Arquivos para Imprensa

• ou •
24 de maro de 2017

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 20 DE MARÇO DE 2017

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 20 DE MARÇO DE 2017.
PRESIDÊNCIA: Giuliano Donini
CONVIDADOS: Clécio Gonçalves, Lauro Sebastião Nau e Omar Gahnem Filho.
Abrindo a reunião, Giuliano Donini, Presidente da ACIJS deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior.
COMUNIDADE
Clécio Gonçalves, presidente da AMA, fez uma apresentação das atividades do Abril Azul da AMA - Associação de Amigos de Autistas.
CENÁRIOS DA INDÚSTRIA
O tema Indústria 4.0 foi apresentado pelo engenheiro Lauro Sebastião Nau, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, gerente de Pesquisa & Inovação Tecnológica da WEG Motores e diretor da ANPEI – Associação Nacional de P&D das Empresas Inovadoras. Segundo Nau, o País precisa começar a criar condições para se ajustar à realidade mundial de empresas melhor preparadas para o uso de tecnologias inovadoras. Segundo ele, a Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada, como são as designações mais conhecidas já é uma realidade em muitos países. Quanto maior for a demora para que os seus conceitos sejam introduzidos pelas empresas brasileiras menos produtividade e competitividade elas terão no cenário global. “É uma realidade a qual não podemos nos esconder. Não significa que as mudanças dos processos tradicionais para as novas tecnologias ocorrerão simultaneamente, mas é preciso entender que esta condição é irreversível”, afirmou Sebastião Nau. O especialista reconhece que o tema ainda é novo mesmo para setores da indústria, lembrando que o conceito surgiu na Alemanha como um programa criado pelo governo para promover a automatização da manufatura e, assim, aumentar a produtividade das indústrias daquele país. “Não se trata apenas de automatizar as indústrias e criar meios somente para o aumento da produtividade ou de lucros nos negócios, mas otimizando custos para melhorar a competividade e alcançar ganhos em eficiência, na qualidade dos processos e no ambiente de trabalho”. Como resultado de investimentos na área, a expectativa é de que até o ano 2025 os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%. “São indicadores que podem parecer baixos, mas se considerarmos o volume de produção da indústria se tornam percentuais interessantes”, observa Sebastião Nau.
PALAVRA LIVRE SOBRE O TEMA
Michael Siemeintcoski, gerente do SENAI de Jaraguá do Sul parabenizou Sebastião pela apresentação. Na sequência informou que dois blocos dentro da unidade do SENAI de Jaraguá do Sul estão voltados para a indústria 4.0. Informou que o SENAI possui uma palestra chamada “Despertar 4.0” e ofereceu este evento para a entidade.
Moacyr Sens cumprimentou Sebastião Lauro Nau pela apresentação.
Honório Tomelin parabenizou a palestra de Lauro Sebastião Nau.
Célio Bayer questionou Sebastião como ele enxerga a necessidade da preparação das escolas para a essa nova realidade do mercado. Nau respondeu que é um desafio em virtude da rapidez que a tecnologia evolui. Falou da possível parceria que a universidade pode fazer com as empresas para uso do laboratório, pois o custo para manutenção de um laboratório é muito alto.
GESTÃO CORPORATIVA
Omar Gahnem Filho, Presidente da ExpoGestão a apresentação da programação da ExpoGestão 2017 que acontecerá de 9 a 11 de maio em Joinville.
PALAVRA LIVRE
Empresário associado convidou todos para o coquetel de lançamento da sua empresa, na Scar, às 19h30. Seu ramo de atividade está ligado a realização de feiras de negócios.
Jefferson Galdino, diretor do SESI de Jaraguá do Sul falou sobre o Fórum Empresarial da FIESC que acontecerá em Jaraguá do Sul, cujo foco será Educação e Desenvolvimento Econômico no dia 04 de abril, às 8h, no Auditório do SESI.
PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO - 27 DE MARÇO DE 2017
Relato sobre situação no setor de energia e os investimentos da Celesc na região do Vale do Itapocu, por Cleverson Siewert, presidente da Celesc e lançamento do programa de cursos EaD da APEVI em parceria com o SENAI/SC – Jaraguá do Sul, por Michael Siemeintcoski, diretor do SENAI.
Jaraguá do Sul, 20 de março de 2017.

Giuliano Donini
Presidente da ACIJS

Evandro Pacheco
Vice-Presidente Comercial da APEVI

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Stronit Soluções em TI
    Stronit Soluções em TI

    Rua Angelo Rubini 711, Sala 4 - Barra do Rio Cerro Fone: (47) 3370-9422 Desconto de 10% sobre consultoria e serviços nas áreas de servidores, backup e segurança da informação para associados da ACIJS

  • Yázigi Internexus
    Yázigi Internexus

    Rua Presidente Epitácio Pessoa, 555 – Centro Fone: (47) 3055-0703 Desconto de 8% para Associados da ACIJS.

  • Católica de Santa Catarina
    Católica de Santa Catarina

    Rua dos Imigrantes, 500 - Rau Fone: (47) 3275-8200 Desconto de 15% para associados da ACIJS nos cursos da modalidade a distância - EAD.

  • O Correio do Povo - Jornal
    O Correio do Povo - Jornal

    Rua Avenida Prefeito Waldemar Grubba, 1400 - Vila Baependi Fone: Fone: (47) 2106-1919 Associados da ACIJS ganham 70% de desconto (válido para novos clientes e/ou inativos há mais de doze meses)

  • Laboratório Lenzi
    Laboratório Lenzi

    Rua Emílio Carlos Jourdan, 140 - Centro Fone: (47) 3371-6524 Desconto de até 44% nos serviços para associados da ACIJS.

  • Anhanguera
    Anhanguera

    Rua Major Júlio Ferreira, s/n – Vila Lalau Fone: (47) 2107-4700 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.