Arquivos para Imprensa

• ou •
23 de junho de 2017

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 19 DE JUNHO DE 2017

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 19 DE JUNHO DE 2017.
PRESIDÊNCIA: Anselmo Luiz Jorge Ramos
CONVIDADO: Itamar Luís Gelain, Waldir Souza e João Arnoldo Gascho.
Abrindo a reunião, Anselmo Luiz Jorge Ramos, Vice-Presidente Administrativo da ACIJS deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior.
PAINEL SOBRE ÉTICA
Três especialistas da área acadêmica, debateram o tema ética e sua relação com o mundo corporativo Os dois filósofos e um teólogo defenderam a ética e a moral como valores que precisam fazer parte do cotidiano de pessoas e empresas, pois somente deste modo as organizações e indivíduos terão assegurada a perenidade de propósitos seja no mundo corporativo como no dia a dia profissional e familiar. “Vivemos uma crise moral, talvez sem precedentes na história do Brasil. Neste contexto, devemos entender que a melhora de nossas condutas precisa ser uma tarefa contínua. Não há aperfeiçoamento moral, do ponto de vista institucional sem que haja um aperfeiçoamento moral do ponto de vista pessoal”, resume Itamar Luís Gelain, professor da Católica de Santa Catarina, ao lembrar que sem uma ação individual não se tem uma resposta coletiva. “Agir moralmente não é cumprir ordens, fazer o que alguém determina, mas fazer porque é assim que deve ser feito. Quando apenas se reproduz costumes, se segue ordens, porque alguém está observando, no primeiro momento em que isto não acontecer a pessoa mudará sua postura, é como uma encenação”, diz. Com bacharelado e doutorado em teologia, e licenciatura em filosofia, além de mestrado nas mesmas áreas, Waldir Souza entende que embora pareça inusitado o debate sobre as relações entre o pensamento filosófico e teológico com o mundo corporativo faz pleno sentido. “É louvável que uma entidade empresarial proponha este tipo de reflexão que tem tudo a ver com os dias atuais. A ética e a moral nunca deveriam ser códigos a serem cumpridos simplesmente porque se trata de algo politicamente correto, ao contrário precisa ser algo próprio da existência humana”, pondera Souza, também do corpo docente da Católica de Santa Catarina. Mediador do debate, ligado à mesma instituição de ensino, o professor João Arnoldo Gascho tem formação em filosofia e especializações em administração de empresas e em administração de recursos humanos, sendo autor do livro "Do mito ao genoma: a ética na contramão da história". Para ele, trata-se de uma abordagem moderna e oportuna “porque ética não é coisa de filosofia e tampouco deve ser praticada somente quando estamos sendo vigiados”. Para ele, quem molda a atitude de acordo com a ocasião é esperto, ao contrário de ser inteligente. “Me dá medo quando percebo estas atitudes que não são de caráter, mas de oportunismo. Devemos ter cuidado com pessoas espertas”, argumenta.
Para o empresário Anselmo Ramos, vice-presidente da ACIJS que conduziu a plenária, o tema faz parte da pauta da entidade e abordagens contextualizadas com temáticas como governança corporativa, sustentabilidade, ou com os valores e a missão de empresas, continuarão sendo trazidos ao debate nas plenárias e encontros empresariais. Lembra que a ACIJS completa nesta quinta-feira, 22 de junho, 79 anos de fundação, registrando na história um compromisso permanente com valores que o painel apresentou, importantes para as boas práticas da gestão empresarial.
PALAVRA LIVRE
Marciano Alves, presidente da APEVI convidou todos para o Programa Quero Empreender com a palestra “7 dias de marketing para a micro e pequena empresa”, na próxima terça-feira, às 19h30, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Aproveitou a oportunidade para fazer uma chamada a todos para prestigiarem a palestra com Prof. Marins no próximo dia 27 de julho, no Grande Teatro da SCAR.
PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO 26 DE JUNHO
PERT - Programa Especial de Regularização Tributária, por Dr. Gustavo Pacher, advogado.
Jaraguá do Sul, 19 de junho de 2017.

Anselmo Ramos
Vice-Presidente Administrativo da ACIJS

Marciano Aparecido Alves
Presidente da APEVI

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • ABF - Auto Mecanica
    ABF - Auto Mecanica

    Rua Leopoldo Veloso, 43 - Vila Lenzi Fone: (47) 3371-9159 Desconto será no montante de 5% para associados e 7% para nucleados da ACIJS.

  • FiscALL Soluções
    FiscALL Soluções

    Rua Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 430, sl 8, Centro Fone: (47) 3376-2220 Desconto de 10% em todos os serviços executados para Associados da ACIJS.

  • Agemed Saúde S.A.
    Agemed Saúde S.A.

    Rua Jorge Czerniewicz, 99 - Czerniewicz Fone: (47) 3374-5953 Desconto de 5% para Associados da ACIJS.

  • Laboratório Fleming de Análises Clínicas
    Laboratório Fleming de Análises Clínicas

    Rua Guilherme Weege, 202, Centro - Ed. Accord Center Sala 01 Fone: (47)3275-2755 Desconto de 15% para Associados da ACIJS.

  • Católica de Santa Catarina
    Católica de Santa Catarina

    Rua dos Imigrantes, 500 - Rau Fone: (47) 3275-8200 Desconto de 15% para associados da ACIJS nos cursos da modalidade a distância - EAD.

  • O Correio do Povo - Jornal
    O Correio do Povo - Jornal

    Rua Avenida Prefeito Waldemar Grubba, 1400 - Vila Baependi Fone: Fone: (47) 2106-1919 Associados da ACIJS ganham 70% de desconto (válido para novos clientes e/ou inativos há mais de doze meses)