequência Hamilton Choptian, diretor da Agência Interativa I9C e coordenador do Núcleo de Inovação ACIJS-APEVI apresentou as atividades desenvolvidas pela sua empresa.
EMPREENDEDORISMO
Atuando nos programas de pós-graduação em propriedade intelectual e de transferência de tecnologia para a inovação e engenharia e gestão do conhecimento, a palestrante Clarissa Stefani Teixeira, pós-doutora e professora-adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina falou sobre o conceito de habitats de inovação e como o estado se insere no momento em que novos investimentos são realizados para a construção de estruturas físicas em diversas regiões para apoiar iniciativas nesta área. Clarissa apresentou os cenários de como o estado se prepara para alavancar o setor, com a implantação de Centros de Inovação, e destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento econômico-social de Santa Catarina. Para a especialista, Santa Catarina reúne amplas condições de fazer diferença na economia com base na inovação. “Já somos um dos estados mais inovadores do Brasil e, além disso, tem o histórico de contarmos com importantes empresas instaladas em Jaraguá do Sul que atuam centradas na inovação”, lembrou Clarissa. “Ativando cada vez mais este ecossistema que já existe, mas que em alguns casos funciona de maneira isolada em algumas regiões, as possibilidades são enormes para o desenvolvimento de uma economia focada na inovação. O que se busca é uma interação entre estes segmentos para que eles tenham objetivos comuns a curto, médio e longo prazo”. Clarissa também reafirmou a importância do estado na construção de ambientes favoráveis. “O governo tem o papel de criar estas condições de ambientes favoráveis, não só como indutor de oportunidades de fomento por meio de recursos como também na desburocratização dos processos, criando mais facilidades aos empreendedores. O estado é o grande articulador deste sistema, olhando para todas as instituições, conversando com estes atores e lançando estratégias para estimular a comunidade de empreendedores e com isso estimulando-os à inovação. Então, o governo tem o papel maior de fazer a política pública e articular para que esta política pública seja executada na prática”, completou.

PALAVRA LIVRE SOBRE O TEMA
Giuliano Donini, presidente da ACIJS avalia que o debate sobre inovação é sempre oportuno quando se discute o futuro do município e região. “Quando se fala em desenvolvimento social é preciso entender que ele vem com o desenvolvimento econômico. Se tivermos uma economia fundamentada na inovação, apoiada em um modelo industrial que já é bem-sucedido como é o caso de Jaraguá, as perspectivas são animadoras”. Para ele, há uma expectativa de que os investimentos realizados no campo do incremento à inovação tragam resultados efetivos para o município, ressaltando a necessidade de viabilização de empreendimentos capaz de atuar em sinergia e dando sentido destes efeitos na comunidade, com isso gerando oportunidades que vão trazer mais desenvolvimento à região. Giuliano informou que a Acijs firmou um termo de convênio coma ACATE – Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia e as empresas associadas poderão se associar também a ACATE pagando o valor de 50% da mensalidade.
Leandro Schmöckel Gonçalves parabenizou os casos de sucesso apresentados e perguntou para a professora Clarissa como gerar negócios em um ambiente de inovação. Clarissa falou que todas as formas de contato e apresentação do seu negócio são válidas. Qualquer rede de informações e network é válida, enfatizou.
Moacyr Sens parabenizou a palestra de Clarissa e enfatizou a importância de se trazer esse tema para diálogo.
Michael Siemeintcoski, gerente do SENAI de Jaraguá do Sul ressaltou a importância dos startups e o que se precisa é organizar as condições de uma forma eficiente e racional para que eles se sustentem.
Marcio Manoel da Silveira falou que é preciso trazer a tona os talentos locais de empreendedorismo e que mais eventos de startups precisam acontecer.
Ronaldo de Lima falou da importância da interversão urbana, da requalificação do espaço urbano e a criação de novos ambientes. Também comentou de um parque municipal ambiental atrás do Senai e que todo o projeto está bem adiantado.

PALAVRA LIVRE
Jefferson Galdino informou que o SESI estará sediando a 16ª etapa do SESI Corrida do Bem, no dia 04/12 e parte da arrecadação das inscrições será destina aos Bombeiros Voluntários e Apae.
Alexsandro Jacobi convidou todos para o café da manhã de apresentação do Inova Mais Indústria que acontecerá no dia 23/11, às 8h, no auditório do SESI em Jaraguá do Sul.

PAUTA DA PLENÁRIA DO DIA 28/11/16
Palestra: “Terceirização: Mantenha o foco no seu Negócio!”, por Paulo André Charchut Leszczynski e Fharida Kalinke, reforma do Estatuto da Apevi, por Leandro Schmöckel Gonçalves, presidente e relato sobre a fundação da Rede de Saúde do Homem e sobre o Novembro Azul, por Antônio Marcos Souza, Sócio-Fundador e Presidente e Dúlcio Teodonir Lenzi Filho, Sócio-Fundador e Conselho Fiscal.
Jaraguá do Sul, 21 de novembro de 2016.

Giuliano Donini
Presidente da ACIJS

Leandro Schmöckel Gonçalves
Presidente da APEVI

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Consultório Odontológico Dr. Nilson Soares
    Consultório Odontológico Dr. Nilson Soares

    R: Reinoldo Rau, 238 - Centro Fone: (47) 3275-3031 Desconto a partir de 5% para Associados da ACIJS.

  • FiscALL Soluções
    FiscALL Soluções

    Rua Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 430, sl 8, Centro Fone: (47) 3376-2220 Desconto de 10% em todos os serviços executados para Associados da ACIJS.

  • UniCesumar + Skill Idiomas
    UniCesumar + Skill Idiomas

    Rua Marechal Deodoro, 972 - Centro Fone: (47) 3084-0484 Desconto de 20% para empresas associadas da ACIJS.

  • ABF - Auto Mecanica
    ABF - Auto Mecanica

    Rua Leopoldo Veloso, 43 - Vila Lenzi Fone: (47) 3371-9159 Desconto será no montante de 5% para associados e 7% para nucleados da ACIJS.

  • Quirocorp
    Quirocorp

    R: João Bustchardt, 84 - Centro Guaramirim Fone: (47)3085-8678 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • General Motors - UVEL
    General Motors - UVEL

    Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 557 - Centro Fone: (47) 3274-4444 - Descontos especiais para Vendas Diretas Fábrica-Empresa de até 26% para Associados da ACIJS.