Arquivos para Imprensa

• ou •
30 de novembro de 2016

ACIJS e FIESC firmam parceria para somar esforços na área da Educação

A ACIJS e a FIESC formalizaram nesta quarta-feira (30) Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de compartilhar experiências alinhadas ao Movimento Santa Catarina pela Educação.
Protocolo neste sentido foi assinado durante reunião da Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação, no auditório do SESI, com a participação de professores, gestores de escolas, alunos e lideranças da comunidade.

O encontro marcou o encerramento de atividades da Câmara Regional em 2016 e avaliou resultados alcançados no esforço para a melhoria dos indicadores na educação no estado, Jaraguá do Sul e municípios do Vale do Itapocu.

Antônio José Carradore, diretor executivo do Movimento Santa Catarina pela Educação, lembrou que o desafio é constante no sentido de alcançar as metas traçadas. Segundo ele, desde que o movimento foi implantado em 2012, o estado passou de 48% dos trabalhadores das mais de 2 mil e trezentas empresas do setor industrial engajadas ao projeto, com escolaridade básica completa, para um índice de 56% atualmente e buscando uma meta de chegar a 100% até 2024.

“Este resultado, até aqui, demonstra que o Movimento vem cumprindo a sua parte quanto ao que foi estabelecido como premissa para termos trabalhadores e pessoas melhor preparadas, mas que é preciso também que este envolvimento da sociedade continue avançando cada vez mais”, assinala.

A parceria com a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, explica Carradore, é resultado prático do empenho da FIESC em agregar mais experiências em torno do Movimento SC pela Educação que já envolve as federações do Comércio, da Agricultura e a de Transportes, além do Governo do Estado e Prefeituras por meio das suas secretarias de Educação. A atuação conjunta visa permitir avanços ainda maiores nos processos de ensino e aprendizagem a jovens e adultos, dentro da perspectiva de elevação da escolaridade dos trabalhadores e o incremento da educação profissional compatível com as exigências de mercado em todas as áreas da indústria.

“O movimento é isso, união, articulação e mobilização, trazendo mais atores interessados e que se sintam responsáveis por uma boa educação no estado. Este conjunto de instituições da sociedade dá mais amplitude ao trabalho realizado em todas as regiões de Santa Catarina”, resume Carradore.

A partir do convênio serão discutidas ações do Movimento alinhadas a projetos que a ACIJS já mantém como o mesmo objetivo, assim como estabelecer outras iniciativas, “que possam impactar diretamente quem mais precisa, não só as pessoas que necessitam de uma educação mais elevada para melhorar os índices de competitividade da indústria, mas também crianças e jovens que passam, assim, a terem uma perspectiva de futuro mais positiva”.

O empresário Giuliano Donini também avalia como positivo a presença da ACIJS na Câmara Regional do Movimento, ressaltando que um dos resultados desta ação é a melhoria dos parâmetros do IDEB em Jaraguá do Sul e região. Há dois anos, lembra Donini, a entidade trabalha com o município projeto que envolve ações na área da educação, incluindo premiações a professores da rede pública.

“Estabelecemos um grupo de especialistas que se reúne periodicamente para avaliar o desenvolvimento de medidas para a melhoria do ensino em nossas escolas, inclusive reconhecendo práticas docentes com viagens ao exterior para o aprimoramento e trazendo para a sala de aula estas experiências. Integrado ao movimento liderado pela FIESC certamente estes resultados poderão ser ainda mais efetivos”, afirma. Como passo concreto de motivação, a ACIJS e o grupo de trabalho definiram o prêmio Professor Nota 1000 que, em sua primeira edição no ano passado destacou 3 professores para uma viagem de estudos à Alemanha. Este ano, o prêmio ganha a denominação Educador Nota 1000 e presta novo reconhecimento a profissionais de ensino.

O vice-presidente da FIESC no Vale do Itapocu e coordenador da Câmara Regional, Célio Bayer, os resultados em pouco mais de um ano já visíveis. “O maior ganho é a compreensão de que melhorar a educação é tarefa de toda a sociedade. Graças a esta sensibilização, temos alcançado índices positivos que animam a prosseguir no propósito de assegurar ao trabalhador melhores oportunidades seja na indústria, no comércio ou na área de serviços”, diz.

Ele lembra que a meta do Movimento no Estado, de chegar a 100% de escolaridade básica completa no estado até 2024, já vem registrando resultado na região. “Havíamos estabelecido que em 2018 teríamos em Jaraguá do Sul 63%, mas esta meta já está superada, agora o desafio é chegar a 100% até 2020, o que se torna uma possibilidade real com o envolvimento da Associação Empresarial. Há outros municípios com uma base econômica mais forte na agricultura, que vão exigir um esforço porque apresentam uma escolaridade ainda preocupante, mas com a participação de todos vamos vencer as dificuldades”.

Em 2017, informa Célio Bayer, uma das ações já definidas pela Câmara Regional é a realização de uma pesquisa para medir o grau de motivação de professores. “É muito importante que o gestor escolar tenha a percepção quanto à necessidade de motivação dos professores, a resposta a esta pesquisa certamente indicará caminhos que juntos vamos construir para que este desempenho seja cada vez melhor, alinhado às propostas do Movimento no estado”.

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • Agemed Saúde S.A.
    Agemed Saúde S.A.

    Rua Jorge Czerniewicz, 99 - Czerniewicz Fone: (47) 3374-5953 Desconto de 5% para Associados da ACIJS.

  • Unimed Jaraguá do Sul
    Unimed Jaraguá do Sul

    Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1412 - Centro Fone: (47) 2106-2200 Desconto de 5% nos planos para associados da ACIJS.

  • UNISOCIESC
    UNISOCIESC

    Av. Getúlio Vargas, 268 - Centro, Jaraguá do Sul - SC, 89251-970 Fone: (47) 3307-5013 O desconto será no montante de 10% para cursos de curta duração e pós-graduação lato sensu e 20% para cursos de graduação.

  • Valor & Foco
    Valor & Foco

    SC 401, Km 01, Parqtec Alfa - Florianópolis- SC Fone: (48) 3234-0087 10% de desconto para associados da ACIJS

  • UniCesumar + Skill Idiomas
    UniCesumar + Skill Idiomas

    Rua Marechal Deodoro, 972 - Centro Fone: (47) 3084-0484 Desconto de 20% para empresas associadas da ACIJS.

  • Núcleo Especializado em Serviços de Psicologia
    Núcleo Especializado em Serviços de Psicologia

    Rua Guilherme Weege, 50 - Centro Fone: (47) 3374-2417 Descontos para empresas e colaboradores de empresas Associadas a ACIJS.