Arquivos para Imprensa

• ou •
13 de maio de 2014

Ata da reunião plenária Acijs-Apevi

PRESIDÊNCIA: Leonir Zacarias
CONVIDADO: Marco Tavares

Abrindo a reunião, Leonir Zacarias, presidente da APEVI deu as boas vindas a todos e colocou em votação a ata da reunião anterior. Na sequência comentou sobre a feira, que é uma alternativa de aproximação de fornecedores de produtos e serviços às várias cadeias produtivas. A FIPES – Feira Industrial de Produtos e Serviços 2014 é uma iniciativa da APEVI – Associação de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais e tem o patrocínio do Governo de Santa Catarina por meio do Funturismo, Caixa Econômica e Governo Federal, e apoio do Instituto Jourdan, Prefeitura de Jaraguá do Sul, SEBRAE e BRDE. Citou a presença de mais de 40 expositores e explicou que a pretensão da feira é de fato promover o relacionamento entre as empresas que oferecem as soluções e as empresas que buscam esses serviços no mercado.

O coordenador geral Jürgen Joesting, entende que a FIPES deve se firmar a partir desta primeira edição, pois a meta da APEVI é trazer para a região o mesmo ambiente que as empresas encontram em grandes eventos de negócios com enfoque técnico.


AGENDA ÚNICA

Marco Tavares, executivo da IBM do Brasil, falou sobre mercado e as perspectivas do avanço nos negócios para empresas que utilizam plataformas de comunicação. Abordou questões relacionadas à atuação da corporação e a soluções de tecnologia da informação aplicadas a diversos setores que exigem inovação constante. A presença da IBM em Santa Catarina, deve-se aos referenciais do Estado, apontado como o quinto maior mercado de tecnologia do Brasil e um dos que mais cresce. Pesquisa realizada em 2013 indicou que para mais de 1.500 presidentes de empresas consultadas, tecnologia não é somente parte da infraestrutura necessária para executar a estratégia de negócio, mas o que torna possível as novas estratégias.


PALAVRA LIVRE SOBRE O TEMA

Valério Junkes, vice-presidente de Serviços da Acijs, questiona se as empresas podem monitorar o uso das ferramentas de comunicação durante o horário de expediente, em especial os smartphones. Marco resume que a nova geração de empregados utiliza as ferramentas de forma natural e que em vez das empresas gastarem valores exorbitantes em mecanismos de vigilância, deve trabalhar a conscientização para o bom uso das ferramentas por estas pessoas.


PALAVRA LIVRE

A presidente Leonir Zacarias pediu às lideranças do município um esforço concentrado para a aprovação da Lei Municipal da Micro e Pequena Empresa. O diretor de MPEs e EIs da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Cau Harger, também comentou sobre a criação do estatuto e disse que precisa ter o envolvimento do setor produtivo e do poder público. Comentou que a legislação estadual levou 2 anos e meio para ser construída, mas que em Jaraguá deve ser mais rápido porque há mais entendimento entre as associações empresariais e as forças políticas.

O presidente do Instituto Jourdan, Benyamin Parham Fard, e o prefeito Dieter Janssen comentaram que a Prefeitura é favorável ao estatuto. Benyamin disse que a lei municipal é mais do que necessária para fortalecer um segmento que representa 99,2% de todas as atividades empresariais de Santa Catarina.

O prefeito Dieter comentou sobre o prêmio que recebeu em Florianópolis nesta terça-feira, como “Prefeito Empreendedor” e disse que não é um reconhecimento para a Prefeitura, mas para toda a comunidade. A conquista de Jaraguá do Sul foi na categoria “Desburocratização - Melhor Projeto Estadual”, com o projeto de \\\\\\\'desburocratização do processo de abertura de empresas\\\\\\\', implementado no ano de 2013. Os prêmios são entregues em duas etapas, uma estadual e outra nacional, que a prefeitura também pretende concorrer.


PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO PLENÁRIA 19 DE MAIO DE 2014

A pauta da próxima reunião será sobre os cenários da economia, com a palestra “O desafio do aumento da produtividade na indústria”, por Jorge Arbache, economista e professor de Economia da Universidade de Brasília. Evento integrado à programação da Semana da Indústria, iniciativa da FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina.

Jaraguá do Sul, 13 de maio de 2014.

Valério Junkes Leonir Zacarias de Souza
Vice-presidente de Serviços da ACIJS Presidente da APEVI

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Católica de Santa Catarina
    Católica de Santa Catarina

    Rua dos Imigrantes, 500 - Rau Fone: (47) 3275-8200 Desconto de 15% para associados da ACIJS nos cursos da modalidade a distância - EAD.

  • Nova Automação e Energia Solar
    Nova Automação e Energia Solar

    R. Manoel Francisco da Costa, 3131 - João Pessoa, Jaraguá do Sul - SC Fone: (47) 3370-1530 O desconto será no montante de 10% (dez por cento) para kit’s Geradores de Energia Fotovoltaica, aplicados a associados ACIJS.

  • Odonto Jaraguá
    Odonto Jaraguá

    Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 1188 – Sala 301 - Centro Fone: (47) 3276-1664 Desconto de 20% para empresas, a partir de 5 usuários.

  • ABF - Auto Mecanica
    ABF - Auto Mecanica

    Rua Leopoldo Veloso, 43 - Vila Lenzi Fone: (47) 3371-9159 Desconto será no montante de 5% para associados e 7% para nucleados da ACIJS.

  • Sicredi
    Sicredi

    R. Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 129 - Centro, Jaraguá do Sul - SC, 89251-201 Fone: (47) 3055-0089 O desconto vigorará para financiamentos e empréstimos para empresas associadas da ACIJS.

  • Anhanguera
    Anhanguera

    Rua Major Júlio Ferreira, s/n – Vila Lalau Fone: (47) 2107-4700 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.