Arquivos para Imprensa

• ou •
08 de agosto de 2017

Acordo Mercosul-União Europeia abre oportunidades para empresas brasileiras

Países do Mercosul como o Brasil podem ser beneficiados nas relações comerciais com as nações que fazem parte da União Europeia. A análise é da especialista em comércio exterior do Grupo WEG, Ana Paula Torquato, ao abordar o tema na plenária ACIJS-APEVI de segunda-feira, dia 7.

Com formação na área internacional e especialização em gestão estratégica de custos, e responsável pelo setor de relações de comércio da empresa, Ana Paula comentou os efeitos do Acordo Mercosul-União Europeia, em vias de ser acionado pelos países dos dois blocos, na palestra “Desafios e oportunidades neste novo cenário".

Segundo Ana Paula, o ambiente é favorável para as duas partes, mas traz possibilidades promissoras de maneira especial ao Brasil, desde que o país retome o seu crescimento econômico. “Uma economia forte e com abertura para o mercado externo atrai interesses no livre comércio. Empresas com atuação no mercado global podem tirar proveito desta situação, que possibilitará a redução de impostos alfandegários, retiradas de entraves ao comércio de serviços e aprimorando as regras relacionadas a compras governamentais, entre outros aspectos”, assinala.

De acordo com a especialista, as negociações entre Mercosul e União Europeia não são recentes, mas vinham esbarrando em entraves burocráticos. Nos últimos anos, a busca de entendimento ganhou força, e a expectativa é de que um acordo seja formalizado em dezembro. Com a definição, as medidas devem começar a valer a partir de 2019, considerando-se o ambiente político favorável e a abertura de mercado, como forma de enfrentamento à política protecionista do governo dos Estados Unidos.

“Há discussões bem adiantadas relacionadas à propriedade intelectual, nas questões tarifárias, nas regras de origem, ou com as exigências sanitárias e fitossanitárias, que sendo resolvidas abrem caminho para que o processo seja consolidado”, comenta Ana Paula. “O acordo vai possibilitar reduções progressivas de tarifas nas importações e exportações, o que pode dar um ganho de competitividade com a desoneração da cadeia produtiva”.

Entretanto, explica, o Brasil deve se preparar para enfrentar a concorrência qualificada de empresas europeias, assim como precisa reduzir o custo da produção industrial no país. “O acordo de livre comércio deve estabelecer vantagens para os dois lados, mas o Brasil precisa se ajustar aos padrões globais de eficiência em todas as etapas do processo”.

Parceiros importantes

Consulta da Confederação Nacional da Indústria com 37 entidades empresariais mostra que a União Europeia é o segundo parceiro com o qual os setores industriais do Brasil desejam acordos comerciais, atrás apenas dos Estados Unidos. Com a integração do Mercosul à União Europeia, o Brasil passaria a ter acesso a benefícios tarifários e na redução de barreiras não-tarifárias a um quarto dos compradores mundiais (25%).

Atualmente, os países com os quais o Brasil tem acordo representam menos de 8% das importações mundiais. O percentual ainda é baixo se comparado com economias da América Latina. O Chile, por exemplo, tem acordos que cobrem 83% do comércio mundial. Já os acordos do Peru alcançam 74% dos mercados globais e, do México, 57%.

Formado em 1991, o Mercosul reúne 5 países e a União Europeia, oficializada em 1992, conta com 28 países membros. O intercâmbio comercial entre Brasil e a EU mostrou em 2016 um volume de U$ 33 bilhões em exportações, contra US$ 31 bilhões em importações.



ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul
APEVI – Associação de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Vale do Itapocu
(47) 3275-7000 / [email protected] / [email protected]

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Valor & Foco
    Valor & Foco

    SC 401, Km 01, Parqtec Alfa - Florianópolis- SC Fone: (48) 3234-0087 10% de desconto para associados da ACIJS

  • ABF - Auto Mecanica
    ABF - Auto Mecanica

    Rua Leopoldo Veloso, 43 - Vila Lenzi Fone: (47) 3371-9159 Desconto será no montante de 5% para associados e 7% para nucleados da ACIJS.

  • Anhanguera
    Anhanguera

    Rua Major Júlio Ferreira, s/n – Vila Lalau Fone: (47) 2107-4700 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • Quirocorp
    Quirocorp

    R: João Bustchardt, 84 - Centro Guaramirim Fone: (47)3085-8678 Desconto de 20% para Associados da ACIJS.

  • Núcleo Especializado em Serviços de Psicologia
    Núcleo Especializado em Serviços de Psicologia

    Rua Guilherme Weege, 50 - Centro Fone: (47) 3374-2417 Descontos para empresas e colaboradores de empresas Associadas a ACIJS.

  • Sicredi
    Sicredi

    R. Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 129 - Centro, Jaraguá do Sul - SC, 89251-201 Fone: (47) 3055-0089 O desconto vigorará para financiamentos e empréstimos para empresas associadas da ACIJS.