Arquivos para Imprensa

• ou •
06 de junho de 2017

ACIJS destaca indicador mas reafirma que segurança é uma pauta permanente

O presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, Giuliano Donini, considerou positivo o fato de o município aparecer com destaque na pesquisa do Ipea - Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada sobre indicadores de violência no Brasil. O assunto foi pauta esta semana na imprensa brasileira, com a divulgação de indicadores que colocam o município como o mais pacífico do País quando levados em conta municípios com mais de 100 mil habitantes.

Os dados apontados na pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) se referem ao ano de 2015, quando Jaraguá possuía 163.735 habitantes e registrou apenas cinco homicídios e uma morte violenta com causa indeterminada. A taxa de homicídios foi de 3,1 para cada 100 mil habitantes.

Em 2016, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, seis homicídios dolosos foram registrados na cidade. Neste ano, os dados atualizados até o mês de março apontam para três homicídios na cidade. Embora o levantamento no Atlas da Violência tenha considerado as taxas de homicídios, não apontando necessariamente um quadro geral de ocorrências, o empresário entende que os indicadores refletem o trabalho de mobilização que toda a comunidade tem feito no sentido de buscar melhorias na segurança pública.

Entretanto, observa que Jaraguá do Sul deve continuar insistindo junto ao Governo do Estado por mais retorno em investimentos, seja em estrutura de inteligência nos órgãos de segurança, como aumento de contingente da Polícia Militar, seja no quadro de delegados e investigadores da Polícia Civil.

“Resultados como este impõe um trabalho ainda maior de mobilização da sociedade, da qual a classe empresarial, por meio da ACIJS, tem envidado esforços e historicamente colocado a segurança pública como pauta permanente”, aponta Donini.

Neste sentido, uma das metas que a entidade vem gestionando junto ao Governo do Estado é o desmembramento da estrutura de comando com a criação de uma nova Região Militar que, abrangendo os municípios do Vale do Itapocu, dará mais autonomia na tomada de decisões e na definição de investimentos em segurança pública. Hoje a PM de Jaraguá do Sul e de outros municípios da região se subordinam à Região Militar de Joinville.

Fazer download da galeria

Empresas Conveniadas

  • O Correio do Povo - Jornal
    O Correio do Povo - Jornal

    Rua Avenida Prefeito Waldemar Grubba, 1400 - Vila Baependi Fone: Fone: (47) 2106-1919 Associados da ACIJS ganham 70% de desconto (válido para novos clientes e/ou inativos há mais de doze meses)

  • General Motors - UVEL
    General Motors - UVEL

    Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 557 - Centro Fone: (47) 3274-4444 - Descontos especiais para Vendas Diretas Fábrica-Empresa de até 26% para Associados da ACIJS.

  • Nova Automação e Energia Solar
    Nova Automação e Energia Solar

    R. Manoel Francisco da Costa, 3131 - João Pessoa, Jaraguá do Sul - SC Fone: (47) 3370-1530 O desconto será no montante de 10% (dez por cento) para kit’s Geradores de Energia Fotovoltaica, aplicados a associados ACIJS.

  • Odonto Jaraguá
    Odonto Jaraguá

    Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 1188 – Sala 301 - Centro Fone: (47) 3276-1664 Desconto de 20% para empresas, a partir de 5 usuários.

  • Consultório Odontológico Dr. Nilson Soares
    Consultório Odontológico Dr. Nilson Soares

    R: Reinoldo Rau, 238 - Centro Fone: (47) 3275-3031 Desconto a partir de 5% para Associados da ACIJS.

  • Católica de Santa Catarina
    Católica de Santa Catarina

    Rua dos Imigrantes, 500 - Rau Fone: (47) 3275-8200 Desconto de 15% para associados da ACIJS nos cursos da modalidade a distância - EAD.