Arquivos para Imprensa

• ou •
11 de novembro de 2016

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 07 DE NOVEMBRO DE 2016

PRESIDÊNCIA: Anselmo Ramos
CONVIDADO: Alfredo Burghi, Carmem Tomaselli e Rolf Dieter Teske.
Abrindo a reunião, Anselmo Ramos, vice-presidente administrativo da ACIJS deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior. Na sequência fez a leitura das empresas associadas aniversariantes do mês.
GESTÃO
Alfredo Burghi, coordenador geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em Santa Catarina, apresentou a programação de novo curso para empresas familiares que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro no Hotel Bourbon, em Joinville. O curso é voltado a empresários, seja fundadores ou executivos, com o objetivo de apresentar as melhores práticas de governança corporativa para empresas de controle familiar e seus benefícios. Durante o evento será lançado o caderno "Governança da Família Empresária: Conceitos Básicos, Desafios e Recomendações, elaborado pela Comissão de Empresas de Controle Familiar do IBGC de São Paulo com a coordenação da empresária jaraguaense Monika Conrads.
NEGÓCIOS
Carmem Tomaselli, integrante da comissão organizadora da ExpoSchroeder 2017 apresentou a feira para os empresários. O evento é uma iniciativa da Associação Empresarial e da Prefeitura de Schroeder e ocorrerá de 5 a 8 de outubro de 2017 e terá como foco a inovação, com o objetivo de aproximar expositores e oferecer oportunidades de negócios em diversos segmentos econômicos, com expectativa de atrair um público de 30 mil pessoas ao parque municipal de eventos. Segundo Carmem, a comissão se reúne há 8 meses com o objetivo de preparar o evento que já se tornou tradicional no calendário do município. A feira vai contar com 64 estandes, 60% deles já comercializados. Interessados em adquirir estandes dos 40% restantes no plano de negócios do evento podem entrar em contato com a comissão organizadora pelo telefone (47) 3374-1445 e e-mail [email protected]
COMUNIDADE
Representantes de diversos setores da sociedade passaram a se reunir para a criação de um programa permanente de educação no trânsito com o intuito de criarem ações permanentes de educação e a implementação de soluções voltadas à redução de acidentes e mortes no trânsito. Este comitê reúne o poder público, o poder judiciário, instituições de ensino, classe empresarial e comunidade, resultando no programa Trânsito + Seguro e, em novembro, no lançamento da campanha “A vida adverte: respeite o trânsito”. O programa foi apresentado na plenária semanal da ACIJS e APEVI pela comissão responsável. Rolf Dieter Teske, que representou a comissão, disse que a ideia é promover o trânsito como uma agenda permanente, que esteja alinhado às preocupações diárias de todos os cidadãos. Segundo a comissão, somente neste ano as mortes em acidentes já ultrapassaram em 5 vezes os homicídios. Em 2015, foram registrados 3.407 acidentes em Jaraguá do Sul, sendo 934 deles com pessoas feridas ou mortas. Como resultado, são gastos por ano R$ 25 milhões com despesas decorrentes de acidentes de trânsito no município. Com este valor, seria possível manter cerca de 4 mil alunos no ensino fundamental por um ano. Outro dado importante levantado pela Polícia Militar de Jaraguá do Sul é de que 80% dos acidentes de trânsito ocorrem por falta de atenção. Se comparados os dados do município com os de outras cidades de maior população, os dados são preocupantes. Comparando Jaraguá com Blumenau, por exemplo, verifica-se que mesmo com menos habitantes (167 mil contra 343 mil) e de veículos (112 mil contra 251 mil) houve em Jaraguá 1.835 acidentes até julho de 2016, contra 1.649 em Blumenau. Com o programa “Trânsito + Seguro”, explicou Rolf Dieter, o município buscará reduzir as taxas que incidem sobre estas estatísticas. Com advertências marcantes e imagens de impacto, as peças publicitárias informarão sobre as consequências reais do uso do celular ao dirigir. Para isto, foi escolhido como mote principal da primeira campanha educativa e preventiva do programa o conceito “A vida adverte: respeite o trânsito”, mostrando o celular como um dos meios de distração nas ruas. Isto porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, usar o celular ao volante aumenta em 400% o risco de acidentes.
PALAVRA LIVRE SOBRE O TEMA
Célio Bayer parabenizou a iniciativa do programa de educação no trânsito e colocou a Fiesc a disposição, pois a entidade também está preocupada com este tema.
Carmem Tomaselli perguntou qual o horário, dia da semana e período do mês que mais ocorrem os acidentes. A Polícia Militar confirmou que o período maior de acidentes é no período de pagamentos, em especial quando ocorre o “sábado legal”.
Pedro Garcia parabenizou o tema trazido e pediu se há possibilidade de estudar a substituição de algumas lombadas eletrônicas por lombadas físicas.
Valdemar Behling perguntou se existe uma lei específica para motociclistas que não obedecem a sinalização. A polícia militar respondeu que há uma confusão muito grande quanto às regras básicas de condução do motociclista. Teoricamente o motociclista deve seguir a mesma regra do condutor de um automóvel.
Alfredo Burghi perguntou se há alguma estatística de faixa etária que mais sofre acidentes. A polícia militar respondeu que está entre 18 a 29 anos o grande volume de causadores dos acidentes.
Neri Heinzen informou que a ONU decretou o 3º domingo do mês de novembro como o dia internacional em memória as vítimas de acidentes de trânsito. O mesmo convidou todos para participar no dia 20 de novembro da marcha do silêncio. Será a nova edição. A saída será da frente do Museu.
Leandro Schmöckel Gonçalves informou que as entrevistas do Empretec estão acontecendo nos dias 08, 09, 10, 16 e 17 de novembro de 2016. Quem tiver interesse pode entrar em contato com a Apevi.
Júlio, coordenador do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho ACIJS-APEVI informou que no dia 10 de novembro o núcleo estará realizando o 7º Encontro de CIPA´s.
No dia 14 não haverá plenária devido ser véspera do feriado da Proclamação da República.
Jaraguá do Sul, 07 de novembro de 2016.

Anselmo Ramos
Vice-Presidente Administrativo da ACIJS

Leandro Schmöckel Gonçalves
Presidente da APEVI

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Laboratório Fleming de Análises Clínicas
    Laboratório Fleming de Análises Clínicas

    Rua Guilherme Weege, 202, Centro - Ed. Accord Center Sala 01 Fone: (47)3275-2755 Desconto de 15% para Associados da ACIJS.

  • Laboratório Lenzi
    Laboratório Lenzi

    Rua Emílio Carlos Jourdan, 140 - Centro Fone: (47) 3371-6524 Desconto de até 44% nos serviços para associados da ACIJS.

  • FiscALL Soluções
    FiscALL Soluções

    Rua Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 430, sl 8, Centro Fone: (47) 3376-2220 Desconto de 10% em todos os serviços executados para Associados da ACIJS.

  • Centro Universitário Internacional UNINTER
    Centro Universitário Internacional UNINTER

    Rua Marina Frutuoso, 388 - Centro Fone: (47) 3054-1892 Desconto de 10% nas modalidades EAD e Presencial para empresas associadas da ACIJS

  • Odonto Jaraguá
    Odonto Jaraguá

    Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 1188 – Sala 301 - Centro Fone: (47) 3276-1664 Desconto de 20% para empresas, a partir de 5 usuários.

  • ABF - Auto Mecanica
    ABF - Auto Mecanica

    Rua Leopoldo Veloso, 43 - Vila Lenzi Fone: (47) 3371-9159 Desconto será no montante de 5% para associados e 7% para nucleados da ACIJS.