Arquivos para Imprensa

• ou •
16 de dezembro de 2016

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2016

PRESIDÊNCIA: Giuliano Donini
CONVIDADO: Ademir Izidoro, Neilor Vincenzi, Tiago Coelho, Diomar Romaniv, Glebson Gil Fernandes Costa e Leandro Schmöckel Gonçalves.
Abrindo a reunião, Giuliano Donini, presidente da ACIJS deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior. Leandro Schmöckel Gonçalves fez a primeira chamada para a Assembleia Geral Extraordinária da Apevi para eleição da nova diretoria Gestão 2017.
COMUNIDADE
Samae e Bombeiros Voluntários de Jaraguá lançaram campanha de conscientização por melhores cuidados à rede de hidrantes. Ademir Izidoro e o comandante dos Bombeiros Voluntários Neilor Vincenzi comentaram que a proposta é recuperar hidrantes já instalados e posteriormente ampliar o número de equipamentos disponíveis no município. Levantamento realizado pelo Samae e Bombeiros mostra que a cidade conta com 109 hidrantes, dos quais 9 se encontravam em perfeitas condições de uso, 56 necessitavam de adequações nos pontos onde estão instalados e 35 sem nenhuma condição de funcionamento. O primeiro passo foi a recuperação dos hidrantes danificados, com investimento de R$ 40 mil, investimento que vai chegar a R$ 50 mil com o complemento dos serviços. Os hidrantes do tipo "coluna" são afixados nas calçadas e necessitam seguir um padrão que assegure a sua funcionalidade em caso de necessidade uso. O presidente do Samae destacou que um dos principais problemas é a ação de vândalos que destroem os hidrantes com o objetivo de retirada de peças para revenda como sucata. De acordo com Neilor Vincenzi, preventivamente os caminhões da corporação já contam com peças sobressalentes, mas manter esta reserva representa um custo adicional de recursos que poderiam ser aplicados a outra necessidade dos bombeiros. Para conscientizar a comunidade, a campanha conta com materiais de divulgação como flyers eletrônicos e outdoors ressaltando a importância dos hidrantes. Nesta ação, Samae e Bombeiros Voluntários contam com a parceria das empresas Dumke e Vê Mais, e o apoio institucional das rádios 105 FM, Jaraguá AM, Brasil Novo FM e Studio FM. Além destas peças, um flyer impresso será enviado junto com as contas de água como forma de ampliar o alcance da campanha.
EMPREENDEDORISMO
Tiago Coelho, Vice-Presidente para assuntos de núcleos setoriais fez um relato sobre os principais resultados obtidos pelos 16 núcleos que envolvem atividades como a comunicação, auto mecânica, concessionárias de veículos, farmácias de manipulação, gestão e qualidade, hospitalidade, inovação, jovens empreendedores, metal mecânica, mulher empreendedora, panificação e confeitaria, postos de combustíveis, segurança e saúde no trabalho, sustentabilidade corporativa, terraplenagem e transportadoras. Além deles, há um Conselho de Núcleos formado pelos coordenadores de cada grupo setorial. "Os núcleos promovem a geração de negócios e contribuem para a representatividade empresarial, na formação de novos líderes, no aprimoramento do relacionamento de mercado e principalmente na capacitação e melhoria da gestão das empresas. A importância deste movimento para o desenvolvimento dos empreendedores da nossa região é muito relevante", assinala Tiago Coelho, citando conquistas que associados vêm alcançando graças ao envolvimento com as entidades. Os Núcleos Setoriais mantidos pela ACIJS e APEVI que reúnem cerca de 200 empresas de diversos segmentos da economia em ações comuns de planejamento, melhoria da gestão e relacionamento com a comunidade. Em 2016 os núcleos estiveram envolvidos em mais de 80 eventos entre treinamentos, viagens e missões técnicas, seminários e palestras, com um público superior a 16 mil pessoas e resultaram em um índice de satisfação superior a 95%. Um dos casos destacados por Tiago é o da empresa ABF Auto Mecânica, empresa nucleada que pela segunda vez conquista o Prêmio MPE Brasil e representará Santa Catarina na etapa nacional. "É um resultado que nos anima diante de dificuldades na economia desde 2014 até aqui, que só foi possível graças ao aprendizado que a participação no associativismo nos trouxe. Com os núcleos temos a oportunidade de trocar experiências e aprender a ser mais competitivos", resumiu o empresário Odair Borges de Freitas, diretor da empresa ABF Auto Mecânica e vice-presidente de Marketing da ACIJS.
ASSOCIATISVISMO
Transcorrido o prazo da primeira chamada da Assembleia Geral Extraordinária da Apevi para eleição da nova diretoria Gestão 2017, o atual presidente Leandro apresentou a composição da chapa da nova diretoria: Marciano Aparecido Alves (Presidente), Marcelo Beduschi (Vice-Presidente Administrativo), Paulo Henrique Felicioni (Vice-Presidente Financeiro), Martha Carina Jark Stern Bianchi (Vice-Presidente Jurídico), Valmir Coleto (Vice-Presidente de Capacitação), Evandro Pacheco (Vice-Presidente Comercial), Benyamin Parham Fard (Vice-Presidente de Relações Institucionais), Kátia Cristina Guenther (Vice-Presidente de Eventos), Raphael Cavalcanti (Vice-Presidente de Feiras de Negócios), Marcelo da Silva (Vice-Presidente de Desenvolvimento Sócio-Econômico), Guilherme Vogel (Vice-Presidente de Marketing e Comunicação), Elemar Roters (Vice-Presidente do Empreendedor Individual) e Giovana Hornburg (Vice-Presidente de Núcleos Setoriais). Também houve a eleição do Conselho Fiscal formado por Renato Flesch, Ivan Pilon Torres e Benitez Buzzi (titulares) e Gustavo Pacher, Renilda Funka e Maiko Kinas (suplentes). Não havendo contestação, a nova diretoria por aprovada por aclamação. Leandro Schmöckel Gonçalves despediu-se da presidência destacando o compromisso da APEVI em buscar o desenvolvimento dos associados. "Independente do tamanho da empresa, compartilhamos o ideal de contarmos com um bom ambiente de negócios porque a geração de negócios traz melhores oportunidades para a economia da nossa região", assinalou. O empresário lembrou a luta permanente da entidade por menos burocracia, citando que muitos empreendedores deixam de dar mais atenção às suas empresas porque perdem tempo demasiado com a solução de processos juntos aos órgãos públicos. Leandro lembrou, aproveitando a presença do prefeito eleito Antídio Lunelli, que o novo chefe do Executivo tem compromisso assumido em trazer mais facilidades aos empresários do município. Marciano Aparecido Alves falou das metas que pretende colocar em prática à frente da nova gestão, que será baseada em três eixos principais: inovação, fortalecimento de parcerias e valorização da missão da APEVI de promover a sustentabilidade de seus associados. "Esperamos cumprir esta tarefa e promover uma gestão de excelência, contando com a colaboração de todos com ideias e sugestões", afirmou. O presidente da ACIJS e do CEJAS, Giuliano Donini, desejou sucesso à nova diretoria, reforçando o compromisso das entidades com o desenvolvimento do setor produtivo de Jaraguá do Sul e região.
RELIGIOSIDADE
A última plenária do ano da ACIJS e APEVI registrou um momento de reflexão ecumênica com a presença de um padre e de um pastor que deixaram mensagens aos presentes. O padre Diomar Romaniv, da Paróquia São Sebastião, e o pastor Glebson Gil Fernandes Costa, da Paróquia Apóstolo Paulo, falaram sobre a importância da fé na superação das dificuldades, perseverança e no espírito de solidariedade que devem estar presentes nas empresas, entre amigos e nas famílias.
PALAVRA LIVRE SOBRE O TEMA
Alfredo Burghi questionou se no planejamento de 2017 dos Núcleos Setoriais está previsto a criação do Núcleo de Governança Corporativa. Tiago Coelho informou que tomará nota desta sugestão.
Honório Tomelin sugeriu a criação do Núcleo Agroindustrial.
Antídio Aleixo Lunelli convidou todos para a sua posse, como Prefeito, que se dará no dia 1º de janeiro de 2017, às 17h no Grande Teatro da SCAR.

Jaraguá do Sul, 12 de novembro de 2016.

Giuliano Donini
Presidente da ACIJS

Leandro Schmöckel Gonçalves
Presidente da APEVI

Empresas Conveniadas

  • O Correio do Povo - Jornal
    O Correio do Povo - Jornal

    Rua Avenida Prefeito Waldemar Grubba, 1400 - Vila Baependi Fone: Fone: (47) 2106-1919 Associados da ACIJS ganham 70% de desconto (válido para novos clientes e/ou inativos há mais de doze meses)

  • Curso e Colégio Conexão
    Curso e Colégio Conexão

    Rua Seme Mattar, 154 , Baependi Fone: (47) 3376-4040 Para associados da ACIJS, seus colaboradores e parceiros o ENSINO MÉDIO terá desconto de 30% desconto nas mensalidades + 10% para pagamento realizado até a data de vencimento. Para o PRÉ-VESTIBULAR, o desconto será de 35% nas mensalidades pagas até o vencimento. Essa campanha terá vigência até 31/12/2018.

  • Consultório Odontológico Dr. Nilson Soares
    Consultório Odontológico Dr. Nilson Soares

    R: Reinoldo Rau, 238 - Centro Fone: (47) 3275-3031 Desconto a partir de 5% para Associados da ACIJS.

  • Yázigi Internexus
    Yázigi Internexus

    Rua Presidente Epitácio Pessoa, 555 – Centro Fone: (47) 3055-0703 Desconto de 8% para Associados da ACIJS.

  • Anhanguera
    Anhanguera

    Rua Major Júlio Ferreira, s/n – Vila Lalau Fone: (47) 2107-4700 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • Nova Automação e Energia Solar
    Nova Automação e Energia Solar

    R. Manoel Francisco da Costa, 3131 - João Pessoa, Jaraguá do Sul - SC Fone: (47) 3370-1530 O desconto será no montante de 10% (dez por cento) para kit’s Geradores de Energia Fotovoltaica, aplicados a associados ACIJS.