Arquivos para Imprensa

• ou •
16 de junho de 2017

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 12 DE JUNHO DE 2017

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 12 DE JUNHO DE 2017.
PRESIDÊNCIA: Giuliano Donini
CONVIDADO: Flávio Luís de Souza Lima, Alex Fabian Antonio, Hilton José da Veiga Faria, Célio Bayer e Glauco José Côrte.
Abrindo a reunião, Giuliano Donini, Presidente da ACIJS deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior.
ESPAÇO DAS MARCAS
O diretor comercial, Flávio Luís de Souza Lima e o assistente comercial, Alex Fabian Antonio, da empresa Valor & Foco, empresa de inteligência de negócios inovadores focada na geração de valor através da busca pela excelência na gestão, fizeram uma apresentação sobre o seu negócio na plenária.
AÇÃO COMUNITÁRIA
Com o objetivo de dar ainda mais visibilidade e ampliar o alcance social do programa realizado desde 1996 em Jaraguá do Sul, a ACIJS passa a promover em parceria com a empresa WEG o evento Ação Comunitária, que este ano está programada para o dia 24 de setembro. Nesta data, como ocorre a cada edição, diversas instituições de assistência social, entidades organizadas, empresas e pessoas envolvidas com ações na comunidade, estarão oferecendo serviços e orientações em diversas áreas. Hilton Faria, diretor de RH da WEG também assinalou a importância de outros segmentos organizados da comunidade se envolverem com a ação, o que será possível com o apoio da entidade empresarial. Detalhes da estrutura do evento estarão sendo definidos pela organização, mas o formato e a proposta da Ação Comunitária devem manter o eixo central, além de serviços e orientações relacionadas à saúde, educação, saneamento, cultura e bem-estar social, uma das ideias é ampliar a programação por meio de atividades voltadas à formação de cidadania, como o cadastramento biométrico, confecção de documentos de identidade, entre outros. Até o momento já estão confirmadas mais de 55 entidades na edição 2017, que pretende ampliar os resultados alcançados na última edição quando foram realizados mais de 27 mil atendimentos.
FUNDO SOCIAL
Célio Bayer, vice-presidente regional da FIESC e Giuliano Donini, presidente da ACIJS falaram sobre o Fundo Social, parceria entre FIESC e ACIJS que tem como objetivo oferecer a gestão de projetos sociais beneficiados por legislações de renúncia fiscal. Jaraguá do Sul é a primeira cidade catarinense a implantar o Fundo Social e servirá de exemplo para os demais municípios. Por meio do redirecionamento de parte de seus tributos, as organizações poderão ampliar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade e da economia local. Por meio do SESI, serão realizadas capacitações e assessorias para auxiliar na inscrição de projetos em fundos e ministérios. O objetivo é desenvolver uma plataforma para o acompanhamento de indicadores, seja em relação a projetos, públicos beneficiados ou valores aplicados, permitindo a gestão de todo o processo e a avaliação de resultados. O programa será levado a outras regiões do Estado até o final de 2018.
MERCADO
Glauco José Côrte, presidente da FIESC - Federação das Indústrias de Santa Catarina palestrou sobre "Desenvolvimento Industrial de Santa Catarina”. “Santa Catarina se diferencia em relação a outras regiões do País, devido especialmente a alguns fatores como a diversificação da sua indústria e por contar com cinco portos, possibilitando uma condição logística de qualidade para o escoamento de produtos não só de empresas do Estado, mas de outras regiões, o que faz movimentar a economia", comentou Glauco Côrte, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Glauco apresentou indicadores que mostram o crescimento da indústria do Estado, como sinais da recuperação da economia. “Se a indústria catarinense vai bem, o Estado vai bem”, disse ao destacar que a indústria catarinense está com estoques menores do que a de outros Estados brasileiros. Isso significa, na sua avaliação, que as melhoras da economia serão percebidas mais rapidamente em Santa Catarina. Ele destacou ainda que 51% das empresas catarinenses manifestam interesse em investir, apesar do cenário ainda indefinido. Os setores metalúrgico, vestuário, alimentos e automotivo são os que demonstram maior crescimento. Côrte citou o relatório semanal Focus, que reúne análises de bancos privados, na edição publicada na última sexta-feira, que mostra uma perspectiva de redução da inflação do ano. O mesmo relatório prevê crescimento do PIB de 0,41% em 2017 e de 0,3% em 2018, enquanto projeções anteriores previam resultados negativos. A taxa Selic, de acordo com o Relatório Focus, deve ficar em 8,50% nas projeções para 2017 e 2018. O setor industrial catarinense tem 52 mil empresas e 766 mil trabalhadores, respondendo por cerca de 35% dos empregos formais, 30% do PIB do Estado e 56% das exportações catarinenses. Em relação aos indicadores econômicos, Côrte salientou que o índice de atividade econômica de Santa Catarina, indicador considerado uma prévia do PIB, cresceu 2,7% no primeiro trimestre do ano. No mesmo período, a produção industrial avançou 5,2%. As exportações de janeiro a maio aumentaram 16,8%, as importações registraram alta de 20,4% e o saldo de empregos da indústria de transformação é de 18,8 mil vagas no acumulado do ano até abril. O desempenho negativo no primeiro quadrimestre ficou nas vendas industriais, que registraram queda de 3,3%.
PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO
Painel sobre Ética, abordagem sobre a relação entre Ética e Filosofia apresentado por Itamar Luís Gelain, com graduação em Filosofia, mestrado e doutorado na mesma área, e professor da Católica de Santa Catarina. Atua nas áreas de Epistemologia - com estudos sobre ceticismo, naturalismo e argumentos transcendentais - e Filosofia Moderna e Contemporânea - estudos sobre metafísica e críticas à metafísica. Abordagem sobre a relação entre Ética e Teologia, apresentado por Waldir Souza, com bacharelado e doutorado em Teologia, e licenciatura em Filosofia, além de mestrado nas mesmas áreas, soma experiências em temas como sistemática, moral e bioética, ciência e espiritualidade, além de atuar como professor da Católica de Santa Catarina. Relato das atividades dos Conselhos e Comitês do mês de maio, por Frederico Hulbert, Assessoria dos Conselhos e Comitês da ACIJS.
Jaraguá do Sul, 12 de junho de 2017.

Giuliano Donini
Presidente da ACIJS

Marcelo Beduschi
Vice-Presidente Administrativo da APEVI

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Católica de Santa Catarina
    Católica de Santa Catarina

    Rua dos Imigrantes, 500 - Rau Fone: (47) 3275-8200 Desconto de 15% para associados da ACIJS nos cursos da modalidade a distância - EAD.

  • Porcelana Festas
    Porcelana Festas

    Rua Expedicionário Cabo harry Hadlich, 358 - Centro Fone: (47)3273-2673 Desconto de 10% nos serviços para associados da ACIJS.

  • ALLCET Educacional
    ALLCET Educacional

    Rua Max Wilhelm, 391 - Vila Baependi Fone: (47) 3054-4474 Desconto de 15% em cursos para associados da ACIJS.

  • Anhanguera
    Anhanguera

    Rua Major Júlio Ferreira, s/n – Vila Lalau Fone: (47) 2107-4700 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • FiscALL Soluções
    FiscALL Soluções

    Rua Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 430, sl 8, Centro Fone: (47) 3376-2220 Desconto de 10% em todos os serviços executados para Associados da ACIJS.

  • Curso e Colégio Conexão
    Curso e Colégio Conexão

    Rua Seme Mattar, 154 , Baependi Fone: (47) 3376-4040 Para associados da ACIJS, seus colaboradores e parceiros o ENSINO MÉDIO terá desconto de 30% desconto nas mensalidades + 10% para pagamento realizado até a data de vencimento. Para o PRÉ-VESTIBULAR, o desconto será de 35% nas mensalidades pagas até o vencimento. Essa campanha terá vigência até 31/12/2018.