Arquivos para Imprensa

• ou •
07 de julho de 2017

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 03 DE JULHO DE 2017

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DA ACIJS E APEVI REALIZADA NO DIA 03 DE JULHO DE 2017.
PRESIDÊNCIA: Giuliano Donini
CONVIDADO: Rafael Mahfud da Silva, Daniel Keller, Monika Hufenüssler Conrads e Renato Lara Pereira.
Abrindo a reunião, Giuliano Donini, Presidente da ACIJS deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior. Na sequência fez a leitura das empresas associadas aniversariantes do mês.
OURO DA CASA
Rafael Mahfud da Silva, coordenador do Núcleo de Sustentabilidade ACIJS-APEVI fez uma apresentação do Painel "Sustentabilidade: Estratégia e Negócios".
GESTÃO DO EMPREENDEDORISMO
Daniel Keller, consultor, apresentou o balanço com as ações de planejamento e realizações dos Núcleos Setoriais. Na apresentação, Daniel destacou o bom resultado que a iniciativa vem alcançando como uma ferramenta de fortalecimento das empresas nucleadas. Segundo ele, uma das premissas do programa de Núcleos Setoriais é congregar empresas do mesmo segmento ou de segmentos distintos, mas com interesses comuns, para que possam trocar experiências e com isto fomentar o empreendedorismo. “Um dos pilares deste trabalho é a geração de novos negócios e a melhoria da competitividade destas empresas. Isto ocorre seja por meio da economia de processos, em compras por núcleos ou compras em conjunto, estimulando negócios entre as empresas nucleadas, negócios que são gerados em eventos e o resultado de ações em que estas empresas estão juntas”, observa. Exemplos claros desta articulação podem ser observados com a movimentação econômica resultante do trabalho dos núcleos. Conforme o balanço, no período de fevereiro a maio últimos foram realizados 158 eventos que envolveram 11.237 pessoas, com uma movimentação superior a R$ 4 milhões na economia do município. A ACIJS e a APEVI contam com 16 núcleos integram empreendedores de segmentos como os de agências de comunicação, automecânicas, concessionárias de veículos, farmácias de manipulação, gestão e qualidade, hospitalidade e gastronomia, inovação, jovens empreendedores, metalmecânica, mulheres empreendedoras, panificação e confeitaria, postos de combustíveis, segurança e saúde do trabalhador, sustentabilidade corporativa, terraplenagem e de transportadoras, totalizando mais de 240 empresas envolvidas nas ações.



ACIJS 79 ANOS
Realizada homenagem à Empresa Benfeitora - Duas Rodas por Giuliano Donini, presidente da ACIJS. Na sequência, Monika Hufenüssler Conrads, presidente do Conselho de Administração da empesa Duas Rodas fez um relato da história da empresa, trajetória no mercado e projeções futuras.
GOVERNANÇA
Monika Hufenüssler Conrads, Membro do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa palestrou sobre Compliance e o Grupo Marista representando por Renato Lara Pereira, diretor de auditoria interna de riscos e compliance do Grupo Marista, apresentou seu case. "As empresas que conduzem seus negócios de maneira ética alcançam resultados melhores e mais duradouros. Quando não há percepção sobre a importância de uma gestão baseada em valores, uma empresa pode se inviabilizar e desaparecer", assinalou a empresária Monika Hufenüssler Conrads, membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Monika reiterou que não se trata de algo de momento, mas de princípios que precisam envolver todos os níveis de uma organização. "É um processo contínuo, que se inicia e não tem fim, pode ser sempre melhorado, com treinamento, uma comunicação eficiente, com informações chegando a todos os setores da empresa, do chão de fábrica à alta direção. Precisa prioritariamente contar com a adesão do topo de qualquer organização, se a direção não estiver convencida da importância do alinhamento a valores cada vez mais exigidos pela sociedade, os resultados não vão aparecer". Uma das premissas do compliance é a de que o seu cumprimento não constitui um mero diferencial competitivo, mas se trata de uma questão de sobrevivência para as organizações, já que estar em conformidade com as exigências regulatórias, normas e políticas internas implica diretamente na longevidade de uma empresa. Para os especialistas, os processos de compliance apresentam-se como ferramentas fundamentais para a criação de um ambiente corporativo confiável, assumindo papel de destaque na estruturação da governança corporativa das organizações. Monika Conrads acentuou a necessidade de se aprender com as mudanças impostas por um mundo em constante transformação. Cada vez mais, cita, deve prevalecer a transparência, o respeito às regras e às regulações do mercado. O acompanhamento a estas mudanças não está relacionado somente às questões de inovações em produtos ou serviços, ou às tecnologias aplicadas na administração de um negócio. "Compliance não tem a ver somente com corrupção e com a ética, mas com uma visão mais ampla de governança, com um ambiente de negócios que exige uma outra postura e um entendimento diferente sobre práticas que estamos vendo". Na sequência, o diretor de auditoria interna de riscos e compliance do Grupo Marista, Renato Lara Pereira, fez um relato sobre as ações de governança da instituição, afirmando que os resultados alcançados desde a implementação do processo foram altamente positivos para a organização.

PALAVRA LIVRE
Marciano Alves, presidente da Apevi reforçou a importância da participação do Núcleo de Metalmecânica na FIPES2017. Agradeceu a FIESC pelo apoio concedido à FIPES, parceria firmada para participação do Sistema FIESC na Feira Industrial. Aproveitou o espaço para convidar todos para participar da palestra com o Professor Marins, no dia 27 de julho, no Grande Teatro da SCAR.
Renata, representante do IEL/SC divulgou capacitação com o tema Compliance que acontecerá na ACIJ em Joinville de 14 a 16 de agosto de 2017. As inscrições podem ser feita através do e-mail [email protected]
Marlene Izidoro parabenizou a ACIJS por homenagear a empresa Duas Rodas.
Alfredo Burghi divulgou um curso do IBGC que acontecerá em Joinville, de 64h, com o tema Desenvolvimento de Governança Corporativa.
Cristiane, coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores parabenizou o trabalho dos Núcleos Setoriais ACIJS-APEVI e todos os envolvidos na condução dos trabalhos. Aproveitou o espaço para convidar todos para o 11º ERJE promovido pelo Núcleo.
Anselmo Ramos informou que a entidade continuará dando ênfase no tema “ética” durante suas plenárias.
PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO 10 DE JULHO
Relato sobre os 180 dias de gestão do Poder Legislativo, por Pedro Garcia, Presidente da Câmara de Vereadores e relato das atividades dos Conselhos e Comitês do mês de maio e junho, por Frederico Hulbert, Assessoria dos Conselhos e Comitês da ACIJS.

Jaraguá do Sul, 03 de julho de 2017.

Giuliano Donini
Presidente da ACIJS

Marciano Aparecido Alves
Presidente da APEVI

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Bonnax Distribuidora
    Bonnax Distribuidora

    Rua Bahia, 163 - Anita Garibaldi, Joinville. Fone: (47) 3278-1150 Desconto de 12,4% para empresas associadas ACIJS.

  • Valor & Foco
    Valor & Foco

    SC 401, Km 01, Parqtec Alfa - Florianópolis- SC Fone: (48) 3234-0087 10% de desconto para associados da ACIJS

  • Centro Universitário Internacional UNINTER
    Centro Universitário Internacional UNINTER

    Rua Marina Frutuoso, 388 - Centro Fone: (47) 3054-1892 Desconto de 10% nas modalidades EAD e Presencial para empresas associadas da ACIJS

  • UNISOCIESC
    UNISOCIESC

    Av. Getúlio Vargas, 268 - Centro, Jaraguá do Sul - SC, 89251-970 Fone: (47) 3307-5013 O desconto será no montante de 10% para cursos de curta duração e pós-graduação lato sensu e 20% para cursos de graduação.

  • Odonto Jaraguá
    Odonto Jaraguá

    Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 1188 – Sala 301 - Centro Fone: (47) 3276-1664 Desconto de 20% para empresas, a partir de 5 usuários.

  • Porcelana Festas
    Porcelana Festas

    Rua Expedicionário Cabo harry Hadlich, 358 - Centro Fone: (47)3273-2673 Desconto de 10% nos serviços para associados da ACIJS.