Arquivos para Imprensa

• ou •
20 de abril de 2017

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 17 DE ABRIL DE 2017

PRESIDÊNCIA: Marciano Aparecido Alves
CONVIDADOS: Paulo André Charchut Leszczynski.

Abrindo a reunião, Marciano Aparecido Alves, Presidente da APEVI deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior.
RELAÇÕES TRABALHISTAS
Paulo André Charchut Leszczynski, sócio proprietário da Linky Gestão de Pessoas e Processos palestrou sobre o tema “Terceirização da atividade fim – impactos na gestão”. Salientou que na estrutura da terceirização três premissas são fundamentais: entender a estrutura da empresa (pessoas, maquinário, processos), quais são os valores e crenças organizacionais e sistema de gestão. Questões que dificultam a terceirização estão relacionadas principalmente a resistência e conservadorismo dentro da organização. Enfatizou, como fator primordial, o controle dos processos para se ter uma boa condução da terceirização, dentre eles o estudo adequado de custos. Falou ainda sobre a gestão do conhecimento, que diz respeito à criação de procedimentos como fator relevante para uma boa gestão. Para finalizar, Paulo enfatizou, no seu ponto de vista, que os empregos não irão acabar, serão redirecionados, “será feita uma requalificação do trabalho e para isso a sociedade e as instituições de ensino precisam pensam em conjunto”, indagou.
PALAVRA LIVRE SOBRE O TEMA
Marciano Alves perguntou se existe algum estudo relacionado à eficiência da terceirização em relação à questão do payback, aumento da competitividade e concorrência. Paulo respondeu que o SEBRAE possui algumas análises e que o movimento maior ocorre nos EUA.
Honório Tomelin perguntou se já foi feito um estudo e onde é recomendado criar empresas terceirizadas e se a empresa pode ser criada de caráter permanente ou provisório. Paulo respondeu que a indústria têxtil está praticamente quase toda terceirizada e o setor metalmecânica vem melhorando esse processo. “A Academia não está olhando com a propriedade devida para área de prestação de serviços”, salientou.
Anselmo Ramos comentou que para o setor da construção civil é muito natural trabalhar com a terceirização. Perguntou por que, no atual momento, está se falando tanto no assunto. Paulo respondeu que a carência de mão de obra é muito grande ainda no segmento da construção civil e ainda há poucos treinamentos/formação para essa categoria.
Gilberto Klug comentou que a terceirização é mais técnica e entende que o empresário precisa estar preparado para as mudanças que virão nos próximos anos.


PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO 24 DE ABRIL DE 2017
Relato dos 100 dias de gestão da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, por Antídio Aleixo Lunelli, prefeito.

Jaraguá do Sul, 17 de abril de 2017.

Anselmo Luiz Jorge Ramos
Vice-Presidente Administrativo da ACIJS

Marciano Aparecido Alves
Presidente da APEVI

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Yázigi Internexus
    Yázigi Internexus

    Rua Presidente Epitácio Pessoa, 555 – Centro Fone: (47) 3055-0703 Desconto de 8% para Associados da ACIJS.

  • Unimed Jaraguá do Sul
    Unimed Jaraguá do Sul

    Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1412 - Centro Fone: (47) 2106-2200 Desconto de 5% nos planos para associados da ACIJS.

  • Porcelana Festas
    Porcelana Festas

    Rua Expedicionário Cabo harry Hadlich, 358 - Centro Fone: (47)3273-2673 Desconto de 10% nos serviços para associados da ACIJS.

  • Valor & Foco
    Valor & Foco

    SC 401, Km 01, Parqtec Alfa - Florianópolis- SC Fone: (48) 3234-0087 10% de desconto para associados da ACIJS

  • Sicredi
    Sicredi

    R. Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 129 - Centro, Jaraguá do Sul - SC, 89251-201 Fone: (47) 3055-0089 O desconto vigorará para financiamentos e empréstimos para empresas associadas da ACIJS.

  • Consultório Odontológico Dr. Nilson Soares
    Consultório Odontológico Dr. Nilson Soares

    R: Reinoldo Rau, 238 - Centro Fone: (47) 3275-3031 Desconto a partir de 5% para Associados da ACIJS.